O projeto irá ser realizado em 30 meses e cobre 6 países europeus.
Em Portugal, a FPF vai desenvolver um estudo de viabilidade do projeto, no sentido de avaliar os custos, o retorno e outros impactos sociais e económicos da instalação de painéis solares fotovoltaicos nas instalações desportivas, já que a sustentabilidade ambiental é um dos pilares estratégicos da FPF/Cidade do Futebol e nesse sentido, temos procurado cada vez mais implementar equipamentos e tecnologia que permitam reduzir o impacto ambiental da nossa atividade.
PAINÉIS SOLARES NA CIDADE DO FUTEBOL:
Desde a inauguração do espaço, em março de 2016, que a utilização de painéis solares, para produção de águas quentes sanitárias e de água filtrada, através de um sistema de equipamentos de purificação, são algumas das apostas para tornar a Cidade do Futebol ainda mais sustentável e amiga do ambiente.
Hoje, contamos com 39 painéis solares, para aquecimento de águas no edifício sede e edifício centro técnico mais 37 coletores solares na Casa dos Atleta, e à semelhança da Sede, são também para o aquecimento das águas quentes sanitárias.. Este sistema é apoiado por um conjunto de caldeiras modulares 4x100kW e pelo sistema de recuperação do chiller. São 5 depósitos de 2500L para acumulação de águas quentes sanitárias e, entre eles foram criados “by-pass”, de modo a permitir o funcionamento do sistema, em situações de manutenção e/ou falha de qualquer um dos depósitos.
Preferencialmente, os painéis solares continuam a aquecer os depósitos de AQS (águas quentes sanitárias) e satisfeitas as temperaturas dos depósitos, a energia é canalizada para o aquecimento da piscina em vez de se dissipar para a atmosfera.
Visando o tema da sustentabilidade e eficiência energética, a FPF vai desenvolver um estudo de viabilidade do projeto com o SL Benfica, no sentido de avaliar os custos, o retorno e outros impactos sociais e económicos da instalação de painéis solares fotovoltaicos nas instalações desportivas “Benfica Campus”.

|