Afonso Sousa: "Portugal vai para uma competição e quer sempre o título"

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas regressou aos trabalhos. Esta quinta-feira viaja para a Geórgia.

A Seleção Nacional Sub-21 está de regresso aos trabalhos, para preparar o Europeu Sub-21, a disputar-se na Geórgia e na Roménia entre os dias 21 de junho e 8 de julho.

Na sessão de treinos desta tarde, Francisco Conceição já treinou sem limitações. Apenas Fábio Vieira ficou a realizar trabalho de ginásio. 

Antes da sessão de treinos, Afonso Sousa falou aos jornalistas e mostrou vontade em que a competição comece rapidamente. “Queremos que o primeiro jogo chegue o mais depressa possível. Estamos preparados para defrontar a Geórgia. Portugal é sempre candidato em todas as competições em que entra. Isso não nos traz pressão. Vamos para lá e sabemos que podemos ser candidatos ao título. Acaba por ser uma pressão boa. Portugal vai para uma competição e quer sempre o título. Não é segredo nenhum. Não fugimos a essa regra. Agora o nosso foco é o jogo com a Geórgia. Depois, passo a passo, pensaremos nos outros jogos”, afirmou.

Questionado sobre o número de defesas convocados, o centrocampista não vê problemas nesse aspeto e relembra que Portugal é uma equipa que procura jogar ofensivamente. “Portugal gosta sempre de jogar ao ataque. Não temos problemas em levar apenas seis defesas. São opções. Começámos o estágio com 25 jogadores e era injusto qualquer um sair, mas são escolhas e opções, temos de respeitar sempre. Somos uma equipa de ataque, que gosta de ter a bola, e vamos tentar mostrar isso já no próximo jogo”, disse.

Afonso abordou ainda a questão de alguns jogadores selecionáveis para o Europeu, não podere integrar a convocatória por estarem convocados para a Seleção A. “Vejo como uma oportunidade para muitos jogadores estarem aqui, claro que poderiam acrescentar ainda mais ao grupo. No entanto, não é uma decisão nossa, temos de estar orgulhosos disso. Todos sabemos que Portugal tem muita qualidade em todos os aspetos. Estamos muito felizes com os que temos aqui e vamos toda a força”, assegurou.

Treino com visitas especiais

Após o treino da Seleção A, Roberto Martínez foi assistir ao treino da Seleção Nacional Sub-21, assim como Bruno Fernandes e João Cancelo.

Portugal integra o grupo A deste Europeu e vai jogar as três partidas em Tbilisi, na Geórgia, sendo que a estreia acontecerá a 21 de junho, diante da congénere local. O segundo encontro, frente aos Países Baixos, vai decorrer a 24 de junho. Por sua vez, o terceiro e derradeiro desafio desta fase de grupos será diante da Bélgica, no dia 27 de junho. Todos os encontros serão disputados às 17h00 de Portugal Continental, mais três horas na Geórgia.

HISTÓRICO COM A GEÓRGIA

HISTÓRICO COM OS PAÍSES BAIXOS

HISTÓRICO COM A BÉLGICA

CALENDÁRIO COMPLETO DA FASE DE GRUPOS

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Celton Biai (Vitória SC), Francisco Meixedo (FC Porto) e Samuel Soares (SL Benfica);

Defesas: Alexandre Penetra (FC Famalicão), André Amaro (Vitória SC), Leonardo Lelo (Casa Pia), Nuno Tavares (Olympique de Marseille), Tomás Tavares (FC Spartak Moscow), Tomás Araújo (Gil Vicente);

Médios: Afonso Sousa (KKS Lech Poznan), André Almeida (Valencia CF), Fábio Vieira (Arsenal FC), João Neves (SL Benfica), José Carlos (Vitória SC), Paulo Bernardo (FC Paços de Ferreira), Samuel Costa (UD Almería), Tiago Dantas (PAOK FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Fábio Silva (PSV Eindhoven), Francisco Conceição (AFC Ajax), Henrique Araújo (Watford FC), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers FC) e Vitinha (Olympique de Marseille);

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES 

Eis o programa geral:

14 de junho de 2023 | quarta-feira
17h00: concentração (Cidade do Futebol)
18h00: treino

15 de junho de 2023 | quinta-feira
10h00: treino (Cidade do Futebol)
14h15: partida para a Geórgia
23h00: chegada a Tbilisi*

16 de junho de 2023 | sexta-feira
17h00: treino (Meshki 2)

17 de junho de 2023 | sábado
10h00: treino (Meshki 2)

18 de junho de 2023 | domingo
10h00: treino (Meshki 2)

19 de junho de 2023 | segunda-feira
10h00: treino (Meshki 2)

20 de junho de 2023 | terça-feira
18h00: treino oficial (Paichadze Stadium)

21 de junho de 2023 | quarta-feira
20h00: jogo Geórgia x Portugal (Paichadze Stadium)

22 de junho de 2023 | quinta-feira
17h00: treino (Meshki 2)

23 de junho de 2023 | sexta-feira
18h00: treino oficial (Meshki Stadium)

24 de junho de 2023 | sábado
20h00: jogo Portugal x Países Baixos (Meshki Stadium)

25 de junho de 2023 | domingo
17h00: treino (Meshki 2)

26 de junho de 2023 | segunda-feira
17h00: treino (Meshki 2)

27 de junho de 2023 | terça-feira
20h00: jogo Portugal x Bélgica (Meshki Stadium)

Horários locais. Em Tbilisi são mais três horas do que em Portugal Continental.
O restante programa será revelado oportunamente. Horários sujeitos a alterações. 

A restante programação será disponibilizada oportunamente. Programa sujeito a alterações. 


;
;
14 de Junho 2023
Foto

André Sanano | FPF

Notícias