Portugal na Ronda de Elite

Futebol Fem. - Sub-19

A Equipa das Quinas perdeu diante da Suécia, 0-1, mas assegurou desde já a presença na derradeira fase de qualificação para o Euro-2017 como uma das melhores segundas classificadas de todos os grupos.

A Seleção Nacional feminina sub-19 jogou este domingo, na Bósnia-Herzegovina, a última ronda do Grupo 7 da primeira fase de apuramento para o Campeonato da Europa Irlanda do Norte 2017.

A Equipa das Quinas defrontou a Suécia a precisar de uma vitória para ficar em primeiro lugar, sabendo que o segundo posto também podeia valer a presença na Ronda de Elite – a derradeira fase de qualificação para o Euro-2017.

Portugal e Suécia venceram os seus primeiros dois jogos diante da Bósnia-Herzegovina e Geórgia e procuravam a sua terceira vitória, que acabou por ser conseguida pela formação nórdica graça a um tento solitário de Ebba Hed, aos 67 minutos.

A derrota deixou Portugal no segundo posto e na Ronda de Elite, pois tem já garantido um dos dez melhores segundos lugares dos onze grupos.

Susana Cova em discurso direto
A Equipa das Quinas não conseguiu vencer, mas deu boa réplica diante de um adversário mais experiente e conseguiu os seus objetivos como explicou a treinadora Susana Cova ao fpf.pt.

“O nosso primeiro grande objetivo foi cumprido, que era passar à Ronda de Elite e poder discutir a presença no próximo Europeu. Partimos para esta competição com dois grandes objetivos. O primeiro era passar esta fase. Tratava-se de um objetivo comungado por todos e todos estão de parabéns – jogadoras, equipa técnica e restante delegação – pelo trabalho que desenvolveram e permitiram que fosse possível seguirmos em frente. Em segundo, tínhamos como objetivo crescer e evoluir. Conseguimos esse objetivo de se nos superarmos em cada jogo e terminámos com um crescimento notório. Foi pena não podermos ter disputado este último jogo no nosso País, pois conseguimos mostrar a nossa forma de jogar e a nossa identidade. Jogámos à Portugal e foi pena que as pessoas não pudessem ter assistido. Perdemos diante de uma grande equipa que conseguiu ter mais remates. A Suécia apresentou uma equipa mais madura, com apenas uma jogadora sub-18 e todas as restantes mais velhas. Nós contamos com 10 jogadoras sub-18, que ainda vão poder disputar o próximo apuramento de sub-19, e isso dá-nos garantias de futuro. Estamos confiantes no caminho que a Federação Portuguesa de Futebol e que todas as pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento feminino estão a fazer. Estamos a crescer em conjunto e isso é muito positivo para o futebol feminino que pretendemos.”

Ficha de Jogo
1.ª fase de qualificação Campeonato da Europa Irlanda do Norte 2017
3.ª jornada do Grupo 7
Estádio Etno Selo Stanisići, em Bijeljina (Bósnia-Herzegovina)

Árbitro: Sarah Garratt (Inglaterra).
Árbitros assistentes: Abigail Marriott (Inglaterra) e Aida Jusufović (Bósnia-Herzegovina).
Quarto árbitro: Tanja Racic (Bósnia-Herzegovina).

PORTUGAL 0-1 SUÉCIA (0-0 ao intervalo)

Portugal: Inês Pereira; Bárbara Marques, Diana Gomes, Bruna Costa e Tânia Rodrigues; Leandra Pereira - Cap. (Maria Inês, 89'), Sofia Borges e Neuza Besugo; Catarina Amado, Rita Cheganças e Josephine Monteiro.
Suplentes não utilizadas: Daniela Araújo, Juliana Silva, Inês Salvador, Nicole Nunes, Carolina Rocha e Beatriz Fonseca.
Treinadora: Susana Cova.
Golos: -.
Disciplina:-.

Suécia: Moa Öhman; Selina Henriksson, Saga Ollerstam, Edina Filekovic - Cap. e Amanda Nildén; Freja Olofsson, Nellie Lilja, Ebba Wieder (Marika Bergman-Lundin, 72') e Ida Strömblad; Emma Westin (Matilda Plan, 90+1') e Therese Simonsson (Ebba Hed, 56').
Suplentes não utilizadas: Agnes Granberg, Lovisa Lennartsson, Evelina Finndell e Cajsa Åkerberg.
Treinadora: Pär Lagerström.
Golos: Ebba Hed (67').
Disciplina:-.


;

Notícias