Seleção A Futsal

Equipa Técnica

  • Jorge Braz
    Função: Selecionador Nacional
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nasceu a 25 de agosto de 1972 em Edmonton (Canadá). Fez a estreia como treinador nacional de futsal a 23 de setembro de 2003, frente ao Azerbaijão, mas só a partir de julho de 2006 se fixou na equipa técnica nacional, coadjuvando Orlando Duarte. Em julho de 2010 assumiu o cargo de Selecionador Nacional.

      Tendo contactado com o futsal no início dos anos 90 – depois de cumprido um percurso como guarda-redes de futebol –, Jorge Braz cedo se rendeu à modalidade e, em especial, à vertente técnica. O percurso como treinador começou em 1997, na Universidade do Minho, onde se manteve até 2001. Seguiu-se uma experiência na UTAD (2001 a 2003), antes de regressar à Universidade do Minho, onde permaneceu até 2004. Esteve na Fundação Jorge Antunes, entre 2004 e 2007.

      É licenciado em Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto, tendo um mestrado em Ciências do Desporto, especialização de Treino em Alto Rendimento Desportivo.

  • PEDRO PALAS
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nasceu a 4 de novembro de 1974 em Chaves. A época 2012/2013 marcou o início da sua relação com a Federação Portuguesa de Futebol como treinador nacional.

      A carreira como técnico de futsal ficou marcada pelas cinco épocas em que liderou a equipa sénior do SC Braga/AAUM, conduzindo os arsenalistas desde a 2.ª divisão nacional até ao principal escalão.

      Licenciado em Educação Física e Desporto, com opção complementar de futebol, pela UTAD, Pedro Palas estreou-se como técnico de futsal na época 2001/2002, na qualidade de treinador adjunto da AAUTAD, cujo comando assumiu duas temporadas depois, culminando com a subida à 1ª divisão nacional. Seguiram-se três anos como selecionador distrital da AF Vila Real.

      Do currículo de treinador contam-se, ainda, cinco títulos nacionais de futsal universitário, três vice-campeonatos nacionais universitários, uma medalha de bronze no Campeonato do Mundo Universitário (2016) e dois vice títulos europeus universitários.

  • José Mendes
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      José Luís Cristóvão da Costa Mendes nasceu a 19 de setembro de 1966, na Covilhã.

      A sua ligação à Federação Portuguesa de Futebol iniciou-se em outubro de 2010, como treinador nacional, coadjuvando Jorge Braz no comando da Seleção Nacional de futsal. Além de fazer parte da equipa técnica da equipa principal, José Luís Mendes é, igualmente, responsável pelas Seleções Nacionais sub-21 e sub-15.

      Mas o trabalho conjunto com Jorge Braz começou anos antes, desde 1996, altura em que assumiu o cargo de treinador adjunto das seleções nacionais universitárias, que eram então comandadas por Orlando Duarte, conquistando um título universitário masculino.

      Antes da chegada à FPF, a sua carreira ficou marcada pelas oito épocas consecutivas em que esteve na Associação Desportiva do Fundão, como técnico da equipa de seniores e coordenador da formação. Durante este período (2002 a 2010) conduziu os fundanenses desde a 3.ª divisão nacional até ao principal escalão do futsal português.

      Merecem ainda destaque, no treino do futsal, as passagens pela Associação de Futebol de Castelo Branco, onde foi selecionador distrital, pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior, pelo Estrela do Zêzere (Boidobra) e pelo Unidos do Tortosendo, estes últimos no feminino. No futebol, foi durante cinco anos técnico dos escalões de formação da Associação Desportiva da Estação.

      José Luís Mendes é licenciado em Educação Física, tendo um mestrado na área para os Ensinos Básico e Secundário.