Seleção A Futsal Feminina

Equipa Técnica

  • Luis Conceição
    Função: Selecionador Nacional
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nasceu em Faro a 7 de setembro de 1976, licenciando-se em Educação Física e Desporto em 1999, no Instituto Superior Dom Afonso III, em Loulé. Iniciou a sua atividade como professor em 2003, lecionando em Vila do Bispo, Vila Real de Santo António e Alcoutim.

      Em 2011 assumiu funções como Selecionador e coordenador Distrital de futsal da Associação de Futebol do Algarve, cargo que ocupou durante quatro temporadas, nos mais diversos escalões jovens. Posteriormente, liderou as equipas algarvias do Desportivo Sapalense Clube e Louletano Desportos Clube.

      Iniciou funções na Federação Portuguesa de Futebol em 2014, como Selecionador Nacional de futsal feminino, cargo que mantém até ao momento. Levou a Equipa das Quinas a um 2.º e 4.º lugares, nos Mundiais de futsal feminino, em 2014 na Costa Rica, e 2015 na Guatemala, respetivamente. Orientou ainda a formação universitária que alcançou o 4.º lugar no mundial da categoria, em 2014, Málaga.

      Em 2017, guiou a Seleção Nacional feminina sub-17 na conquista do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, em Madrid. Antes disso, a equipa tinha garantido o 2.º lugar na edição de Oliveira de Azeméis, em 2016. Recebeu vários galardões individuais, entre os quais o prémio “Cândido de Oliveira” atribuído pela ANTF na época 2013/14, como treinador de formação no futsal feminino.

  • RICARDO AZEVEDO
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nasceu em Lisboa a 16 de maio de 1984. Licenciado em Educação Física e Desporto na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, possui duas pós-graduações – Treino de Alto Rendimento, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o Curso de Extensão de Treinador de Futsal, pela Universidade Gama Filho, em São Paulo.

      Na época 2004/2005 começou por treinar Voleibol (equipa sénior feminina da Universidade Lusófona) e em setembro de 2016 iniciou a sua carreira de treinador de futsal. Depois de passagens por diversos clubes - Casa do Benfica de Tires (seniores femininos), SL Benfica (juniores masculinos), Sporting de Vila Verde (seniores masculinos), CF Sassoeiros (iniciados masculinos) e o CRC Quinta dos Lombos (seniores femininos), onde esteve entre 2011 e 2014, levando o clube à final da Taça de Portugal em 2014 e conquistando a Taça Nacional em 2013- assumiu funções na Seleção Nacional Universitária Feminina, participando nos mundiais universitários de 2012 (3.º lugar) e 2014.

      Professor de Atividades Físicas de Desportivas do 1.º Ciclo, assumiu funções de treinador adjunto das Seleções Nacionais Femininas de Futsal da Federação Portuguesa de Futebol em 2014.

  • José Mendes
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      José Luís Cristóvão da Costa Mendes nasceu a 19 de setembro de 1966, na Covilhã.

      A sua ligação à Federação Portuguesa de Futebol iniciou-se em outubro de 2010, como treinador nacional, coadjuvando Jorge Braz no comando da Seleção Nacional de futsal. Além de fazer parte da equipa técnica da equipa principal, José Luís Mendes é, igualmente, responsável pelas Seleções Nacionais sub-21 e sub-15.

      Mas o trabalho conjunto com Jorge Braz começou anos antes, desde 1996, altura em que assumiu o cargo de treinador adjunto das seleções nacionais universitárias, que eram então comandadas por Orlando Duarte, conquistando um título universitário masculino.

      Antes da chegada à FPF, a sua carreira ficou marcada pelas oito épocas consecutivas em que esteve na Associação Desportiva do Fundão, como técnico da equipa de seniores e coordenador da formação. Durante este período (2002 a 2010) conduziu os fundanenses desde a 3.ª divisão nacional até ao principal escalão do futsal português.

      Merecem ainda destaque, no treino do futsal, as passagens pela Associação de Futebol de Castelo Branco, onde foi selecionador distrital, pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior, pelo Estrela do Zêzere (Boidobra) e pelo Unidos do Tortosendo, estes últimos no feminino. No futebol, foi durante cinco anos técnico dos escalões de formação da Associação Desportiva da Estação.

      José Luís Mendes é licenciado em Educação Física, tendo um mestrado na área para os Ensinos Básico e Secundário.