Triunfo valioso frente ao AD Fafe por 3-2
O Belenenses triunfou, este domingo, no Estádio do Restelo, frente ao AD Fafe, por 3-2, na partida que marcou o encerramento da jornada 12 do Apuramento de Campeão da Liga 3 PLACARD. Os homens da casa abriram o marcador no primeiro tempo, concederam a igualdade nos instantes iniciais do segundo, mas resgataram os três pontos depois da entrada de Ekanga que marcou e assistiu.

Os primeiros minutos de jogo foram de maior acutilância do Belenenses. Os pastéis dominaram a posse de bola no meio-campo ofensivo e rondaram com maior constância a área adversária. Ainda assim, foi o Fafe a chegar com mais perigo à baliza tendo conseguido fazê-la por diversas vezes, com Tiago leite em destaque ao travar vários duelos com David Grilo que negou o golo inaugural com excelentes intervenções. Aos 27’, Evandro inaugurou o marcador ao concluir com um pontapé colocado uma jogada de insistência da sua equipa, rematando forte ao ângulo.
Nova alteração ao marcador surgiu nos instantes iniciais da segunda parte, a favor da turma visitante, o AD Fafe. Nandinho assumiu a conversão de um livre direto à entrada da área e finalizou ao poste mais distante, fora do alcance de David Grilo. A reação do Belenenses não tardou, desde logo pelas alterações operadas pelo seu treinador João Nuno. Ekanga entrou para desestabilizar e com poucos minutos em campo voltou a colocar os Azuis do Restelo em vantagem, aproveitando uma bola a pingar na entrada da área na sequência de um livre lateral para colocar fora do alcance de Carlos Alves com um pontapé espetacular.
Pouco depois, aos 79’, o avançado voltou a fazer das suas, desta vez ao assistir Rodrigo Pereira com um passe atrasado depois de romper pelo corredor direito. Na pequena área, o ponta-de-lança português apenas teve de encostar. Já em tempo de compensação, Tiago Leite reduziu com um bom cabeceamento, no entanto já foi tarde para relançar a luta pelo resultado, apesar das tentativas nos últimos lances do encontro.
Com este resultado, o Belenenses assume o lugar de playoff de forma isolada e passa a somar 18 pontos, mais três do que o Varzim SC e mais quatro do que o AD Fafe, equipas que surgem logo a seguir na tabela classificativa.

Na próxima jornada, a penúltima da época, os Azuis viajam até Amarante, enquanto os justiceiros recebem o Sporting CP B.
FICHA DE JOGO
BELENENSES 3 – 2 AD FAFE (1-0 ao intervalo)
Liga 3 PLACARD
12ª jornada – Apuramento de Campeão
Estádio do Restelo
Árbitro: João Afonso
Árbitros assistentes: Roberto Santos e Francisco Silva
Quarto árbitro: António Alves
VAR: Bruno Rebocho
AVAR: Filipe Gomes
BELENENSES: David Grilo (CAP.); Brasido (Varela, 90’), Afonso Pinto, Nuno Tomás e Evandro; Tiago Morgado, Diogo Paulo e Tavares (Xavi, 67’); Leitão (Ekanga, 67’), Sambú (Cuca, 79’) e Rodrigo (Gabi, 90’)
Suplentes não utilizados: Neto, Gonçalo Maria, Triana e Camilo
Treinador: João Nuno
Disciplina: nada a registar
FAFE: Carlos Alves; Miguel Pereira, João Batista, Leandro Teixeira e Nandinho (João Vigário, 67’); Vasco Braga (Picas, 61’), Filipe Cardoso (CAP.) (Edson Farias, 67’) e João Oliveira; Pedro Matos (Kodama, 79’), Bruninho (João Amorim, 61’) e Tiago Leite
Suplentes não utilizados: Francisco Enes, Bruno Sousa, Gui Silva e Lucas Vital
Treinador: Joel Sampaio
Disciplina: cartão amarelo para João Batista (47’), Tiago Leite (58’), João Amorim (74’), Leandro Teixeira (90+2’) e João Oliveira (90+8’)
Golos: 1-0 por Evandro (27’), 1-1 por Nandinho (50’), 2-1 por Ekanga (75’), 3-1 por Rodrigo Pereira (80’), 3-2 por Tiago Leite (90+6’)
Homem do Jogo: Ekanga (Belenenses)
Homem do Jogo

Ekanga foi eleito o Homem do Jogo depois de marcar e assistir em menos de meia-hora em campo. O avançado do Belenenses saltou do banco para fazer a diferença e ajudar a sua equipa a resgatar os três pontos. Desequilibrou com a sua velocidade e capacidade de explosão e finalização.