Comunicação fundamental em época de estreia

Video-Árbitro

Com a ajuda do VAR, ainda nenhum jogo foi decidido por um erro claro da equipa de arbitragem nas cinco jornadas já decorridas na Liga NOS

O projeto vídeo-árbitro começou em Portugal em agosto de 2016, com o primeiro teste offline. O Conselho de Arbitragem da FPF sempre entendeu que um dos pontos fundamentais do projeto seria comunicar; com os clubes, com quem faz opinião e informa e com os adeptos.

Liderado pelo IFAB, o vídeo-árbitro é regido por um protocolo que vai na versão 8 e é utilizado em todos os países que aderiram ao projeto. É algo novo, no segundo ano da fase de testes definida pelo IFAB. Por isso, logo em agosto de 2016 foram feitas ações de divulgação.

https://www.youtube.com/watch?v=JVGJF0ctb8s

Ao longo da época passada foram aproveitadas todas as oportunidades para permitir que os jornalistas tivessem acesso às carrinhas e pudessem falar com árbitros e Conselho de Arbitragem. Em maio de 2017, quando foi decidido que a Taça de Portugal seria o primeiro jogo com vídeo-árbitro live, o CA reuniu jornalistas de todos os meios na Cidade de Futebol e disponibilizou-se para todas as perguntas. Os jornalistas puderam mais uma vez estar na carrinha e experimentar.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/video-arbitro-so-vai-acabar-com-erros-grosseiros-de-arbitragem

Sempre foi dito pelo CA uma coisa essencial: o vídeo-árbitro não acabará com os erros. Ele servirá acima de tudo para combater os erros claros. Parte sempre de uma pergunta: foi esta decisão claramente errada? Se a resposta é sim, pode intervir. Se há dúvida, deve abster-se.

Depois da final da Taça de Portugal, o árbitro teve oportunidade de partilhar com todos a experiência.

https://www.youtube.com/watch?v=EftLX94QeLc&t=7s

E explicar – todas as oportunidades são boas! - o âmbito de utilização do VAR.

https://www.youtube.com/watch?v=lzIuOzQvu3Y&t=34s

Neste processo, o IFAB é essencial.

https://www.youtube.com/watch?v=aHWvo6i93WQ

E um outro momento de comunicação com o diretor técnico do IFAB.

https://www.youtube.com/watch?v=FDFVrIzW4Zg

O Conselho de Arbitragem nunca escondeu que ao longo do processo haveria falhas. Mas mesmo assim valia a pena assumir a utilização do vídeo-árbitro, por ser nossa convicção que os ganhos em verdade desportiva seriam sempre muito superiores às falhas.

https://www.youtube.com/watch?v=_gYVDY06q_s&t=17s

Com cinco jornadas decorridas, ainda nenhum jogo foi decidido por um erro claro da equipa de arbitragem. Já foram revertidos erros que influenciariam o resultado. E já houve falhas, felizmente de uma dimensão muito inferior aos erros que o vídeo-árbitro ajudou a reparar. O futebol está a ganhar com o vídeo-árbitro.

Uma vez que o vídeo-árbitro passaria a estar em todos os jogos em 2017/18, foi intensificada a divulgação. O CA deve fazer mais do que alguma vez se fez. Ir mais longe e correndo riscos.

Foi criada uma conta de Twitter. https://twitter.com/Videoarbitro

Neste espaço são partilhados dados sobre o projeto, como exemplos, relatórios, recomendações do IFAB. Depois do Sporting-Monaco foi divulgada a comunicação entre árbitro e vídeo-árbitro.

https://www.youtube.com/watch?v=2Ud0GypFvVQ&t=22s

Como parte do processo de comunicação, que se entende ser essencial, no final da jornada 1 foi divulgado o relatório do VAR na Supertaça. Para que se compreenda que a atividade de VAR está sujeita a escrutínio e avaliação. De resto, os relatórios são todos enviados para o IFAB, assim como diversos lances de todos os jogos: imagens e comunicação entre VAR, AVAR e árbitro. Tudo isto está protocolado, é igual em todo o mundo.

https://pt.scribd.com/document/356075408/Projeto-Video-arbitro-2

Dois árbitros (além de Hugo Miguel, na Taça de Portugal), já partilharam a sua experiência como VAR.

https://www.youtube.com/watch?v=prbFOp5bVX8&t=22s

https://www.youtube.com/watch?v=qdM0CQRS2uU

Foram divulgadas imagens e processo de decisão de seis dos 10 lances revertidos pelo árbitro com auxílio da intervenção do vídeo-árbitro.

https://www.youtube.com/watch?v=yEeg3EY02_k

https://www.youtube.com/watch?v=eoiTHDaJrm8

https://www.youtube.com/watch?v=SfXvDrkyCbc

https://www.youtube.com/watch?v=Xoh7ebXQu8s

https://www.youtube.com/watch?v=PlbN4VtX5dg

https://www.youtube.com/watch?v=8QoMQ0N_r3E

A avaliação que se faz do processo é muito positiva. Os clubes estão informados, os jornalistas também, a generalidade dos comentadores já compreendeu os limites do protocolo. O comportamento dos adeptos nos estádios, em momentos de revisão, tem sido 100 por cento correto.

Sabendo que ainda muito a fazer, o CA continuará a procurar oportunidades de comunicação e aperfeiçoamento.

 


;
;
14 de Setembro 2017
Foto

FPF

Notícias