Portugal inicia qualificação com vitória

Futsal - Seleção A

Equipa das Quinas bateu a Bielorrússia por 5-3 em Paredes.

A Seleção Nacional de Futsal bateu esta quinta-feira, em Paredes, a Bielorrússia por 5-3, no primeiro jogo da fase de qualificação para o Mundial 2024. 

FOTOGALERIA

A Equipa das Quinas começa, assim, da melhor forma o apuramento para o próximo Campeonato do Mundo. A formação portuguesa tem folga após este jogo e volta a reunir-se nesta sexta-feira, na Cidade do Futebol.

Quanto à partida, Portugal cedo demonstrou que queria dominar a partida. Com velocidade na circulação, André Coelho ia sendo o mais perigoso, com remates perigosos. Aos 7', Zicky tem um trabalho fantástico de pivô e atirou forte no poste. Na resposta, Andrei Semianiuk inaugurou o marcador. Depois de uma jogada individual na esquerda, a Equipa das Quinas permite outro contra-ataque e Artsiom Zuyenak (8') aumentou para 2-0.

À passagem dos 9', Tiago Brito esteve perto de reduzir o marcador. No minuto seguinte, Kozel assustou André Sousa e Afonso, na resposta, criou perigo junto da baliza bielorrussa. Aos 13', numa jogada de bola parada, Erick remata forte de pé esquerdo e reduz para 2-1. Quando estavam 14 minutos no cronómetro, Bruno Coelho conduz um contra-ataque e serve Pany, que esteve perto do empate. Até ao intervalo, Portugal tentou tudo para chegar novamente ao golo, até dispôs de um livre dos 11 metros, face à sexta falta dos bielorrussos, mas não conseguiu a igualdade.

No início da segunda parte, mais concretamente aos 22', Tiago Brito remate forte, o guarda-redes defende e João Matos quase faz o 2-1. Segundos depois, Pany e Erick também criaram perigo. Aos 25', André Coelho também dispôs de um contra-ataque, serviu Zicky, com o pivô a rematar ao lado.

Aos 28', oportunidade claríssima para Portugal. Grande jogada coletiva, Tiago Brito recebe na ala e assiste João Matos, que atira fora. Um minuto depois, Pauleta esteve muito perto de marcar, com um remate potente que bateu com estrondo na trave. Aos 31', Zicky roda bem no fixo bielorrusso e atira ao poste. Numa bola parada, Bruno Coelho remata forte para a baliza, com João Matos ainda a desviar para o 2-2.

Aos 31', Portugal chegou à vantagem num golaço de Zicky. O pivô português concretiza uma excelente jogada lusa e marca de calcanhar. A quatro minutos do final, Pany aumentou para o 4-2, mas a história do jogo ainda não estava completa. Hugo Neves (38') marcou o 5.º golo da Equipa das Quinas, que viu pouco depois, a apenas 3 segundos do fim. Dmitri Los reduzir a desvantagem dos bielorrussos no marcador e estabelecer o resultado da partida.

Depois do jogo com a Bielorrússia segue-se a partida com a Lituânia, em Kaunas, a 11 de outubro, num jogo com início às 19h00 locais (na Lituânia são mais duas horas que em Portugal Continental).

Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff. Esta primeira fase de qualificação será disputada até 8 de março de 2023, sendo que a Ronda de Elite, cujo sorteio está agendado para 5 de julho de 2023, será concluída até 20 de dezembro de 2023.

DECLARAÇÕES

DOSSIÊ DE IMPRENSA
HISTÓRICO COM A BIELORRÚSSIA
HISTÓRICO COM A LITUÂNIA

Ficha de jogo
Qualificação para o Mundial'2024
Ronda Principal - 1.ª jornada do Grupo 4
Pavilhão Multiusos de Paredes

Árbitros: Juan José Cordero Gallardo (Espanha) e Alejandro Martinez Flores (Espanha)
Terceiro árbitro: Pablo Delgado Sastre (Espanha)
Cronometrista: Cristiano Santos (Portugal)

PORTUGAL 5-3 BIELORRÚSSIA (1-2 ao intervalo)

PORTUGAL (cinco inicial): André Sousa, João Matos - Cap., Bruno Coelho, Pany e Erick
Suplentes: André Correia, André Coelho, Afonso Jesus, Pauleta, Mário Freitas, Silvestre Ferreira, Tiago Brito, Neves e Zicky
Treinador: Jorge Braz
Golos: Erick (13'), João Matos (33'), Zicky (35'), Pany (36') e Neves (39')
Disciplina: cartão amarelo a Silvestre (31')

BIELORRÚSSIA (cinco inicial): Aleksei Luksha, Anton Matveenko, Vladislav Selyuk, Dmitri Los e Evgeni Cherneyko
Suplentes: Andrei Churilin, Aleksandr Olshevski - Cap., Andrei Semianiuk, Artem Kozel, Yuri Dubkov, Vladimir Zhigalko, Sergei Krikun, Artsiom Zuyenak e Dmitri Shimanovski
Treinador: Aleksandr Chernik
Golos: Andrei Semianiuk (7'), Artsiom Zuyenak (8') e Dmitri Los (40')
Disciplina: cartão amarelo a Dmitri Los (23') e Zuyenak (28')

Programa da Seleção Nacional:

07 de outubro | sexta-feira
22h00: Concentração - Cidade do Futebol

08 de outubro | sábado
12h05: Partida para Frankfurt
15h45: Chegada a Frankfurt
20h50: Partida para Vilnius
23h50: Chegada a Vilnius/Kaunas

09 de outubro | domingo
18h00: Treino - Kausta Hall

10 de outubro | segunda-feira
19h00: Treino - Kaunas Arena

11 de outubro | terça-feira
19h00: LITUÂNIA x PORTUGAL - Kaunas Arena

12 de outubro | quarta-feira
06h05: Partida para Frankfurt
07h15: Chegada a Frankfurt
09h15: Partida para Lisboa
11h15: Chegada a Lisboa

*Horas locais. Na Lituânia são mais duas horas que em Portugal Continental.


;

Notícias