Liga BPI

Empate mantém distância entre Sporting e Benfica

Futebol Fem. - Liga BPI

Alvalade viu dérbi com muita emoção, com golos de Nicole Raysla e Telma Encarnação

Sporting e Benfica empataram (1-1) no jogo mais importante da 8.ª jornada da Liga BPI, resultado que deixa o Benfica na liderança, com os mesmos 5 pontos de vantagem sobre as arquirrivais, segundas classificadas, agora com 15 pontos. Num jogo com bastante emoção e oportunidades, não houve qualquer sanção disciplinar.

O Benfica chegou ao intervalo em vantagem, com o golo de Nycole Raysla (22’) a materializar uma superioridade evidente em quase todos os momentos, durante a primeira meia hora.
Antes do golo, já as encarnadas tinham estado muito perto de faturar. Primeiro foi Lúcia Alves que rematou contra Nycole (13’), que estava entre a companheira e a baliza, ambas sem marcação. No minuto seguinte, Anna Gasper meteu mesmo a bola na baliza, beneficiando de uma oferta de Beatriz Fonseca, mas a jogada foi invalidada, devido a um fora-de-jogo milimétrico, imediatamente assinalada pela árbitra auxiliar e confirmado pela VAR.

No golo, Nycole também surge livre de marcação, emendando de cabeça, à vontade, um cruzamento largo de Catarina Amado também com muito espaço na direita. A bola entra entre as pernas de Anna Wellmann.

Aos 28’, nova oportunidade para as águias, depois de Nycole assistir de calcanhar Chandra Davidson, que rematou forte, com o pé esquerdo, obrigando Wellmann a golpe de rins. E, aos 32, Caroline Moller optou por rematar de longe, quando a sua equipa avançava em superioridade numérica. A mesma Caroline tentou concluir de forma acrobática (35’), após três insistências de Chandra, correspondendo Wellmann com outro golpe de rins fantástico.

Mas esta última tentativa já foi depois de Telma Encarnação ter dado o primeiro grito de revolta (33’) com um remate de meia distância. Fortíssimo, mas à figura. De mais longe ainda, a madeirense alvejou com o pé esquerdo (41’), correspondendo a jovem Thaís Lima com uma estirada extraordinária. Do canto, a bola sobrou para Telma no lado oposto e novo disparo fortíssimo, contra o corpo de Diana Gomes.

No último lance da primeira parte, Flor Bonsegundo serviu Jeneva Gray ao segundo poste, mas Chandra antecipou-se e evitou o pior.

A segunda parte parecia levar o mesmo destino do período inicial, dominado pelo Benfica, mas o Sporting conseguiu subir de rendimento a cada substituição que fez. Aos 56’, Carla Armengol, em zona frontal, desperdiçou o passe de Jeneva Gray, que deixara quatro adversárias para trás.

Aos 58’, esteve à vista uma reedição do golo do Benfica, com Marit Lund a recuperar a bola, galgar terreno e colocar a bola em Nycole Raysla que, sozinha, cabeceou para fora.

Na resposta, Raphino assistiu Telma e esta, depois de contornar Diana Gomes, rematou em arco, para grande defesa de Thaís Lima para canto.

Na toada de parada e resposta, Jeneva (65’), Chandra (66’ e 69’), Caroline Moller (67’) dispuseram de boas ocasiões, contando com oposição firme das guarda-redes, enquanto Carla Armengol (76’) deixou fugir um passe venenoso de Telma, tal como Lúcia Alves (81’).

Até que surgiu a grande penalidade, confirmada por Ana Afonso, após revisão VAR, por derrube de Catarina Amado a Carolina Santiago. Telma não desperdiçou (88’) e lançou o jogo para uma ponta final emocionante, com as leoas a tentarem chegar ao triunfo.

Após arrancada fulgurante, Raphino assistiu Telma, que, em queda, tirou ao lado (90’) e a própria Raphino cabeceou ao lado um belíssimo cruzamento de Carolina Santiago (90’+2).

 

FICHA DE JOGO

SPORTING CP 1-1 SL BENFICA (0-1 ao intervalo)

Liga BPI
8.ª jornada
Estádio José Alvalade

Árbitra: Ana Afonso
Assistentes: Paula Pereira e Beatriz Silva
Quarta árbitra: Raquel Correia
VAR: Cláudia Ribeiro
AVAR: Cátia Tavares

SPORTING CP: Anna Wellmann; Jeneva Gray, Érica Cancelinha (Rita Fontemanha, 78’), Georgia Eaton-Collins; Telma Encarnação, Brenda Pérez [cap] (Samara Lino, 78’), Daniela Arques (Brittany Raphino, 54’), Beatriz Fonseca, Flor Bonsegundo (Cláudia Neto, 63’), Carla Armengol (Carolina Santiago, 78’) e Ashley Barron.
Suplentes não utilizadas: Catarina Potra, Ana Capeta, Matilde Nave e Tânia Rodrigues.
Treinador: Micael Sequeira
Disciplina: nada a registar.

SL BENFICA: Thaís Lima; Marit Lund, Nycole Raysla (Carolina Tristão, 89’), Caroline Moller (Carole Costa, 82’), Lúcia Alves, Christy Ucheibe, Catarina Amado, Pauleta [cap] (Beatriz Cameirão, 63’), Diana Gomes, Anna Gasper e Chandra Davidson.
Suplentes não utilizadas: Rute Costa, Salomé Pratt, Cristina Martín-Prieto, Letícia Almeida, Lara Martins e Ana Clara Oliveira.
Treinador: Ivan Baptista
Disciplina: nada a registar.

Golos: 0-1, Nycole Raysla (22’); Telma Encarnação (88’, gp).

 

Mulher do Jogo: Anna Wellmann (Sporting)
Anna Wellmann encheu a baliza

Houve dois golos, um para cada lado, mas, apesar de boas intervenções da jovem Thaís Lima na baliza do Benfica, foi Anna Wellmann, no lado oposto, que manteve o Sporting sempre dentro do jogo e capaz de chegar à igualdade, como acabou por acontecer, já perto do fim. A guarda-redes do Sporting foi decisiva para o resultado.


;

Notícias