Seleção Sub-15 Feminina

Equipa Técnica

  • José Paisana
    Função: Treinador Nacional
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Natural de Abrantes, onde nasceu a 15 de janeiro de 1961, ingressou na FPF no início de 2012 para orientar a Seleção Nacional feminina sub-19, a qual comandou na fase final do Campeonato da Europa da categoria nesse mesmo ano, na Turquia.

      Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, José Paisana iniciou a sua carreira de treinador nos escalões de formação do SL Benfica, onde permaneceu durante 13 anos, conquistando vários títulos e somando uma incursão pelo futebol profissional, quando fez parte do corpo técnico da equipa B do clube.

      Seguiram-se passagens pela formação do CF Estrela da Amadora e do CAC Pontinha, antes de rumar ao Sporting CP para assumir a coordenação técnica das Escolas Academia Sporting. Colaborou ainda, durante vários anos, com o Gabinete Técnico da Associação de Futebol de Lisboa na liderança de várias seleções distritais.

      Jogou futebol durante doze anos, fazendo a sua formação em clubes como o Sporting de Abrantes e o Alferrarede. Neste último jogou também alguns anos no escalão sénior.

  • José Tavares
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Natural do Porto, nasceu a 3 de julho de 1978.

      Fez a sua estreia como Treinador Nacional em 2015, assumindo a função de treinador adjunto nas seleções nacionais femininas de sub-16, sub-17 e sub-19.

      Com bacharelato em Desporto de Alto Rendimento, na variante de futebol, pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Ricardo Tavares iniciou a carreira de treinador em 2001 no histórico SC Salgueiros, tendo treinado vários escalões de formação no clube, como técnico principal e assistente, e também a equipa sénior.

      Em 2004/05, destacou-se como treinador da equipa sénior do SC Salgueiros que disputou a II Divisão B, zona Norte, com um plantel constituído por apenas 15 jogadores sub-19. Nessa temporada, tornou-se no treinador mais jovem a passar uma eliminatória da Taça de Portugal.

      Antes de rumar à FPF foi ainda coordenador técnico da escola de futebol Geração Benfica na cidade do Porto e treinador principal da equipa sénior do Clube Desportivo Candal, da Associação de Futebol do Porto.

  • Álvaro Bastos
    Função: Treinador Nacional de Guarda-Redes
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Álvaro Miguel Pinto de Bastos, que nasceu no Porto a 16 de dezembro de 1976, chegou à Federação Portuguesa de Futebol no verão de 2017, para treinar guarda-redes nas seleções femininas sub-19, sub-16 e sub-15.

      Licenciado em Educação Física pelo Instituto Piaget, e com dois Mestrados – um em Gestão do Desporto, atribuído pela Universidade da Estremadura, e outro em Treino de Alto Rendimento Desportivo, obtido na Universidade do Porto, Miguel Bastos foi guarda-redes durante 11 anos, antes de abraçar a carreira de treinador, em 2005, no Padroense Futebol Clube.

      Enquanto futebolista, representou clubes como a União de Coimbra, os Dragões Sandinenses, o FC Maia, o Padroense Futebol Clube, o Clube recreativo Ataense, o Castêlo da Maia e o Sport Clube Praiense.

      Como treinador, após a estreia no Padroense FC, acumulou experiência nos emblemas açorianos SC Praiense, Grupo Desportivo Velense e Grupo Desportivo São Roque, antes de rumar à China, para treinar na Academia de Futebol Figo, e aos Estados Unidos da América, onde esteve ao serviço da conhecida Academia TetraBrazil.