Portugal bate a Bielorrússia

Futsal - Seleção A

A Equipa das Quinas iniciou, na Póvoa de Varzim, a sua participação na Ronda de Elite de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020, com um triunfo, por 2-1.

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional de futsal A venceu, esta quinta-feira, diante da sua congénere da Bielorrússia, por 2-1, na primeira jornada da derradeira etapa de qualificação para o Mundial.

Reviravolta lusa no segundo tempo
A Equipa das Quinas entrou em campo querer mandar e aos oito minutos Fábio Cecílio esteve perto de marcar, mas a bola embateu no ferro da baliza bielorussa. A 49 segundos do final do primeiro tempo, numa jogada de contra-ataque puro, a Bielorrússia marcou, mesmo depois de André Sousa ter tocado na bola.



A Equipa das Quinas voltou do intervalo mais pressionante e aos 28 minutos Cardinal atirou a contar. Três minutos depois Ricardinho esteve perto de marcar, mas foi Tiago Brito a operar a reviravolta no marcador aos 32 minutos.

A formação comandada por Jorge Braz lidera de forma isolada o Grupo A com três pontos, mais dois que Itália e Finlândia.



A competição arrancou com um empate  (2-2) entre a Itália-e a Finlândia. As entradas para todas as partidas são gratuitas. O Pavilhão dos Desportos Municipal da Póvoa de Varzim acolhe as seis partidas do Grupo A da Ronda de Elite.

O conjunto luso volta a jogar na quinta-feira, pelas 20h30, diante da Finlândia e encerra a qualificação diante de Itália, no domingo, pelas 17h00. Todos os jogos da formação lusa serão transmitidos em direto no Canal 11.

 


No final da partida, Jorge Braz destacou justiça da vitória e lembrou que há mais dois jogos difíceis pela frente.

"Entrámos muito bem e podíamos ter criado uma margem de conforto, mas não aconteceu. Numa fase destas as equipas vão-se mantendo no jogo e a Bielorrússia marcou em transição. Depois daquela primeira parte, ir para o intervalo a perder por 1-0 não pode de alguma forma preocupar-nos exageradamente.

Corrigimos detalhes, mas as coisas mudariam se continuássemos a construir de forma organizada, clara e objetiva. A vitória é inteiramente justa e superámos o primeiro teste de forma muito positiva. Os primeiros três pontos já cá estão e amanhã [sexta-feira] há mais.

A Bielorrússia já é uma seleção da parte de cima da Europa e estas dificuldades eram totalmente esperadas para o primeiro jogo de uma fase derradeira de qualificação. Podíamos ter diminuído isso na parte inicial, mas mantivemo-nos serenos.

Empate entre Itália e Finlândia surpreende? Não, também seria muito equilibrado. A Itália teoricamente mais forte e toda a gente a colocar esse rótulo, mas a Finlândia conseguiu passar num grupo com Espanha, Polónia e Geórgia.

Tirando pequenos detalhes, o jogo com a Finlândia vai ser igual ao de hoje, do ponto de vista competitivo e da exigência. Ainda bem para o futsal. É bom que estas equipas criem cada vez mais dificuldades. E numa fase destas, em que só seis países vão ao Mundial, é normal que as dificuldades sejam deste género. Estamos cá para superá-las".

Tiago Brito falou de um jogo de emoções fortes

O autor do golo que selou o triunfo português diz que a exibição do adversário não surpreendeu.

"Foi um jogo à imagem daquilo que tínhamos programado: difícil, de emoções fortes e contra uma excelente seleção. Estivemos atrás do resultado na maior parte do tempo, mas conseguimos o objetivo com espírito de união.

O apoio do público foi uma ajuda muito grande para conseguirmos a reviravolta. É apanágio dos portugueses estarem com a seleção nacional e espero que assim seja amanhã [sexta-feira] e no domingo. São o nosso sexto elemento no campo e contamos com eles.

