Itália, Bielorrúsia e Finlândia no caminho

Futsal - Seleção A

A Equipa das Quinas irá disputar a qualificação no Campeonato do Mundo Lituânia 2020, entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro, na Póvoa de Varzim. Consulte reação de Jorge Braz (áudio)

A Seleção Nacional de futsal conheceu esta quinta-feira, no sorteio realizado na Sede da UEFA, em Nyon (Suíça), o seus adversários na Ronda de Elite – a derradeira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020.

A Equipa das Quinas ficou integrada no Grupo A, juntamente com as seleções de Itália, Finlândia e Bielorrússia. As partidas serão disputadas entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro, na Póvoa de Varzim.

Jorge Braz alerta que dificuldades não virão apenas da seleção italiana
Em declarações ao fpf.pt, o Selecionador Nacional de futsal, Jorge Braz, explicou que para uma fase de Elite não havia muito por onde escolher.  O técnico diz que conhece bem os três adversários e lembra que as duas surpresas da Ronda Principal - Finlândia e Bielorrússia - estão no grupo de Portugal. Jorge Braz mostrou-se satisfeito com o facto de Portugal acolher esta fase decisiva. Defende que a Itália não será o único opositor e garante que Portugal quer estar no Mundial.

Para além de Jorge Braz, estiveram no sorteio em representação da Federação Portuguesa de Futebol o diretor Pedro Dias e o team manager Mário Pereira.


Eis o resultado completo do sorteio:
Grupo A (Jogos em Portugal, Póvoa de Varzim)
Portugal [3.º]*
Itália [7.º]
Bielorrússia [17.º]
Finlândia [23º]

Grupo B  (Jogos na Sérvia, Nis)
Espanha [2.º]
Sérvia [8.º]*
Ucrânia [5.º]
França [15.º]

Grupo C  (Jogos na Croácia, Zagreb)
Rússia [1.º]
Azerbaijão [6.º]
Eslováquia [16.º]
Croácia [10.º]*

Grupo D  (Jogos na República Checa, Brno)
Cazaquistão [4.º]
Eslovénia [9.º]
Roménia [13.º]
República Checa [12.º]*

[ ] - qualificação no ranking

Qualificação para a Ronda de Elite garantida no mês de outubro
Recorda-se que Portugal atingiu a Ronda de Elite como primeiro classificado do Grupo 8 da Ronda Principal, ao vencer no passado mês de outubro, em Viseu, diante de Letónia (3-0), Alemanha (4-0) e República Checa (4-1). Clique aqui para saber mais.

24 seleções disputarão Mundial a partir de setembro de 2020
Os quatro vencedores dos grupos qualificam-se para a fase final que será disputada na Lituânia, entre 12 de setembro a 4 de outubro. Os quatro segundos classificados vão disputar o ‘play-off’ nos dias 9 e 12 de abril para preencher as restantes duas vagas da UEFA. O segundo classificado do Grupo C joga a primeira mão em casa diante do segundo classificado do Grupo D. O segundo classificado do Grupo B acolhe o primeiro jogo do play-off diante do segundo classificado do Grupo A.

A fase final será disputada por 24 seleções – a Lituânia (país anfitrião) e os 23 apurados das seis confederações (seis da UEFA [Europa], cinco da AFC [Ásia], quatro da CONCACAF [América do Norte e Central], quatro da CONMEBOL [América do Sul], três da CAF [África] e uma da OFC [Oceânia].


;
;
7 de Novembro 2019
Foto

André Sanano/FPF

Notícias