Seleção A Futsal

Tiago Brito: "Queremos terminar esta fase com 12 pontos"

Futsal - Seleção A

Com a Ronda de Elite garantida, o ala de 31 anos garante que o foco da equipa é fechar esta fase com 100% de vitórias.

A Seleção Nacional de Futsal cumpriu, este domingo, o primeiro treino em Yerevan (Arménia), onde vai defrontar a Bielorrússia para encerrar a 1.ª fase de qualificação para o Mundial'2024. A formação orientada por Jorge Braz realizou um treino na tarde deste domingo no FFA Technical Center.

FOTOGALERIA

A Equipa das Quinas enfrenta a formação bielorrussa na próxima terça-feira (14h00 em Portugal Continental). Já com a Ronda de Elite garantida, Portugal lidera o Grupo 4 de qualificação com nove pontos, em virtude das três vitórias em três jogos. Segue-se a Lituânia com quatro pontos e a Bielorrússia com um (empataram a dois golos neste sábado).



Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff. Em outubro, Portugal bateu a Bielorrússia em Paredes, por 5-3, em jogo da 1.ª jornada.

Antes do treino, Tiago Brito explica que a equipa está muito motivada para fechar esta fase de apuramento com um registo inteiramente vencedor: "Estamos satisfeitos por estar já com presença garantida na Ronda de Elite. No entanto, estamos aqui na Arménia com o objetivo de vencer mais um jogo. Conquistar os três pontos é a nossa obrigação. Pelo nosso trabalho, e pelas conquistas recentes, temos a responsabilidade de vencer cada partida. A ambição dos nossos adversários em ganhar-nos é cada vez maior e não vamos facilitar nem desviar o nosso foco. Somos Portugal, sabemos da nossa responsabilidade e da exigência. Estamos aqui para vencer e para terminar esta fase com 12 pontos, ou seja, 100% vitoriosa", começou por dizer.

Presente no duelo em Paredes, que terminou com um triunfo português por 5-3, o ala de 31 anos garante que a Equipa das Quinas terá de estar no máximo das suas capacidades: "A Bielorrússia é uma equipa extremamente física, que aposta muito nos duelos e nas transições. Vamos ter pela frente um jogo muito difícil, sabemos todos disso. Só ao nosso melhor nível conseguiremos vencer, não temos dúvidas disso. Tivemos um jogo muito exigente em Paredes, estivemos a perder por dois golos. Se formos Portugal estaremos mais perto da vitória", acrescentou.

A viver uma boa fase, Tiago Brito revela que a forte união entre todos propicia as boas exibições: "O espírito que se vive aqui e a forma como nos conhecemos já todos facilita o processo de jogo. Isto tudo é consequência do excelente trabalho da equipa técnica nestes anos. É com naturalidade que os golos e as assistências surgem. Valorizo muito o coletivo, é claramente decisivo e o mais importante", fechou.

O sorteio da Ronda de Elite está agendado para 5 de julho. As 20 equipas ficarão distribuídas em cinco grupos de quatro, com jogo em casa e fora.

HISTÓRICO COM A BIELORRÚSSIA
DOSSIER DE IMPRENSA

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Edu (Viña Albali Valdepeñas), André Sousa (SL Benfica) e André Correia (CR Leões Porto Salvo);

Fixos: João Matos (Sporting CP), André Coelho (FC Barcelona) e Tomás Paçó (Sporting CP);

Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica);

Universal: Erick (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SC Braga/AAUM)

Alas: Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Tiago Brito (SC Braga/AAUM) e Bruno Coelho (SL Benfica);

Pivô: Zicky (Sporting CP) e Neves (Sporting CP);

Programa da Seleção Nacional*:
As horas indicadas são locais. Na Arménia são mais quatro horas que em Portugal Continental

05 de março | domingo
18h00: Treino - FFA Technical Center

06 de março | segunda-feira
11h30: Treino - Hotel
18h00: Treino - FFA Technical Center

07 de março | terça-feira
18h00: Jogo Bielorrússia x Portugal (FFA Technical Center)

08 de março | quarta-feira
09h25: Partida para Paris
11h55: Chegada a Paris
16h00: Partida para Lisboa
17h35: Chegada a Lisboa


;

Notícias