TRÊS ANOS DA ESTREIA DE MARTÍNEZ A CAMINHO DOS 100 GOLOS

Seleção A

Primeiro jogo foi a… 23-3-23, sendo o selecionador com maior percentagem de vitórias

Assinalam-se hoje, 23 de março, três anos desde a estreia de Roberto Martínez no comando técnico da Seleção Nacional — efeméride que remete precisamente para o dia 23-3-23, quando o treinador espanhol se sentou pela primeira vez no banco de Portugal.

A estreia não podia ter sido mais convincente. Em jogo de qualificação para o Euro 2024, Portugal venceu o Liechtenstein por 4-0, num encontro que marcou o início de um ciclo de dez vitórias em dez jogos. João Cancelo inaugurou o marcador logo aos 8 minutos, seguindo-se os golos de Bernardo Silva e um bis de Cristiano Ronaldo.

Três anos depois, e às portas de uma nova fase competitiva com a aproximação do Mundial, Roberto Martínez prepara-se para atingir a marca dos 40 jogos à frente da Equipa das Quinas. Até ao momento, são 36 encontros realizados, com um registo bastante positivo: 25 vitórias, 6 empates e apenas 5 derrotas.

No plano ofensivo, a Seleção tem sido particularmente eficaz sob a liderança de Martínez, somando 96 golos marcados contra 31 sofridos. Faltam, pois, apenas quatro golos para atingir a marca simbólica dos 100.

Os números confirmam o impacto do selecionador: Martínez apresenta a melhor percentagem de vitórias de sempre no cargo (69,4%) e também a melhor média de golos marcados por jogo (2,67), indicadores que sublinham a consistência e vocação ofensiva da equipa nacional neste ciclo.

 

 

 

 


;

Notícias