Antevisão ao reencontro com a Ucrânia deste domingo.
Depois do empate no primeiro encontro (1-1), a Seleção Nacional de Futsal cumpriu um treino nesta sexta-feira no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, para preparar o reencontro diante da Ucrânia deste domingo (19h45).
FOTOGALERIA
A Equipa das Quinas vai na sua quarta etapa de preparação para o Europeu, depois dos estágios em setembro, outubro e novembro e de jogos com Croácia, Letónia e Eslovénia.
Recorde-se que Portugal estará no Grupo D do Europeu juntamente com Itália, Polónia e Hungria. Esta será a 11.ª participação de Portugal numa fase final de um Europeu, que vai na 13.ª edição. Portugal apenas não esteve nas edições 1996 e 2001, sendo que organizou o Euro em 2007 (Gondomar). A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual bicampeã em título (2018 Eslovénia e 2022 Países Baixos). A fase final será disputada entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. Confira aqui o calendário de jogos do Euro.
Antes do treino, Tomás Paçó falou aos jornalistas e elencou algumas melhorias para o jogo deste domingo: "Tirando o resultado, acho que foi um jogo positivo da nossa parte. Conseguimos colocar em campo aquilo que tínhamos trabalhado ao longo destes dias. No entanto, temos de melhorar no último terço do campo, ter melhores decisões. Para além de melhorar nessa tomada de decisão, temos de ser também mais eficazes ofensivamente. Não podemos entregar nada ao adversário e vamos dar tudo para termos um resultado positivo", revelou.

O fixo destacou ainda a organização do adversário: "A Ucrânia é um excelente momento de preparação. É uma equipa que foi medalha de bronze no Mundial 2024, uma seleção muito bem trabalhada e com muita qualidade. Melhorou muito, tem bons jogadores e bem organizada. Será mais um teste muito interessante. Nós somos uma equipa que gosta muito de ter a bola, temos jogadores confiantes nesse capítulo, mas também é importante sabermos sofrer quando não temos bola", acrescentou.

Tomás Paçó sublinhou que a equipa segue confiante e com a plena consciência do caminho que está a trilhar: "O espírito da nossa equipa é muito positivo. Temos um grupo de jogadores muito unido, que sabe muito bem diferenciar o momento de descontrair e de trabalhar de forma séria. Isso é importantíssimo. A equipa está confiante e continua a saber muito bem aquilo que tem de fazer, dentro e fora de campo", evidenciou.
A fechar, o internacional português falou sobre o público e deixou um apelo aos portugueses: "Todos os jogadores gostam de jogar com casa cheia, dá outra alegria ao jogo. É uma excelente sensação quando ouvimos o hino a uma só voz com todos os adeptos. Dá outra força e outra motivação jogar assim", disse.

Trata-se de um regresso da Seleção Nacional a Tavira. O último encontro da Equipa das Quinas no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho realizou-se em outubro de 2013, num jogo de preparação com Espanha (1-1).
Olhando para as 12 partidas entre Portugal e Ucrânia, verifica-se um equilíbrio assinalável. Entre jogos de preparação e encontros decisivos em fases finais, Equipa das Quinas soma cinco vitórias, três empates e três derrotas. O último confronto disputou-se em agosto de 2024, em Viseu, na preparação para o Mundial do Uzbequistão. Recorde-se que a Ucrânia foi 3.º classificada no último Campeonato do Mundo e chegou às meias-finais da última edição do Euro.
HISTÓRICO COM A UCRÂNIA
ACREDITAÇÃO MEDIA DISPONÍVEL
DOSSIÊ DE IMPRENSA
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu (El Pozo Murcia, Espanha), André Correia (SL Benfica) e Bernardo Paçó (Sporting CP);
Fixos: André Coelho (SL Benfica) e Tomás Paçó (Sporting CP);
Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica);
Alas: Tiago Brito (SC Braga), Pany Varela (SL Benfica), Silvestre (SL Benfica), Lúcio Rocha (SL Benfica), Kutchy (SL Benfica), Pauleta (Sporting CP), Bruno Coelho (Riga Futsal, Letónia) e Miguel Ângelo (Fortitudo Pomezia, Itália);
Pivôs: Neves (SC Braga) e Rúben Góis (Rio Ave FC).
Programa da Seleção Nacional:
21 de dezembro | domingo
19h45: PORTUGAL x UCRÂNIA - Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho