Nova sede da APAF inaugurada esta terça-feira

Arbitragem

Cerimónia contará com a presença do Presidente da FPF, Fernando Gomes, e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Luciano Gonçalves salienta apoio da FPF

A nova sede da Associação Portuguesa dos Árbitros de Futebol (APAF) será uma realidade a partir desta terça-feira, a data da inauguração oficial. A associação deixa o centro de Lisboa para ocupar instalações próprias no Monte Abraão, concelho de Sintra.

A cerimónia está agendada para as 18 horas e contará com a presença do Presidente da FPF, Fernando Gomes, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Isto para além do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, dos líderes da Liga Portugal (Pedro Proença), Sindicato de Jogadores (Joaquim Evangelista), Associação de Treinadores (José Pereira) e associações distritais de futebol.

Destaque ainda para a presença do presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, José Fontelas Gomes, tal como árbitros no ativo, antigos árbitros, membros dos núcleos e dos conselhos de arbitragem distritais.

Será um momento especial, nas palavras do presidente da APAF, Luciano Gonçalves. “Esta mudança é um grande passo para a vida da nossa associação. Aos 37 anos, já merecíamos um espaço com dignidade, onde mostrar o espólio e respeitar todos os que fizeram da APAF o que é hoje. Fizemos deste assunto um objetivo e felizmente conseguimos concretizar”, afirmou o dirigente a www.fpf.pt.

Num momento de tão grande significado, o líder associativo não esquece o percurso até aqui: “A ideia já vinha da anterior Direção, da qual também fazia parte. Sabíamos que nas instalações antigas iríamos estar muito condicionados, já que o aumento da renda seria brutal a partir de novembro. Resolvemos avançar e temos de agradecer muito o contributo da Federação Portuguesa de Futebol e do seu presidente, pelo apoio financeiro que nos prestou. Só assim foi possível o nosso projeto ser uma realidade”.

O projeto da APAF, recorde-se, foi um dos contemplados com o programa de apoio ao desenvolvimento do futebol, desenvolvido pela FPF, com os 4,2 milhões de euros decorrentes da venda da antiga sede da Praça da Alegria, recebendo a quantia de 48 mil euros.

Nas novas instalações, a associação poderá ainda concretizar um outro objetivo: a criação de um museu. “Desde o início que a nossa ideia era criar um espaço que servisse de memória da APAF, recordando todos aqueles que contribuíram para o crescimento da nossa associação. Felizmente também já é uma realidade, apenas com o espólio que tínhamos nas outras instalações. Mas a nossa intenção é que seja enriquecido com a colaboração de árbitros e antigos árbitros. E decidimos também dar o nome do museu ao Mestre Joaquim Campos, como forma de gratidão, porque foi uma pessoa que deu tudo pela APAF ao longo da sua vida”, explica Luciano Gonçalves.

O presidente deixa ainda uma última ideia: “Queremos prestar um serviço cada vez melhor aos nossos sócios, envolvendo cada vez mais os jovens na família da arbitragem, para tornar esta numa associação que seja realmente de todos os árbitros”.

 


;
;
14 de Agosto 2017
Foto

FPF/André Sanano

Notícias