Prevenção de match fixing na União de Leiria

Institucional

Ação foi dirigida à equipa principal, que participa no Campeonato de Portugal, e aos Juniores.

A União de Leiria recebeu, esta sexta-feira, uma ação de formação de combate ao match-fixing e proteção da integridade das competições, no âmbito do plano de formação “Integridade no Futebol”.

A ação de esclarecimento, que foi solicitada pelo emblema da cidade do Lis, foi dirigida à equipa principal - que milita no Campeonato de Portugal - e aos Juniores A. Rute Soares, Integrity Officer UEFA/FPF, e João Oliveira, responsável pelo gabinete jurídico do SJPF e especialista na matéria do combate à viciação de resultados, assumiram o ato formativo.

Pedro Luís, capitão da equipa de Juniores A, elogiou a iniciativa: "Foi uma sessão esclarecedora para todos nós. Alguns de nós não estávamos tanto a par deste assunto, sendo assim acho que foi uma boa iniciativa", referiu.

Em declarações ao fpt.pt, Hernâni pediu união para este combate ao match-fixing: "Estejam preparados para ajudar para que, da melhor forma possível, possamos eliminar este tipo de práticas no nosso futebol", acrescentou.

O programa “Integridade no Futebol” contempla um conjunto de ações que visa combater eventuais atos de corrupção no âmbito do chamado match fixing (resultados combinados). Um dos exemplos é a formação que tem decorrido em território nacional e a todas as equipas profissionais durante a época. 

O objetivo passa por alertar e dotar os jogadores de conhecimentos e ferramentas de segurança, como é exemplo a plataforma “Deixa-te de Joguinhos”, disponibilizada online e onde os atletas podem denunciar quaisquer tentativas ou abordagens suspeita.


;

Notícias