Treinadores do Canadá em formação na Cidade do Futebol

Institucional

Delegação de 30 treinadores do Canadá na Cidade do Futebol.

Uma comitiva da Federação de Futebol do Canadá está durante estas semanas na Cidade do Futebol em formação. A delegação é composta por 30 treinadores canadianos de futsal de clubes e associações do país.

Durante estes dias, o grupo vai ter sessões e ações com elementos da FPF, como é o caso de Jorge Braz, Selecionador Nacional e coordenador de todo o futsal da FPF, João Rocha, Vogal do Conselho de Arbitragem, Jorge Silvério, psicólogo das Seleções Nacionais de Futsal, Bruno Travassos e Ricardo Azevedo, Treinadores Nacionais. Os formandos vão ter ações sobre técnico-táctica e metodologias de treino, tendo ainda a oportunidade de ver vários jogos dos playoffs da Liga Placard.

Kris Fernandes, delegado do Futsal Canadá, falou sobre esta ação na Cidade do Futebol: "A oportunidade resultou da nossa amizade com Jorge Braz, que é de Edmonton, e com quem durante anos conversámos sobre como poderíamos lançar o futsal no Canadá.  Com o grande sucesso que ele teve, não apenas por ter sido campeão do mundo e bicampeão europeu, além de quatro vezes melhor treinador do mundo, fazendo de Portugal a melhor nação de futsal do planeta, teríamos de aproveitar a oportunidade de aprender com ele e encontrou-se este timing perfeito em ano de Mundial", revelou.

O dirigente revelou ainda que é muito importante criar estas pontes de entendimento: "Como todo o empenho de Jorge Braz, bem como de André Seabra, Diretor da Portugal Football School, estes dias na Cidade do Futebol – um centro ‘top class’ mundial que todos deveriam visitar e conhecer - tem sido uma experiência excelente e altamente profissional. Não podíamos estar mais felizes por estarmos a aprender com os melhores. Iremos levar este conhecimento e formação que adquirimos aqui para espalhá-lo pelo Canadá, tendo a esperança que poderemos vir a ser campeões na nossa região. É muito importante estabelecer também pontes entre a Europa e a América, entre a UEFA e a Comebol e a Concacaf. A UEFA tem o desenvolvimento e os recursos e com a relação que existe com Jorge Braz temos, como disse, a oportunidade de aprender com os melhores. Neste momento, não tenho dúvidas que o programa de futsal da FPF é o melhor do mundo. As pontes que se devem construir vão muito para além do futsal. Canadá é um dos anfitriões do Mundial de futebol 2026 a par dos EUA e México e em 2030 Portugal vai organizar a competição com Marrocos e Espanha, pelo que ter estas relações que envolvem também o presidente da FPF, Fernando Gomes, e o  presidente da Concacaf, Víktor Montagliani, que é executivo da nossa federação, e sendo também ambos membros do FIFA Council, estamos perante uma relação perfeita que certamente irá crescer muito para além daquilo que nos trouxe a Lisboa por estes dias", concluiu.


;