Seleção A Feminina

Equipa Técnica

  • Francisco Neto
    Função: Selecionador Nacional
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Francisco Neto nasceu em Mortágua a 11 de julho de 1981. Tinha seis anos quando começou a acompanhar os treinos do pai, Carlos Neto, no Mortágua FC, o emblema da terra que o viu crescer. Cedo quis seguir as peugadas do progenitor e acabou por fazê-lo em 2001, aos 20 anos, quando o convidaram a orientar a seleção distrital de sub-13 da Associação de Futebol de Viseu.

      Em 2007 foi promovido ao cargo de coordenador técnico na AF Viseu, passando a ser responsável por todas as seleções distritais da associação. Essa posição levou-o a cumprir um estágio na Seleção Nacional A feminina, durante o torneio internacional de futebol feminino Algarve Cup.

      O estágio na principal Equipa das Quinas feminina levou-o a integrar o corpo técnico da então Selecionadora Mónica Jorge, onde desempenhou a função de treinador de guarda-redes até 2010.

      Mais tarde, foi convidado a treinar a Seleção Indiana de sub-21 masculina e conduziu a Índia a uma histórica medalha de ouro na competição. No regresso a Portugal, novo convite da FPF, desta feita para ser o timoneiro da principal Seleção Nacional feminina, o que viria a acontecer em fevereiro de 2014. Dois anos depois de assumir o comando técnico de Portugal, Francisco Neto garante o primeiro apuramento da Equipa das Quinas para a fase final do Campeonato da Europa, a realizar na Holanda no verão de 2017.

      No currículo do Selecionador Nacional de futebol feminino - que se licenciou em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, e possui mestrado na mesma área, obtido na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, - constam ainda passagens pelos escalões de formação de clubes como o SC Salgueiros, o Repesenses e o Dínamo Clube da Estação. Além de desempenhar o cargo de Selecionador Nacional, Francisco Neto é o Coordenador Metodológico do futebol de formação feminino na Federação Portuguesa de Futebol.

  • Marisa Gomes
    Função: Treinadora Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Natural de Santa Maria Feira, nasceu a 13 de março de 1980 e rumou à Federação Portuguesa de Futebol em 2012, para integrar, primeiro, as seleções femininas jovens e, mais tarde, a equipa técnica da principal Seleção feminina.

      Antes de chegar ao futebol, Marisa Gomes jogou e treinou futsal na equipa feminina do Vilamaiorense, clube da Associação de Futebol de Aveiro. Licenciada em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, especializou-se em alto rendimento no futebol.

      O percurso como treinadora de futebol começou na formação do FC Porto, nos escalões de sub-11 e sub-13 masculinos. Foi durante quatro épocas coordenadora técnica da Escola do Dragão, do Futebol Clube do Porto. Passou, depois, pelos escalões de formação do FC Foz e do Sporting CP.

      Foi sob o seu comando que a Seleção Nacional sub-16 feminina fez história em 2016, conquistando o primeiro Torneio de Desenvolvimento da UEFA, com um pleno de vitórias e sem sofrer golos.

  • Nuno Costa
    Função: Treinador Nacional de Guarda-Redes
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nasceu em Viseu a 28 de outubro de 1986 e rumou à Federação Portuguesa de Futebol na época 2014/15, para integrar a equipa técnica liderada por Francisco Neto, com quem trabalhara na Associação de Futebol de Viseu.

      Praticante de futebol, jogou na posição de guarda-redes em várias formações do distrito de Viseu, até abraçar a carreira de treinador. Treinou guardiões de todos os escalões jovens, em clubes como o Viseu 2001, o Lusitano FC, o Dínamo Clube Estação e O Castro. Na AF Viseu, desempenha desde 2005/06 funções de Coordenador do Gabinete de Análise e Seleção de Guarda-redes, tanto nos escalões masculinos como femininos sub-13, sub-14, sub-15, sub-18, e também nos seniores.

      Integra a equipa técnica que conduziu a Seleção Nacional Feminina A a uma inédita presença na fase final do Campeonato da Europa de 2017, na Holanda. É licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e tem mestrado nessa área.