-
Álvaro Miguel Pinto de Bastos, que nasceu no Porto a 16 de dezembro de 1976, chegou à Federação Portuguesa de Futebol no verão de 2017, para treinar guarda-redes nas seleções femininas sub-19, sub-16 e sub-15.
Licenciado em Educação Física pelo Instituto Piaget, e com dois Mestrados – um em Gestão do Desporto, atribuído pela Universidade da Estremadura, e outro em Treino de Alto Rendimento Desportivo, obtido na Universidade do Porto, Miguel Bastos foi guarda-redes durante 11 anos, antes de abraçar a carreira de treinador, em 2005, no Padroense Futebol Clube.
Enquanto futebolista, representou clubes como a União de Coimbra, os Dragões Sandinenses, o FC Maia, o Padroense Futebol Clube, o Clube recreativo Ataense, o Castêlo da Maia e o Sport Clube Praiense.
Como treinador, após a estreia no Padroense FC, acumulou experiência nos emblemas açorianos SC Praiense, Grupo Desportivo Velense e Grupo Desportivo São Roque, antes de rumar à China, para treinar na Academia de Futebol Figo, e aos Estados Unidos da América, onde esteve ao serviço da conhecida Academia TetraBrazil.