Seleção Sub-19

Equipa Técnica

  • RUI BENTO
    Função: Treinador Nacional
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Natural de Silves, onde nasceu a 14 de janeiro de 1972, dividiu a formação como futebolista entre o Silves FC e o SL Benfica. Seguiu-se o Boavista FC (duas Supertaças, uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional). Voltou depois a Lisboa para representar o Sporting CP (um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal).

      Soma 76 internacionalizações e 5 golos em várias Seleções Nacionais, dos sub-16 aos AA. Foi campeão do Mundo de sub-20 no torneio realizado em Portugal em 1991.

      A carreira de treinador teve início em 2004/2005, no Académico de Viseu, e passou ainda por Barreirense FC, FC Penafiel e Boavista FC, antes da sua primeira passagem pela FPF, em 2009/2010.

      Iniciou a época 2010/2011 ao leme das Seleções Nacionais sub-16 e sub-18, rumando ainda nessa época a Aveiro para orientar o SC Beira-Mar. Esteve na Arábia Saudita (Al Ahli) e na Tailândia (Bangkok United). Ainda representou o CD Tondela antes de regressar à FPF, em 2016/2017.

  • Emílio Peixe
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nasceu na Nazaré a 16 de janeiro de 1973 e iniciou a carreira de futebolista no clube da terra natal, o GD “Os Nazarenos”. Em 1986 mudou-se para Lisboa a fim de representar o Sporting CP, onde jogou nos vários escalões até chegar a sénior.

      Fez parte da chamada “Geração de Ouro” do futebol português, sagrando-se campeão mundial sub-20 em Lisboa (1991), torneio em que foi considerado pela FIFA como o melhor jogador.

      Em 1995 transferiu-se do Sporting CP para o Sevilha, tendo regressado a Alvalade em 1996. Um ano depois mudou-se para o FC Porto, tendo representado ainda FC Alverca, SL Benfica e UD Leiria.

      Ao serviço das Seleções Nacionais, Emílio Peixe cumpriu 12 internacionalizações A e 84 na soma de todos os escalões. Em 1989 capitaneou a Equipa das Quinas no Europeu sub-16 da Dinamarca, que Portugal venceu batendo a RDA na final por 4-1.

      Iniciou a carreira de treinador nas seleções de formação da Federação Portuguesa de Futebol, em 2007, permanecendo desde então na estrutura.

  • Pedro Ferreira
    Função: Treinador Nacional de Guarda-Redes
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nascido em Mafra a 25 de setembro de 1965, começou a formação como guarda-redes nos iniciados do SB Corvense e terminou-a no CF Belenenses. Estreou-se como sénior aos 19 anos pelo CD Cova da Piedade e depois alinhou nas duas ligas profissionais: SCU Torreense, Académica e SG Sacavenense fizeram parte do percurso até ao regresso a uma casa que conhecia bem, o Estádio do Restelo, onde passou mais cinco anos. Jogou depois no SC Salgueiros, no Vitória SC e no FC Porto (uma Taça de Portugal e uma Supertaça), terminando a carreira de guarda-redes no Vitória FC.

      No ano 2000 foi convocado pelo então Selecionador Nacional, Humberto Coelho, para a fase final do Campeonato da Europa.

      Já como treinador, iniciou a sua ligação à FPF em 2004, durante o Campeonato da Europa de Sub-21 que decorreu na Alemanha. O treinador de guarda-redes exerceu simultaneamente as mesmas funções no Vitória FC (primeiros nos escalões de formação e mais tarde na equipa principal) até 2007, ano em que passou a trabalhar exclusivamente no desenvolvimento dos jovens talentos das balizas nacionais.