Tudo em aberto

Futebol Fem. - Seleção A

Portugal empata a zero com a Roménia, na 1.ª mão do 'play-off' de acesso ao EURO-2017. Decisão fica adiada para terça-feira.

A Equipa das Quinas assegurou, esta sexta-feira, um importante empate sem golos frente à Roménia, a seleção que a separa de uma primeira presença na fase final de um Campeonato da Europa. As decisões do 'play-off' de acesso ao EURO-2017 ficam, assim, adiadas para a segunda mão, agendada para terça-feira, em Cluj.

A jogar em casa, no Estádio do Restelo, a formação comandada por Francisco Neto mostrou-se mais forte e rápida em todos os setores, tendo criado as melhores oportunidades na partida. No entanto, não conseguiu traduzir essa superioridade no marcador.

Cláudia Neto, capitã e 'motor' da armada lusa, falhou na conversão de uma grande penalidade cometida sobre Ana Leite, aos nove minutos. Primeiro rematou ao poste e, depois, às costas da guarda-redes Paraluta, na recarga.

Ana Leite e Carolina Mendes também estiveram perto de marcar. E o mesmo aconteceu com Diana Silva, que entrou na segunda parte e chegou a tirar do caminho três adversárias, antes de tentar a sorte. Já as romenas entraram bem, mas nunca conseguiram contornar a defesa lusa. 

Recorde-se que, neste 'play-off', está em causa a 16.ª vaga para a fase final do EURO-2017, onde já estão garantidas as seleções de Holanda (anfitriã), Alemanha (campeã em título), Áustria, Bélgica, Dinamarca, Inglaterrra, França, Islândia, Itália, Noruega, Rússia, Escócia, Espanha, Suécia e Suíça.

A fase final do Europeu vai decorrer entre julho e agosto de 2017, na Holanda.

Francisco Neto em discurso direto:

"Faltou-nos fazer golo. Criámos oportunidades de golo e estivemos sempre por cima, mas faltou-nos discernimento no último passe. Um dos nossos objetivos era não sofrer golos. Não conseguimos o primeiro, que era vencer.  Temos uma seleção capaz de continuar neste registo. Vamos chegar à Roménia para impor o nosso jogo e vencer. O nosso objetivo só pode ser um, que é chegar ao Europeu.Pela segunda parte que fizemos não notámos a pressão de termos falhado a grande penalidade. A Roménia também tem o seu valor, na segunda parte houve momentos em que não controlámos totalmente o jogo. Não penso que a grande penalidade tenha afetado a nossa equipa."

Ficha de jogo:

Estádio do Restelo, em Lisboa
1.ª mão do 'Play-off' de acesso ao EURO-2017
Portugal 0 - 0 Roménia

Árbitro: Katalin Kulcsár (Hungria)
Auxiliares: Judit Kulcsár e Brigitta Makkosne Petz (Hungria)
4.º Árbitro: Gyöngy Gaál (Hungria)

Portugal - Patrícia Morais, Matilde Fidalgo, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Ana Borges, Dolores Silva, Suzane Pires, Amanda da Costa (Fátima Pinto, 67'), Cláudia Neto - cap., Carolina Mendes e Ana Leite (Diana Silva, 84')
Suplentes não utilizadas: Jamila Martins, Raquel Infante, Patrícia Gouveia, Andreia Norton, Tatiana Pinto.
Treinador: Francisco Neto
Golos: nada a assinalar
Disciplina: nada a assinalar

Roménia - Andrea Paraluta, Corduneanu, Lidia Havristiuc, Maria Ficzay, Olivia Oprea (Adina Giurgiu, 73'), Ioana Bortan, Iulia Vatafu, Gabriela Vaicu, Sarghe (Ciolacu, 56'), Alexandra Lunca (Laura Rus, 66'), Florentina Spanu - cap., 
Suplentes não utilizadas: Roxana Oprea, Beatrice Tarasila, Teodora Meluta.
Treinador: Mirel Albon
Golos: nada a ssinalar
Disciplina: Amarelos - Corduneanu (45'), Vatafu (80')

 


;

Notícias