Responsabilidade Social

atuação

Diminuir o impacto da nossa atividade no meio ambiente é o objetivo do trabalho que nos propomos a desenvolver nesta área.

A utilização de painéis solares, para produção de águas quentes sanitárias e de água filtrada, através de um complexo sistema de equipamentos de purificação, são algumas das apostas para tornar a Cidade do Futebol sustentável e amiga do ambiente.

É de salientar a iniciativa levada a cabo, no âmbito da campanha “Tudo Por Portugal”, em que a partida Portugal-Estados Unidos foi um evento Carbono Zero®.  Esta foi uma iniciativa inédita, ao associar pela primeira vez as alterações climáticas e a floresta a um jogo de futebol, certificando-o como um evento ambiental e socialmente responsável.

Em 2017 demos passos importantes e inovadores, promovendo atitudes responsáveis, em defesa de um planeta melhor.

Projectos

Práticas sustentáveis em curso na Cidade do Futebol
PAINÉIS SOLARES

São utilizados desde a inauguração do espaço, em março de 2016, painéis solares para aquecimento de águas em todo o complexo. Temos 39 painéis solares, que são utilizados para produção de águas quentes sanitárias. Este sistema é apoiado por um conjunto de caldeiras modulares 4x100kW e pelo sistema de recuperação do chiller.

Neste sentido, temos 5 depósitos de 2500L para acumulação de águas quentes sanitárias – (DAQS 1 – aquecido pelo circuito de rejeição de calor do chiller); (DAQS 2 e 3 – aquecidos pelo sistema solar); (DAQS 4 e 5 – aquecidos pelas caldeiras). Entre os depósitos foram criados “by-pass”, de modo a permitir o funcionamento do sistema, em situações de manutenção e/ou falha de qualquer um dos depósitos.

Relativamente ao aquecimento da água do espaço de hidroterapia, a mesma é utilizada como fonte de calor para o sistema de climatização, em regime de recuperação no verão e meia-estação e em aquecimento durante o inverno. A troca de calor é realizada através de permutadores de placas de 90kW. Foi feita, também, a instalação de um permutador de 45 kW para dissipação da energia dos painéis solares para o aquecimento da piscina.

Preferencialmente, os painéis solares continuam a aquecer os depósitos de AQS (águas quentes sanitárias) e satisfeitas as temperaturas dos depósitos, a energia é canalizada para o aquecimento da piscina em vez de se dissipar para a atmosfera. 

ÁGUA FILTRADA

Foi adotado em todo o complexo um sistema de equipamentos para purificação de água filtrada tendo sido feito investimento em máquinas para filtrar a água que foram instaladas em todas as copas do edifício para utilização dos colaboradores do complexo, assim como para utilização nos eventos realizados na Cidade do Futebol.

Desta forma, a solução permite proporcionar água purificada da melhor qualidade a partir da fonte local, eliminando assim a dispendiosa e poluente logística de distribuição. A poupança no consumo de água engarrafada no período de 11.2017 a 12.2017 foi de 911,1 litros de água/ mês. Ao mesmo tempo existe uma poupança significativa no consumo de plásticos. 

IMPRESSÕES

Com o objetivo de diminuição das impressões nas máquinas multifunções instaladas no complexo, foram implementadas algumas medidas como impressões frente e verso e impressões a preto e branco por defeito. 

COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR

Através de uma parceria com a ONG Re-Food, todos os desperdícios alimentares das refeições realizadas na Cidade do Futebol são recolhidos pelos voluntários do projeto para entrega a famílias que delas necessitam. No ano de 2017 foram 8.385 as refeições doadasno decorrer da nossa atividade.

Carregador para viaturas elétricas e híbridas
Os parques de estacionamento da Cidade do Futebol (exterior e subterrâneo) estão equipados com carregadores energéticos para viaturas híbridas e ou elétricas.
Gestão de resíduos
Foi implementada a contentorização para a reciclagem de resíduos em todas as divisões e departamentos da Cidade do Futebol, assim como cozinhas e zonas técnicas.

Notícias

Fotos e Vídeos

;