A Finlândia já demonstrou ser uma excelente seleção e é mais um jogo difícil. Não nos compete avaliar os resultados das outras equipas, mas estar preparados para cumprir a nossa tarefa. O nosso foco e concentração têm de estar em níveis extremamente elevados, porque qualquer erro poderá ser fatal".



André Coelho distinguido
O jogador da Equipa das Quinas recebeu esta quinta-feira, antes do pontapé de saída do jogo que marcou o arranque de Portugal na Ronda de Elite, o troféu alusivo às 50 internacionalizações, cumpridas no último jogo da Seleção disputado em Chambéry (França) a 4 de dezembro de 2019. André Coelho estreou-se na Seleção A a 19 de agosto de 2016 numa partida de preparação disputada em Santarém, diante de Moçambique. O fixo/ala conquistou o título de campeão da Europa em 2018, na Eslovénia, e assinalou a sua primeira presença em fases finais no Campeonato do Mundo disputado na Colômbia em 2016.

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho, entregou o troféu.

Ficha de jogo
Ronda de Elite – Campeonato do Mundo Lituânia 2020
1.ª Jornada do Grupo A
Pavilhão dos Desportos Municipal da Póvoa de Varzim

Árbitros: Juan Cordero Gallardo e Javier Moreno Reina (Espanha).
Terceiro árbitro: David Urdanoz Apezteguia (Espanha).
Cronometrista: Rúben Santos (Portugal).

PORTUGAL 2-1 BIELORRÚSSIA (0-1 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): André Sousa, João Matos, Bruno Coelho, Ricardinho - Cap. e Cardinal.
Jogaram ainda: Erick, Nilson, André Coelho, Tiago Brito, Fábio Cecílio, Miguel Ângelo, Pany e Pedro Cary.
Suplente não utilizado: Edu.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Cardinal (28') e Tiago Brito (32').
Disciplina: cartão amarelo para Pany (20') e Miguel Ângelo (34').

Bielorrússia (cinco inicial): Vladimir Stremilov, Anton Gusakov, Denis Kolb e Yuri Rabiko.
Suplentes: Oleg Gorbenko, Anton Matveenko, Vladislav Sleyuk, Artem Kozel, Pavel Rogovic, Aleksandr Chibisov, Vladimir Zhigalko, e Igor Scherbich.
Treinador: Aliaksandr Savintsev.
Golos: Pavel Rogovik (20’).
Disciplina: cartão amarelo para Oleg Gorbenko (24’) e  Vladislav Sleyuk (40').

CALENDÁRIO DE JOGOS DO GRUPO A DA RONDA DE ELITE
30 de janeiro de 2020 | quinta-feira

1.ª Jornada do Grupo A
Itália 2-2 Finlândia
Portugal 2-1 Bielorrússia

31 de janeiro de 2020 | sexta-feira
2.ª Jornada do Grupo A
17h30: Bielorrússia - Itália
20h30: Portugal - Finlândia

02 de fevereiro de 2020 | domingo
3.ª Jornada do Grupo A
14h00: Finlândia - Bielorrússia
17h00: Itália - Portugal

Seis vagas europeias para o MundIal
O acesso ao Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será garantido apenas pelo primeiro classificado e pelos vencedores do play-off entre os quatro segundos classificados dos quatro grupos da Ronda de Elite (jogos a 9 e a 12 de abril).  

Portugal garantiu a presença na Ronda de Elite como primeiro classificado do Grupo 6 da Ronda Principal, com vitórias diante Letónia (4-0), Alemanha (5-0) e República Checa (4-1). Saiba mais aqui.

Após o triunfo na Ronda Principal, a armada lusa venceu, em território gaulês, dois jogos de preparação em França.

A Equipa das Quinas procura a sua sexta presença consecutiva no Campeonato do Mundo de futsal, depois das presenças em 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016).

O Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será disputada por 24 seleções (sete da UEFA) entre 12 de setembro e 4 de outubro de 2020, nas arenas de Kaunas, Vilnius e Klàipeda. Saiba mais aqui.


;
;
30 de Janeiro 2020
Foto

André Sanano/FPF

Notícias