Empate adia todas as decisões para a última ronda

Futsal - Seleção A

A Equipa das Quinas empatou a duas bolas diante da Finlândia, na Póvoa de Varzim, no seu segundo jogo na Ronda de Elite de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020.

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional de futsal A jogou, esta sexta-feira, diante da Finlândia, a segunda jornada da derradeira etapa de qualificação para o Mundial – a Ronda de Elite.

Portugal esteve a perder por duas bolas de dfiferença, mas com muita garra chegou a um empate que o faz depender apenas de si próprio no derradeiro encontro desta etapa de apuramento.

Portugal entrou a mostrar intenções de de resolver a partida cedo e as oportunidades foram-se sucedendo. Aos 13 minutos Cardinal viu mesmo o guardião evitar-lhe o golo em cima da linha. Contra a tendência de jogo, acabou por ser a formação nórdica a marcar primeiro por Jarmo Junno, aos 16 minutos. A 40 segundos do final o guarda-redes finlandês evitou o golo de Cardinal da marca de 10 metros. O conjunto luso tentava de todas as maneiras chegar ao golo, mas sem sucesso.

Aos 22 minutos, Ricardinho acertou na barra e aos 24' foi a vez de Cardinal acertar no poste. Aos 28 minutos, Ricardinho viu a sua tentativa de assistir André Coelho quase dar em golo, mas a bola passou ao lado. A Finlândia, na sua primeira iniciativa de perigo no segundo tempo voltou a marcar por Lassi Lintula, aos 29’. Aos 35 minutos foi a vez de Fábio Cecílio ver o ferro da baliza nórdica a negar-lhe o golo.

Jorge Braz arriscou com guarda-redes avançado, mas apesar de o perigo estar sempre muito perto da baliza adversária a bola teimava em não entrar, até que aos 39 minutos, na marcação de um livre de 10 metros, Bruno Coelho reduziu. e Cardinal, aos 40', empatou.

O conjunto luso depende apenas de si próprio para seguir em frente. Em caso de vitória Portugal, diante de Itália, garante a primeira posição e a o apuramento direto. Lusos e transalpinos partem para a última ronda com quatro pontos, mas a formação transalpina tem mais um golo marcado e ocupa a primeira posição. A Finlândia, com dois pontos, também tem hipóteses de se apurar,

Recorda-se que a Equipa das Quinas venceu na quinta-feira a Bielorrússia, por 2-1, enquanto que Itália e Finlândia empataram (2-2). A segunda ronda arrancou às 17h30 com o triunfo de Itália, por 5-3, diante dos bielorrussos que estão afastados do Mundial (saiba mais aqui). 

O Pavilhão dos Desportos Municipal da Póvoa de Varzim acolhe as seis partidas do Grupo A da Ronda de Elite.

O conjunto luso volta a jogar no domingo, pelas 17h00, diante de Itália. 

Jorge Braz em discurso direto
"Na primeira parte, estivemos por cima e procurámos diferenciar as formas de chegar à baliza - passaram várias bolas ao segundo poste, tivemos imensas finalizações dentro da área e uns quantos lances ao poste.

Nunca pensei que hoje ficasse já impossibilitada [a qualificação para o Mundial]. Estávamos todos convictos de que íamos fazer os golos com muita serenidade e a emoção natural desta modalidade, mas também com muita maturidade.

Chegámos ao empate e podíamos perfeitamente ter chegado à vitória, mas colocámo-nos de novo na qualificação. Não chegaremos aos nove pontos no final deste mini-torneio, mas estamos plenamente confiantes com a nossa resposta nestes dois dias. No domingo, estamos cá [frente à Itália] para garantir esse apuramento já.

Sabíamos muito bem quem eram a Finlândia e a Bielorrússia. Ontem foi um jogo mais complicado por ser o primeiro, mas hoje estivemos por cima. A Finlândia luta com as armas que tem de uma forma estratégica e inteligente ou não estivesse a complicar as contas na Ronda de Elite. Apesar de tudo, demonstrámos que somos superiores e faltou sermos mais assertivos nas coisas simples".

André Coelho em discurso direto
"Foi acreditar até ao fim. Temos uma grande alma, confiamos muito no trabalho diário e mantivemos o foco até ao fim. Sabíamos o que tínhamos de fazer para contrariar a situação e o empate acaba por ser um resultado injusto, apesar de ter sido justa a forma como conseguimos anular a desvantagem.

Acreditámos até ao fim e provámos que somos uma grande família. É dessa forma que vamos encarar o jogo de domingo, acreditando que podemos sair vitoriosos.

O nosso objetivo era vencer os três jogos. Conseguimos alcançar o objetivo no primeiro duelo, mas hoje não. Só dependemos de nós para passar em primeiro lugar. O jogo com a Itália é uma final e só os três pontos nos garantem a presença no Mundial. Estando todos juntos, com certeza iremos obter um grande resultado".

