Seleção Sub-21

Portugal infeliz na Bósnia

Seleção Sub-21

Seleção Nacional sub-21 perdeu por 3-1 frente à Bósnia Herzegovina em jogo de qualificação para o Euro 2019.

A Seleção Nacional sub-21 perdeu por 3-1 frente à congénere bósnia na sua segunda partida de qualificação para o Euro 2019, disputada no BH Football Training Center, em Zenica,

Consulte aqui o relatório media da partida.

Num encontro dividido, Portugal entrou melhor mas permitiu aos bósnios a reviravolta no marcador. Aos 8 minutos, na primeira grande oportunidade de golo para Portugal, a centro de Fernando Fonseca, Gamboa cabeceou ao poste mais distante da baliza adversária e a bola caprichosamente bateu na parte de dentro do poste e ressaltou para fora. Dois minutos mais tarde, Portugal chegou ao golo. João Carvalho, solicitado por Yuri Ribeiro, à entrada da área, faz um belo remate em arco que só terminou no fundo das redes bósnias.

Aos 14, o primeiro susto para a baliza lusa com um golo anulado à Bósnia por posição de fora de jogo do número nove Demirovic. Com os bósnios a praticarem um futebol bastante físico e veloz, o golo do empate surgiu, aos 22´, na sequência de um pontapé de canto, com Serbecic a aproveitar um primeiro desvio para cabecear com êxito à baliza lusa.

Aos 35´, um perigoso livre direto de Xadas obrigou o guardião Nemanja Trkulja a bela defesa. Um minuto depois, uma excelente iniciativa individual de Gil Dias culminou com mais uma defesa apertada do guardião bósnio.

Na segunda parte, a toada do encontro manteve-se e só à passagem do quarto de hora Portugal conseguiu criar perigo com um remate de fora da área de Rúben Neves. 

Na resposta os bósnios, com uma perigosa incursão pela esquerda, só não chegaram ao golo graças a um corte providencial de Yuri Ribeiro já no centro da área. 

Com o encontro a manter-se repartido, seriam os bósnios a passar para a frente no marcador após uma transição rápida que Demirovic finalizou com eficácia. 

Nem sempre esclarecidos no ataque, os lusos reagiram e continuaram a procurar o golo. Pedro Delgado num remate de fora da área obrigou Trkulja a excelente defesa e, nos minutos finais, não conseguiu, no coração da área, corresponder certeiramente a um bom centro na direita.

Já em tempo de descontos, Luka Menalo, na sequência de um ressalto no interior da área, fechou o marcador em 3-1

Recorde-se que este foi o segundo encontro de Portugal na qualificação para o Euro 2019.  No passado mês de setembro, a Equipa das Quinas venceu, em Chaves, o País de Gales por 2-0.  

 
Ficha de jogo
Qualificação Campeonato da Europa - Itália 2019
Grupo 8
BH Football Training Center (Zenica, BH)

Árbitro: Manuel Schuettengruber (Aus) 
Árbitros assistentes:  Roland Brandner e Clemens Schuettengruber(Aus)
4.º Árbitro: Dieter Muckenhamme (Aus)

Bósnia Herzegovina: Nemanja Trkulja; Eldar Čivić, Besim Šerbečić, Stjepan Radeljić, Darko Todorović, Marijan Ćavar (Zinedin Mustedanagić, 80´), Stjepan Lončar,  Ivan Jukić (Mićo Kuzmanović, 85´), Amer Gojak, Demir Peco (Luca Menalo, 70´) e Ermedin Demirovic 
Suplentes: Azir Muminović, Vladan Danilović, Advan Kadušić e Osmanković
Treinador: Vinko Marinović.
Golos: Besim Šerbečić (22´) e Ermedin Demirovic (77´).
Disciplina: Cartão amarelo: Ermedin Demirovic (28) e Darko Todorović (38´) .

Portugal: Joel Pereira; Fernando Fonseca, Rúben Dias, Francisco Ferreira, Yuri Ribeiro; Rúben Neves, Xadas (João Félix, 56´), João Carvalho (Pedro Rodrigues,56´), João Gamboa (Pedro Delgado, 74´) , Gil Dias e Diogo Jota,
Suplentes: Diogo Costa, Diogo Dalot, Heriberto Tavares e Diogo Gonçalves.
Treinador: Rui Jorge.
Golos: João Carvalho (10´).
Disciplina: Cartão amarelo: Rúben Neves (64´) e João Félix (66´).

Neste momento a clasisficação do Grupo 8 está ordenada da seguinte maneira:

1-Roménia:           4 jogos 10 pontos
2- Suíça:               5 jogos  7 pontos 
3-País de Gales    3 jogos 6 pontos
4-Bósnia               4 jogos 6 pontos;
5-Portugal             2 jogos   3 pontos
6-Liechtenstein     4 jogos 0 pontos

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção

Euro 2019

Na fase de qualificação do Europeu de Itália 54 países competem pelas onze vagas na fase final do Euro sub-21,a disputar em 2019.

Os nove vencedores dos grupos qualificam-se diretamente para a fase final do Euro 2019, a disputar em Itália, cuja seleção já está automaticamente qualificada, e em San Marino. 

Os quatro melhores classificados dos nove grupos - tendo em conta apenas os resultados frente aos cinco primeiros classificados de cada grupo, disputarão um play-off para definir os dois últimos classificados para o Euro 2019.

Com destaque para as seleções do Kosovo e Gibraltar, estreantes em fase de qualificação para o Euro sub-21, os nove grupos ficaram assim definidos:

Grupo 1: República Checa, Croácia, Grécia, Moldávia, Bielorrússia e San Marino

Grupo 2: Espanha, Eslováquia, Islândia, Albânia, Estónia e Irlanda do Norte.

Grupo 3: Dinamarca, Polónia, Finlândia, Geórgia, Lituânia e Ilhas Faroé.

Grupo 4: Inglaterra, Holanda, Ucrânia, Escócia, Letónia e Andorra.

Grupo 5: Alemanha, Israel, Noruega, República da Irlanda, Azerbaijão e Kosovo.

Grupo 6: Suécia, Bélgica, Turquia, Hungria, Chipre e Malta.

Grupo 7: Sérvia, Áustria, Rússia, Macedónia, Arménia e Gibraltar.

Grupo 8: Portugal, Suíça, Roménia, País de Gales, Bósnia-Herzegovina e Liechtenstein.

Grupo 9: França, Eslovénia, Montenegro Bulgária, Kasaquistão e Luxemburgo.


;

Notícias