Cinco clubes sensibilizados para o combate ao match fixing

Futsal - Taça da Liga

As sessões de esclarecimento sobre a luta contra a viciação de resultados chegaram ao futsal. Rute Soares, Integrity Officer UEFA/FPF, sublinhou a importância deste tipo de ações.

As ações de formação de combate ao match fixing, no âmbito do plano de formação “Integridade no Futebol”, promovido pela FPF e Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, chegaram ao futsal.

Depois do anúncio da monitorização da Sportradar nos jogos da Liga Sport Zone, cinco dos oito emblemas participantes na Taça da Liga de Futsal (Benfica, Pinheirense, Sporting, Futsal Azeméis e AD Fundão) receberam, esta quarta-feira, uma sessão de esclarecimento sobre a luta contra a viciação de resultados desportivos. Rute Soares, Integrity Officer UEFA/FPF, e João Oliveira, responsável pelo gabinete jurídico do SJPF e especialista na matéria do combate à viciação de resultados, assumiram o ato formativo nas várias sessões.

O objetivo é claro: alertar e dotar os jogadores de conhecimentos e ferramentas de segurança, como é exemplo a plataforma “Deixa-te de Joguinhos”, disponibilizada online e onde os atletas podem denunciar quaisquer tentativas ou abordagens suspeita. Rute Soares, em declarações a FPF360, destaca a importância desta intervenção também no futsal: "A razão pela qual decidimos alargar este programa a todos os clubes de futsal é que o match fixing não tem um destinatário específico. Torna-se muito importante passar a mensagem a todos os agentes desportivos envolvidos para que todos estejam alertados dos perigo e das consequências subjacentes a estas práticas", sublinhou.

A Integrity Officer UEFA/FPF também salientou que "o objetivo é passar a mensagem a todos os clubes da Liga Sport Zone": "Ainda vejo alguma surpresa e desconhecimento nos jogadores e creio que é com estas ações de sensibilização que os conseguimos ajudar", disse.

João Oliveira, responsável pelo Gabinete Jurídico do SJPF, também destacou o papel de sensibilização da ação: "É um projeto estrutural de apoio e sensibilização ao jogador perante esta realidade que está a afetar o futebol. Faz todo o sentido que o projeto "Deixa-te de joguinhos" chegue aqui também. Sentimos que fazemos realmente a diferença nesta matéria, pois trazemos uma mensagem importante para os jogadores e para a sua atividade", assinalou.

Esta quinta-feira mais três equipas participantes na Taça da Liga de Futsal (Braga/AAUM, Modicus Glassdrive e Belenenses) receberão a ação de formação.

Confira as imagens das sessões de esclarecimento aos clubes da Taça da Liga de Futsal.

 


;
;
11 de Janeiro 2018
Foto

André Sanano/FPF

Notícias