Seleção Sub-19

Portugal vence Torneio de La Manga

Seleção Sub-19

Portugal venceu a Noruega por 1-0 e conquistou o Torneio Internacional de La Manga pela oitava vez na história. Hélio Sousa diz que Portugal manteve a tradição vencedora e a qualidade de jogo.

.

A Seleção Nacional sub-19 enfrentou e venceu a Noruega por 1-0, conquistando pela oitava vez o Torneio Internacional de La Manga. 

Depois de uma vitória frente à Eslováquia (3-0), no encontro inaugural, e de uma derrota pela margem mínima frente à República da Irlanda (0-1), os comandados de Hélio Sousa partiam para o encontro sabendo que só uma vitória frente ao atual líder da classificação garantia a revalidação do título.

Numa primeira parte dividida mas em que as melhores ocasiões pertenceram aos noruegueses, Portugal acabou por beneficiar da expulsão por duplo amarelo de Jeans Hauge, aos 39´.

Em superioridade numérica, Portugal acabou por ser mais forte na segunda parte da contenda. Depois de uma excelente ocasião de golo por Pedro Marques, Miguel Luís, aos 61´, na sequência de um remate de belo efeito, marcou o golo que decidiu a partida e o torneio.

Com a vantagem no marcador, Portugal gozou ainda de excelentes ocasiões que Rafael Leão e Mesaque Dju não conseguiram concretizar após excelentes iniciativas do ataque luso.

No final da partida, face a uma reação da Noruega, a quem o empate dava a vitória em La Manga, Portugal conseguiu manter invioláveis as redes de Diogo Costa.

A Equipa das Quinas conquistou pela oitava vez, em nove edições, o título de campeão do Torneio Internacional de La Manga. João Queirós, o defesa e capitão de Portugal, foi eleito como o melhor jogador do Toreneio de La Manga. 

No penúltimo encontro do torneio, a Eslováquia venceu a República da Irlanda por 3-1. 

Hélio Sousa em discurso direto

- "Conseguimos manter a tradição de vencer o torneio e apresentar qualidade de jogo que é essencial. Tivemos a oportunidade de dar esta competição aos nossos jogadores antes da Ronda de Elite e saímos daqui todos mais valorizados, nomeadamente na identidade do futebol português e do jogador português. Conseguimos ter neste grupo trabalho onze jogadores que, juntos, ainda não tinham sequer dez internacionalizações. Isso valoriza ainda mais a capacidade de vencer as dificuldades que passámos. Tiveram uma grande capacidade de apreensão da nossa identidade de jogo e tentaram sempre colocá-la em prática".

-"Não queríamos chegar aqui com a obrigação de ganhar para vencer torneio mas, felizmente, pudemos lutar pela vitória e acho que a conseguimos com todo o mérito. "

- "Os primeiros 15 minutos foram mais divididos com eles a construirem ocasiões talvez mais perigosas. A partir da segunda ocasião deles, acho que dominámos o encontro e a expulsão também nos ajudou. Nessa altura  a equipa teve de fazer um esforço de controlo emocional que, por exemplo, faltou no último jogo. Tivemos de controlar a circulação da bola e a capacidade de criar situações perfeitas para marcar. Tivemos algumas quase perfeitas que não conseguimos concretizar e acabou por ser através da meia distância, situação que cada vez treinamos mais e em que temos cada vez mais êxito, que marcámos." 

- "Felizmente baralhou-me as contas para a convocatória da Ronda de Elite. Estou muito agradado com essa complicação porque, tanto os que estiveram aqui como os que não vieram, são jogadores com qualidade e capacidade para representar Portugal e para vencer os próximos jogos que vamos disputar."     

Miguel Luís em discurso direto:

- "Podíamos ter matado o jogo mais cedo, uma vez que gozámos de excelentes ocasiões para fazer o segundo tento. Tivemos de sofrer um pouco no final mas a verdade é que estamos de parabéns pela conquista do título." 

- "Este torneio foi muito importante para a preparação da Ronda de Elite do Euro 2017. Todos os jogadores que estão aqui, e outros que não vieram, lutam por um lugar na Ronda de Elite. Todos trabalhámos bem e agora vamos voltar aos nossos clubes e voltar a  trabalhar no máximo para podermos sde novo representar Portugal."

A classificação ficou ordenada da seguinte maneira: 

Portugal 6 pontos (3 jogos)
Noruega 4 pontos (3 jogos)
Eslováquia 4 pontos (3 jogos)
República da Irlanda 3 pontos (3 jogos)

Ficha de jogo
Torneio Internacional de La Manga | 3.ª jornada
Complexo de Futebol de La Manga, Espanha

Árbitro: Marek Mastis (Eslováquia).
Árbitros assistentes: Par Lindstrom (Suécia) e Bartoz Heinig (Polónia).
Quarto árbitro: Robert Henessy (R. Irlanda).

Portugal 1-0 Noruega

Portugal: Diogo Costa, Alexandre Pinto, Hélder Baldé, João Queirós - Cap., Ricardo Araújo, Bruno Jordão (Midana Sambu, 62´), André Sousa, Miguel Luís (Ailson Tavares, 88´), Madi Queta (Mesaque Dju,62´), Rafael Leão e Pedro Marques (António Xavier, 79´).
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Thierry Correia, Nuno Gonçalves,  André Vidigal e Tiago Dias.
Treinador: Hélio Sousa.
Golos: Miguel Luís (61´).
Disciplina: Cartão amarelo: João Queirós (66´).

Noruega:Byttingsvik; Bredeli, John Kitolano, Benjamin Zalo (Novak, 73´) e Mordal (Fremstad, 87´); Sande (Andreas Hoven, 63´), Ahlander,  Andreas Dybevik (Tobias Svendsen, 45´); Petter Olsen (Heitz, 45´) , Basit Agouda (Jonas Fjeldberg, 73´) e Jens Hauge.
Suplentes não utilizados: Haug; Barstad e Braathen.
Treinador: Eirik Horneland
Golos: .
Disciplina:Cartão amarelo: Jens Hauge (17´ e 39´) e Benjamim Zalo (51´)  Cartão Vermelho: Jens Hauge (39´) 


;
;
14 de Fevereiro 2017
Foto

FPF

Notícias