FPF participa no projeto GOALS

Responsabilidade Social

Iniciativa financiada pela União Europeia, através do programa ERASMUS + Sport. O objetivo é promover práticas mais sustentáveis no futebol.

GOALS é um projeto financiado pela União Europeia através do programa ERASMUS + Sport, que visa melhorar a governação ambiental nas organizações de futebol. Com a duração de 30 meses, este projeto é dirigido a clubes com futebol de formação e futebol feminino, contando com a participação de várias entidades do futebol europeu.

Além da Federação Portuguesa de Futebol, são parceiras da iniciativa as federações de Roménia e Kosovo, a ESSMA (Associação Europeia de Segurança e Gestão de Estádios), a Fundação do Real Bétis Balompie (Espanha) e a Escola de Estudos Avançados Sant'Anna, sendo esta instituição italiana a coordenadora e dinamizadora principal do projeto, que teve esta quinta-feira a sua primeira reunião formal.

O projeto ajudará as três federações nacionais de futebol participantes a melhorarem a sua gestão ambiental. Para tal, será realizado um estudo em nove clubes de futebol amador, indicados pelas federações. Além do cálculo da pegada ecológica desses clubes, o GOALS prevê a criação de uma ferramenta online que permita às organizações desportivas fazerem elas próprias o cálculo, com base na metodologia europeia comum (Recomendação 2013/179  da UE).

Responsabilidade social

A participação da FPF no projeto europeu GOALS insere-se na política de atuação da Federação Portuguesa de Futebol, que promove sempre a obediência aos mais elevados padrões éticos, sociais e de responsabilidade ambiental, procurando diminuir o impacto do futebol e de toda a atividade da FPF no meio ambiente, sempre na defesa de um planeta melhor.

Nesse sentido, a Federação tem dado passos importantes e inovadores, nos quais se destaca a utilização de painéis solares na Cidade do Futebol, para produção de águas quentes sanitárias e de água filtrada, através de um complexo sistema de equipamentos de purificação. Estas são algumas das ações realizadas para tornar a Cidade do Futebol sustentável e amiga do ambiente.

A FPF também conseguiu organizar um evento Carbono Zero®, num jogo de preparação entre Portugal e os EUA. Foi a primeira vez que se associaram as alterações climáticas e a floresta a um jogo de futebol, certificando-o como um evento ambiental e socialmente responsável.


;

Notícias