Fernando Gomes assistiu ao encontro
A Federação Portuguesa de Futebol esteve representada oa mais alto nível no Pavilhão Municipal Deportivo Municipal da Póvoa de Varzim. O Presidente da FPF, Fernando Gomes, assistiu à partida junto do vice-presidente, Humberto Coelho, e do diretor Pedro Dias.



Fábio Cecílio e Tiago Brito distinguidos
Os dois jogadores da Equipa das Quinas receberam esta sexta-feira, das mãos do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho, os troféus de 75 internacionalizações, antes do arranque do jogo da 2.ª jornada da Ronda de Elite. Ambos assinalaram a estreia ao serviço da Seleção principal a 16 de setembro de 2014, diante da Croácia, em São João da Madeira e cumpriram a 75.ª internacionalização na partida de preparação diante da França, em Chambéry, a 3 de dezembro de 2019. Os dois campeões da Europa na Eslovénia em 2018, marcaram presença no Campeonato do Mundo Colômbia 2016 e no Campeonato da Europa Sérvia 2016.

Casa Gaiato com a Seleção
A Casa do Gaiato de Paço de Sousa fez questão de demonstrar o seu apoio nas bancadas, depois de há algum tempo esta Instituição Particular de Solidariedade Social ter demonstrado a sua vontade de estar junto da Seleção Nacional de futsal e em especial do melhor jogador do Mundo e capitão da formação portuguesa, Ricardinho.

Antevisão do jogo com transalpinos no sábado
A Equipa das Quinas cumpre o derradeiro treino no sábado, pelas 17h00. Antes, um jogador marcará presença na Conferência de Imprensa de antevisão da derradeira partida do apuramento.

Ficha de jogo
Ronda de Elite – Campeonato do Mundo Lituânia 2020
2.ª Jornada do Grupo A
Pavilhão dos Desportos Municipal da Póvoa de Varzim

Árbitros: Javier Moreno Reina e Juan Cordero Gallardo (Espanha).
Terceiro árbitro: Alejandro Martinez Flores (Espanha).
Cronometrista: Rúben Santos (Portugal).

PORTUGAL 2-2 FINLÂNDIA (0-1 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): André Sousa, André Coelho, Bruno Coelho, Ricardinho - Cap. e Cardinal.
Jogaram ainda: Erick, Nilson, João Matos, Tiago Brito, Fábio Cecílio, Miguel Ângelo, Pany e Pedro Cary.
Suplente não utilizado: Edu.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Bruno Coelho (39') e Cardinal (40').
Disciplina:  cartão amarelo para Fábio Cecílio (9'), Bruno Coelho (36') e Cardinal (39').

Finlândia (cinco inicial): Juha-Matti Savolainen, Panu Matias Autio - Cap., Miikka Hurme, Miika Hosio e Jani Korpela.
Suplentes: Antti Koivumaki, Iiro Vanha, Juhana Jyrkiainen, Jarmo Junno, Sergei Korsunov, Lassi Lintula, Antti Teittinen e Teemu Lukkari.
Treinador: Mico Martic.
Golos: Jarmo Junno (16’) e Miika Hosio (29').
Disciplina: cartão amarelo para Jani Korpela (31') ,Juhana Jyrkiainen (33'), Miika Hosio (39') e Panu Matias Autio (39').

CALENDÁRIO DE JOGOS DO GRUPO A DA RONDA DE ELITE
30 de janeiro de 2020 | quinta-feira

1.ª Jornada do Grupo A
Itália 2-2 Finlândia
Portugal 2-1 Bielorrússia

31 de janeiro de 2020 | sexta-feira
2.ª Jornada do Grupo A
Bielorrússia 3-5 Itália
Portugal 2- Finlândia

02 de fevereiro de 2020 | domingo
3.ª Jornada do Grupo A
14h00: Finlândia - Bielorrússia
17h00: Itália - Portugal

FOTOGALERIA DA RONDA DE ELITE

Nesta competição, os atletas daSeleção Nacional de futsal vestem uma vez mais o equipamento oficial, disponível na Loja Oficial da Seleção

Seis vagas europeias para o MundIal
O acesso ao Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será garantido apenas pelo primeiro classificado e pelos vencedores do play-off entre os quatro segundos classificados dos quatro grupos da Ronda de Elite (jogos a 9 e a 12 de abril).  

Portugal garantiu a presença na Ronda de Elite como primeiro classificado do Grupo 6 da Ronda Principal, com vitórias diante Letónia (4-0), Alemanha (5-0) e República Checa (4-1). Saiba mais aqui.

Após o triunfo na Ronda Principal, a armada lusa venceu, em território gaulês, dois jogos de preparação em França.

A Equipa das Quinas procura a sua sexta presença consecutiva no Campeonato do Mundo de futsal, depois das presenças em 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016).

O Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será disputada por 24 seleções (sete da UEFA) entre 12 de setembro e 4 de outubro de 2020, nas arenas de Kaunas, Vilnius e Klàipeda. Saiba mais aqui.


;
;
31 de Janeiro 2020
Foto

André Sanano/FPF

Notícias