Seleção Sub-21

FPF solidária com população da Covilhã

FPF

Ajuda aos pastores de Manteigas já chegou esta quarta-feira. Haverá várias iniciativas, entre as quais um jogo de preparação solidário dos sub-21 na cidade serrana. VÍDEO

A Federação Portuguesa de Futebol, no âmbito da sua vocação de Intervenção Social, decidiu ajudar a população do concelho da Covilhã que mais sofreu as consequências dos incêndios deste verão.

Esta quarta-feira já chegaram a Casais de Folgosinho 25 toneladas de feno para os pastores locais, que foram dos mais afetados pela área ardida na Serra da Estrela. José Alberto Ferreira (Diretor da Federação Portuguesa de Futebol), Paulo Menano (vice-presidente da Associação de Futebol da Guarda) e David Roque (vice-presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco) presenciaram esta esta ação absolutamente fundamental para a alimentação dos mais de 3000 animais que ficaram sem pasto.

No dia 24 de setembro haverá novo momento marcante para ajudar a dinamizar o tecido económico e social da Covilhã: a Seleção Nacional sub-21 vai iniciar a preparação para o Europeu 2023 no Estádio Municipal José dos Santos Pinto, no coração da cidade serrana, diante da Geórgia, pelas 17h00 (Canal 11). Cada bilhete desta partida terá o preço unitário de 2 euros e a receita reverterá para a Associação Guardiões da Serra da Estrela.

Estas iniciativas e outras que serão comunicadas atempadamente inserem-se na lógica de intervenção social da FPF, à semelhança do que já se passou noutros momentos delicados, nomeadamente os incêndios de 2017 (jogos da Seleção A em Viseu e Leiria), as cheias de Moçambique em 2019 (Benfica-Sporting feminino no Restelo), os picos da pandemia de COVID-19 (intervenção direta e coordenação de diversas campanhas de recolha de alimentos) ou a guerra da Ucrânia (campanha de integração social “Cada clube, uma família”).

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, salientou o papel relevante do futebol na sociedade civil: “A Seleção Nacional sub-21 tem oferecido grandes espetáculos e vitórias aos portugueses. Agora, a vertente desportiva junta-se à social. Encaramos a realização deste jogo e a sua vertente de responsabilidade social com um sentimento acrescido de cumprimento dos nossos deveres perante todos os que sempre nos apoiaram. Esperamos, através do futebol, como já fizemos em ocasiões anteriores, dar algum conforto a todas as famílias que foram afetadas pelo incêndio da Serra da Estrela.” 

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, agradece esta decisão da FPF em nome dos munícipes: “É um jogo da maior importância, que acolhemos de braços abertos e com muito prazer. É um privilégio termos no nosso concelho um evento desta magnitude, também pelo facto de o mesmo ter este cariz solidário para com as vítimas desta tragédia que foi o grande incêndio da Serra da Estrela. Os covilhanenses são gratos a quem os ajuda e com eles se solidariza.”

José Mendes, presidente do SC Covilhã, salienta a importância deste momento: “É uma honra e um jogo importantíssimo, não só para o clube, como para a cidade, para o concelho e para a região receber uma equipa da qualidade da Seleção sub-21. Os incêndios foram um flagelo e esta solidariedade é importantíssima. É assim que fazemos pela vida, para o futuro, porque temos sido fustigados sucessivamente por fogos devastadores.”

Manuel Candeias, presidente da AF Castelo Branco, congratula-se por poder receber um acontecimento com tanto simbolismo: “É com excecional satisfação que a AF Castelo Branco recebe a seleção nacional sub-21 no nosso distrito. A escolha do Estádio José dos Santos Pinto, na porta de entrada da Serra da Estrela, é sintomática de que a FPF não fez do rescaldo dos incêndios que assolaram a nossa região esquecimento, mas antes lembrança e solidariedade. Que a alegria do futebol faça esquecer os dramas de um verão angustiante e ajude a florescer uma serra e uma região que se quer viva e dinâmica.”

Tânia Araújo, Presidente da Associação Guardiões da Serra da Estrela, destacou a importância desta parceria com o organismo que tutela o futebol português: "Quero agradecer a disponibilidade da FPF para colaborar nesta causa. A importância destas parcerias é basilar e indispensável para conseguirmos o que está a ser feito. Estamos a dar resposta de emergência em tempo recorde a pessoas que ficaram numa situação muito difícil. O futebol tem surgido a apoiar diversas causas e isso verifica-se uma vez mais. É um desporto popular, com impacto, e tem um efeito mobilizador que não pode ser descurado."


;

Notícias