TIFA, Special Ones e Bola Colorida

Diversidade e inclusão

Apurados os projetos vencedores ao Prémio Futebol Para Todos

TIFA, Special Ones e Bola Colorida são os três projetos vencedores do Prémio Futebol Para Todos, iniciativa criada pela Federação Portuguesa de Futebol no início deste ano e que tem como objetivo envolver a sociedade civil no combate à discriminação e a promoção da inclusão social.

Em primeiro lugar classificou-se o TIFA (Torneio Internacional de Futebol Adaptado), uma iniciativa da APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve que visa promover a inclusão e a igualdade de oportunidades de pessoas com deficiência através da realização de um torneio internacional de futebol adaptado em Albufeira. O projeto engloba quatro eventos distintos, sendo estes: (i) torneio internacional de futebol adaptado em Albufeira; (ii) seminário “Inclusão Para Todos”; (iii) feira “Saúde e Desporto Adaptado”; (iv) jogo solidário “Futebol Para Todos”.

Em segundo lugar ficou o projeto Special Ones - promovido pelo Centro Social de Palmela -, que pretende fomentar a inclusão social de jovens provenientes de contextos sócio económicos desfavorecidos através da motivação para a prática do Futebol, enquanto veículo promotor do combate à discriminação e promoção da melhoria das condições de vida e integração social; durante uma “Semana de Campo” serão desenvolvidas várias iniciativas que permitirão aos grupos envolvidos vivenciar o “Mundo do Futebol” através da participação em workshops de motivação, fair play e alimentação saudável, entre outras. No final do projeto, pretende-se que os jovens sejam integrados em equipas locais e que o aumento das suas competências se espelhe nas diversas áreas da sua vida. O projeto terá voluntários ao abrigo do Programa ERAMUS+.

Em terceiro lugar qualificou-se o projeto Bola Colorida, iniciativa de intervenção comunitária, promovida pela Associação Nacional de Futebol de Rua (ANFR), em estreita colaboração com a Academia Cidadã e que utiliza o futebol de rua para promover a inclusão social de crianças e jovens, dos 6 aos 30 anos, em situação de vulnerabilidade social através da capacitação dos grupos socialmente desfavorecidos e da promoção do diálogo intercultural.  O “Bola Colorida” desenvolverá experiências piloto de futebol de rua nos bairros Horta Nova, em Carnide e Quinta do Cabrinha, em Alcântara. 

A administradora do Grupo Impresa e presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, a Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e fundadora da Corações Com Coroa, Catarina Furtado, o Vice-Presidente da FPF, Humberto Coelho e a Diretora para o futebol feminino da FPF, Mónica Jorge, formaram o painel de jurados que avaliaram as candidaturas apresentadas ao Prémio Futebol Para Todos.

O período de candidaturas ao Prémio Futebol Para Todos começou a 3 de janeiro e terminou a 30 de abril; foram recebidas mais de meia centena de candidaturas pelo grupo de trabalho da área de responsabilidade social da Federação Portuguesa de Futebol.


;

Notícias