Seleção Sub-21

Rui Jorge: “Vamos focar-nos na nossa forma de jogar”

Seleção Sub-21

Selecionador Nacional sub-21 antecipa duelo frente á Geórgia.

A Seleção Nacional sub-21 realizou esta sexta-feira, no Complexo Desportivo da Covilhã, o quinto treino do estágio competitivo que inclui um jogo de preparação com a Geórgia.

Rui Jorge pôde contar com todos os jogadores convocados sem limitações.

Antes da sessão de trabalho, o Selecionador Nacional sub-21 fez a antevisão à partida em conferência de imprensa e revelou confiança num bom desempenho da Equipa das Quinas: “A equipa vai ser um bocadinho diferente daquilo a que normalmente estamos habituados. Apesar de a ideia de jogo ser muito nossa, daquilo que fazemos nos sub-21 há já vários anos, é natural que, quanto menor for o conhecimento [dos jogadores], maior a probabilidade de ‘emperrar’ um bocadinho num ou noutro aspeto. De qualquer maneira, estou confiante que, pela inteligência dos jogadores, pela sua qualidade, percebendo eles qual é a ideia e o que pretendemos para aqui, vão conseguir colocá-la em prática. Claro que é contra um adversário de uma fase final, que nem todos estão habituados a jogar juntos, mas se tivermos conseguido que o pensamento se tenha tornado comum, acho que podemos ter bons momentos no jogo.”

“Estreias? Haverá, seguramente. No onze? Acredito que sim. Poderemos utilizar um sistema na primeira parte e outro na segunda, com duas equipas diferentes – ainda não está totalmente 'fechado'. Eu e a minha equipa técnica ainda estamos a ultimar o que vamos fazer, mas pode ser uma solução.”

 O técnico português falou também sobre a formação georgiana: “A Geórgia é um adversário que poderemos encontrar na fase final, que se tem vindo a preparar para o Europeu e conseguido alguns bons resultados frente a adversários de referência, como a Inglaterra. É uma equipa compacta, que à partida defenderá num 4x4x2 clássico, o que pode originar alguma dificuldade no nosso primeiro momento de construção. Penso que conseguimos treinar para ultrapassar essa dificuldade. Em transições também se revelam fortes, mas [o adversário] não é algo que me preocupe muito nesta altura, preocupa-me a outra parte, o que nós vamos conseguir fazer.”

Rui Jorge voltou também a falar do horizonte que lhe serviu de base para fazer as suas escolhas para este estágio: “Há algumas novidades neste espaço, elementos que estão aqui pela primeira vez. Parte do que queríamos já conseguimos, já que estivemos durante uma semana a treinar e a conviver com eles, a conhecê-los de uma forma mais próxima e diferente, mas não termina por aqui: temos um treino e um jogo para fazer. Agora já os conhecemos melhor, mas ainda temos tarefas pela frente.”

“Quando fizemos esta convocatória – diferente da habitual e seguramente diferente da que faríamos se fosse para uma fase final do Europeu nesta altura – pensámos numa perspetiva futura, com o olhar mais à frente, para termos alguns jogadores que ainda não tinham tido oportunidade nem visibilidade a nível de sub-21 e que estão a fazer por merecê-lo há algum tempo - outros há que ficaram de fora e também poderiam vir. [Os jogadores chamados] Têm demonstrado nos treinos que fizemos a opção correta. Ainda falta um bocadinho para o estágio acabar, mas estou em crer que vai terminar da melhor maneira.”

A vertente solidária desta partida foi outro dos temas da conversa com os jornalistas que acompanham os trabalhos dos sub-21: “Viemos à Covilhã com muito gosto, não pelas melhores razões, mas estamos a tentar ter esta proximidade com uma zona que sofreu um flagelo que toca a qualquer português. Queremos dar a nossa pontinha de ajuda, que sabemos ser muito pouca, comparada com o que é necessário. Estamos aqui para, dentro do que nos é possível, estar próximos [das pessoas que sofreram com os incêndios].

“Já sabemos que o estádio estará cheio, é bom pelo apoio à causa que nos trouxe aqui também. Queremos proporcionar a quem lá vai estar um bom espetáculo. Os adeptos vão-se habituando a que os jovens que estão aqui ‘hoje’ possam ‘amanhã’ ser as estrelas principais do nosso país em termos futebolísticos. Espero que desfrutem do espetáculo que eles vão dar e que nós consigamos estar à altura – acredito que sim. Em termos de entrega e determinação não tenho a mínima dúvida, em termos da qualidade que vamos pôr no jogo também acredito – não com a mesma certeza, mas também acredito que vamos estar em excelente nível.”

Recorde-se que o Portugal-Geórgia está agendado para o próximo sábado, 24 de setembro, no Estádio Municipal José dos Santos Pinto, pelas 17h00 (Canal 11).

SAIBA MAIS SOBRE A VERTENTE SOLIDÁRIA DESTE JOGO

Eis a convocatória completa: 

Guarda-redes: André Gomes (SL Benfica), Celton Biai (Vitória SC) e Samuel Soares (SL Benfica)

Defesas: André Amaro (Vitória SC), António Silva (SL Benfica), Bernardo Vital (GD Estoril Praia), Eduardo Quaresma (TSG Hoffenheim), João Costa (Rio Ave FC), Leonardo Lelo (Casa Pia AC), Rafael Rodrigues (SL Benfica) e Rodrigo Conceição (FC Porto)

Médios: Afonso Sousa (Lech Poznan), André Almeida (Valencia CF), José Carlos (Vitória SC), Paulo Bernardo (SL Benfica), Samuel Costa (UD Almería), Tiago Dantas (FC PAOK) e Vasco Sousa (FC Porto)

Avançados: David da Costa (RC Lens), Fábio Silva (RSC Anderlecht), Francisco Conceição (AFC Ajax), Henrique Araújo (SL Benfica) e Tiago Tomás (VfB Stuttgart)

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES


;
;
23 de Setembro 2022
Foto

FPF

Notícias