Antevisão dos jogos com a Ucrânia, em Tavira.
A Seleção Nacional de Futsal cumpriu, esta quinta-feira, o seu treino oficial no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, onde vai defrontar a Ucrânia em dois jogos de preparação para o Campeonato da Europa 2026.
A Equipa das Quinas vai enfrentar a Ucrânia a no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, nesta sexta-feira e domingo, com ambos os jogos de preparação marcados para as 19h45.
Recorde-se que Portugal estará no Grupo D do Europeu juntamente com Itália, Polónia e Hungria. Esta será a 11.ª participação de Portugal numa fase final de um Europeu, que vai na 13.ª edição. Portugal apenas não esteve nas edições 1996 e 2001, sendo que organizou o Euro em 2007 (Gondomar). A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual bicampeã em título (2018 Eslovénia e 2022 Países Baixos). A fase final será disputada entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. Confira aqui o calendário de jogos do Euro.
Jorge Braz e Pany estiveram na conferência de imprensa de antevisão das partidas e perspetivaram dois duelos exigentes.
Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:
"Estamos sempre em preparação, mas este é um momento importante. É o último estágio desta época desportiva, frente a um adversário extremamente competente. É um momento de afinar e dar uma boa resposta"
"É o adversário ideal para este momento. Foram medalha de bronze no Mundial e na última vez que jogámos com eles fomos derrotados. A Ucrânia é uma equipa está num excelente patamar competitivo. Seja qual for o adversário, o mais importante é sermos Portugal e a nossa identidade. Estamos muito focados em nós, sabendo que a Ucrânia será um bom adversário. O foco central de todas as etapas de preparação somos nós próprios"
“A Ucrânia ainda coloca essa exigência num patamar superior à Eslovénia. Temos esses detalhes, que não assim tão detalhes, em termos de intensidade e concentração defensiva, nos momentos em que temos de ter segurança ou ser mais pressionantes. Nesse binómio entre risco e segurança, temos de melhorar claramente. Se mesmo nas vitórias há coisas a corrigir, as derrotas realçam tudo. Tivemos alguns erros defensivos e de concentração. Agora nestes dois jogos temos de corrigir"
"O futsal português atingiu um patamar que nos leva a ter sempre muitas dúvidas para as convocatórias. Uma coisa é ter dúvidas e outra é ter a certeza de quem se chama. Estão cá 16 jogadores, poderiam ser outros. Este é um excelente indicador do estado de desenvolvimento do futsal português. A quantidade de miúdos que estão a aparecer, graças ao trabalho dos clubes, das associações. Agora estamos a viver este momento de preparação e temos de olhar para o dia a dia para o futuro ser risonho. Estamos apenas focados na Ucrânia"
"É sempre especial regressar a Tavira. O nosso maior respeito é pelas pessoas todas que nos apoiam. Para além de toda a responsabilidade intrínseca de estar aqui, a motivação e a responsabilidade é ainda maior com os portugueses. Esperamos o pavilhão cheio e temos de corresponder".
Pany, internacional português, em discurso direto:
"Estamos com a mesma seriedade de sempre. Apesar de serem jogos de preparação, nós sabemos muito bem o que queremos e para onde vamos. Para chegarmos ao Europeu na máxima força temos de aproveitar cada treino e cada jogo para fortalecer ainda mais este espírito de grupo e para alinhar todos os detalhes"
"Por nós tínhamos jogado logo a seguir [ao jogo da Eslovénia]. Conhecendo o grupo como conheço, somos um conjunto de atletas que gosta de competir e de vencer. Identificámos logo as coisas que fizemos menos bem e estamos aqui para corrigir esses erros. Gostamos de nos preparar com vitórias, a nossa confiança acaba por ser maior"
"Muito mais que o adversário, o importante é o que nós somos capazes de fazer. Obviamente que nós jogamos contra alguém, mas independentemente do adversário Portugal entra sempre para vencer e para competir nos limites. Quem frequenta este espaço tem de sentir este orgulho e essa felicidade. É um espaço de excelência, mas há muita gente que trabalha e que gostaria de cá estar. A Ucrânia é uma das seleções que melhor tem jogado ultimamente e que vai competir no limite. Temos de nos focar no nosso trabalho e o nosso compromisso diário. Se formos Portugal vamos acabar estes dois jogos com sentimento de dever cumprido e felizes. Não adianta estar a olhar para o Europeu, temos de construir o dia a dia"
"Vamos ser muito bem recebidos aqui em Tavira, certamente. Nunca nos podemos queixar, há sempre um grande apoio dos portugueses em todo o lado. Nos dentro da quadra vamos tentar retribuir da melhor forma para que seja uma festa bonita"


Trata-se de um regresso da Seleção Nacional a Tavira. O último encontro da Equipa das Quinas no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho realizou-se em outubro de 2013, num jogo de preparação com Espanha (1-1).
Olhando para as 12 partidas entre Portugal e Ucrânia, verifica-se um equilíbrio assinalável. Entre jogos de preparação e encontros decisivos em fases finais, Equipa das Quinas soma cinco vitórias, três empates e três derrotas. O último confronto disputou-se em agosto de 2024, em Viseu, na preparação para o Mundial do Uzbequistão. Recorde-se que a Ucrânia foi 3.º classificada no último Campeonato do Mundo e chegou às meias-finais da última edição do Euro.
HISTÓRICO COM A UCRÂNIA
ACREDITAÇÃO MEDIA DISPONÍVEL
DOSSIÊ DE IMPRENSA
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu (El Pozo Murcia, Espanha), André Correia (SL Benfica) e Bernardo Paçó (Sporting CP);
Fixos: André Coelho (SL Benfica) e Tomás Paçó (Sporting CP);
Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica);
Alas: Tiago Brito (SC Braga), Pany Varela (SL Benfica), Silvestre (SL Benfica), Lúcio Rocha (SL Benfica), Kutchy (SL Benfica), Pauleta (Sporting CP), Bruno Coelho (Riga Futsal, Letónia) e Miguel Ângelo (Fortitudo Pomezia, Itália);
Pivôs: Neves (SC Braga) e Rúben Góis (Rio Ave FC).
Programa da Seleção Nacional:
18 de dezembro | quinta-feira
11h30: Treino - Ginásio
18h00: Treino - Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho
19 de dezembro | sexta-feira
19h45: PORTUGAL x UCRÂNIA - Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho
20 de dezembro | sábado
11h30: Treino - Ginásio
18h00: Treino - Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho
21 de dezembro | domingo
19h45: PORTUGAL x UCRÂNIA - Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho