Seleção A Feminina

Prontas para defrontar a Itália

Futebol Fem. - Seleção A

Francisco Neto quer contrariar o favoritismo das transalpinas. Carolina Mendes, em dia de aniversário, também mostra ambição.

A Seleção Nacional A feminina disputa, esta terça-feira, frente à Itália, o seu terceiro jogo de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2019. Depois de ter goleado a Moldávia na ronda anterior (8-0), a armada lusa tudo fará para somar mais pontos diante das transalpinas. A garantia é dada pelo Sellcionador Nacional, Francisco Neto.

"Em teoria, as italianas são favoritas. Mas por aquilo que Portugal tem feito nos últimos tempos, temos de reduzir esse espaço e favoritismo. Temos sido competentes e temos que ter capacidade para que esse favoritismo não se note dentro de campo", começou por dizer o treinador, em conferência de imprensa no palo do jogo, o Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Francisco Neto fez notar que o estilo de jogo da formação italiana será "completamente distinto" daquele que apresentou a Moldávia. "É uma equipa muito experiente e estão com muita frequência ao mais alto nível. Tecnicamente, é muito forte em todos os setores, e fisicamente também. Conseguem ter uma grande intensidade durante o jogo todo", explicou, fazendo notar que várias internacionais transalpinas disputaram recentemente os oitavos de final da Liga dos Campeões feminina, ao serviço do Brescia e da Fiorentina.

Na antevisão do encontro, o Selecionador Nacional sublinhou ainda que "é provável que Portugal defenda mais" neste jogo. "Será um jogo mais repartido. Não teremos a bola tanto tempo como no jogo com a Moldávia. Temos de estar preparadas e altamente concentradas. Vai ser um jogo, acima de tudo, de superação", reforçou.

Carolina Mendes ambiciosa em dia de aniversário 

Em dia de aniversário, a avançada Carolina Mendes, que joga em Itália, com a camisola do Atalanta, também fez a antevisão da partida mostrou ambição. "A Itália é uma seleção muito forte e costuma estar presente nas fases finais de Europeus e Mundiais. Vai ser um jogo bastante difícil, mas claro que vamos tentar vencer”.

A jogadora destacou o apoio do público nos jogos de Portugal: "Espero que as bancadas estejam compostas no Estoril. Espero que as pessoas vão ao estádio. Vai ser um jogo muito bonito. Vai ser uma boa tarde de futebol e espero que Portugal saia vencedor deste duelo" 

A partida entre portuguesas e transalpinas, marcada para esta terça-feira, às 17h00, será transmitida em direto pela RTP1.

Itália no top 20 mundial e com percurso imaculado

A seleção italiana está 16 lugares acima da portuguesa no ranking mundial da FIFA, ocupando o 18.º lugar [Portugal é 34.º]. Chegará ao Estoril com um percurrso imaculado na qualfiicação para o Campeonato do Mundo França 2019. Em três jogos disputados, somou três vitórias e não sofreu qualquer golo, contabilizando um total de nove pontos.

A formação comandada por Francisco Neto disputou duas partidas de apuramento, tendo perdido uma [1-0 frente a Bélgica] e vencido outra [8-0 frente à Moldávia]. Encontra-se no terceiro lugar do Grupo 6 da zona europeia de qualificação, com três pontos, atrás de Bélgica (9 pontos) e Itália (9 pontos) e à frente da Moldávia e da Roménia, ambas sem pontos conquistados. 

Árbitra espanhola no Portugal-Itália

A espanhola Marta Huerta de Aza foi a árbitra escolhida para dirigir o encontro da Seleção Nacional com a congénere italiana. Será auxiliada pela compatriota Guadalupe Porras Ayuso e a romena Andrada Aloman. A portuguesa Vanessa Alexandra Dias desempenhará funções de quarto árbitro.

DESCARREGUE AQUI O DOSSIÊ DE IMPRENSA DA SELEÇÃO A FEMININA ATUALIZADO


;

Notícias