Sportradar monitoriza jogos da Liga Sport Zone

Futsal - Liga Sport Zone

FPF contratou empresa especializada em serviços de integridade para salvaguardar a verdade desportiva do futsal português.

A Federação Portuguesa de Futebol e a Sportradar alargaram a parceria exclusiva que celebraram em dezembro de 2016 aos jogos da Liga Sport Zone. A empresa líder mundial em serviços de integridade no desporto já monitorizava o Campeonato de Portugal e começou a utilizar o seu sistema de deteção de fraudes na maior prova de clubes do futsal português com o objetivo de a defender do fenómeno do "match fixing". Seis dos encontros da 17.ª jornada - os primeiros de 2018 - já foram monitorizados no âmbito deste acordo.

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, vincou a importância desta parceria: "O combate à viciação de resultados continua a ser uma prioridade da FPF. Sabemos que este fenómeno constitui uma ameaça a todos os desportos cujos jogos são sujeitos a aposta e o nosso dever é evitar a fraude por todos os meios que temos ao dispor. Este é também um sinal de reconhecimento pelo trabalho que a Sportradar desenvolveu connosco em 2017", referiu.

Andreas Krannich, diretor executivo para os Titulares de Direitos Desportivos da Sportradar, mostrou-se satisfeito pela possibilidade aprofundar o trabalho com a FPF: "Estamos entusiasmados por estender a nossa parceria com a FPF, aplicando o nosso sistema de deteção de fraude à monitorização da Liga Sport Zone. O futsal é um desporto global cuja popularidade está a crescer e é fantástico ver que a FPF tem tomado medidas proativas para salvaguardar a sua integridade com o único sistema de monitorização e deteção [de resultados combinados] reconhecido existente no mundo", salientou.

Os sistemas de que a Sportradar dispõe já receberam diversos prémios a empresa tem parcerias com diversas organizações internacionais, entre elas UEFA, AFC, World Rugby, ICC, NBA e NHL. No conjunto, a Sportradar monitoriza cerca de 230 competições de Futebol em todo o mundo.

Jogos da Taça da Liga de futsal também monitorizados
O acordo estabelecido entre a FPF e a Sportradar engloba também a monitorização dos encontros da Taça da Liga de futsal, prova que vai decorrer em Sines entre os próximos dias 11 e 14 de janeiro. Todas as partidas do torneio que conta com os atuais oito primeiros classificados da Liga Sport Zone vão passar, desta forma, pelo crivo do sistema de deteção de fraudes da empresa especializada em serviços de integridade. No mesmo âmbito, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) vão promover ações de formação sobre "match fixing" a todas as equipas da Liga Sport Zone durante todo o mês de janeiro e as primeiras serão ministradas precisamente aos clubes cujas delegações estão presentes em Sines. As datas das palestras aos grupos de trabalho das outras formações ainda estão por definir.


;

Notícias