Visitantes ficam a 1 ponto dos lugares de acesso ao Apuramento do Campeão
A União de Santarém surpreendeu o Caldas SC, na tarde desta sexta-feira, ao vencer por 2-0, no encontro que abriu a 14.ª jornada da Liga 3. Um triunfo construído com base numa elevada eficácia ofensiva e num bom comportamento defensivo. Com este resultado, a formação escalabitana deu um salto significativo na tabela classificativa, passando a ocupar o sexto lugar, agora com 17 pontos. Já o Caldas mantém, para já, a quarta posição, somando 18 pontos, apesar do desaire caseiro.
O jogo abriu praticamente com o golo da União de Santarém (6’), quando Pedro Pereira, com um golpe de cabeça, muito bem executado, na sequência de um livre lateral, fez o 0-1. Este golo, madrugador, acabou por influenciar o rumo do jogo, levando a equipa de Carlos Fernandes a entregar a iniciativa ao adversário. Edu Monteiro esteve próximo de restabelecer a igualdade (9’), mas o seu remate, de cabeça, encontrou uma excelente resposta de Hidalgo, que negou o golo com uma defesa de bom nível.

Numa fase em que ambas as formações atuaram em sistemas com três defesas centrais, o Caldas passou largos períodos instalado no meio-campo contrário, assumindo o controlo da posse de bola e do ritmo de jogo. Apesar desse domínio territorial, as oportunidades claras escassearam. As principais situações de perigo surgiram já perto do intervalo: primeiro, aos 38 minutos, quando Nuno Reis, com um corte decisivo, evitou o golo de Gonçalo Chaves; depois, aos 40’, num cabeceamento de Edu Monteiro que passou muito perto do poste.
A equipa visitante revelou, contudo, solidez defensiva, organizando-se com critério e eficácia, conseguindo neutralizar o volume ofensivo do adversário, e conseguiu manter a vantagem até ao descanso.

O reatamento voltou a sorrir à formação visitante, que não demorou a reforçar a vantagem (55’). Ventura rematou à entrada da área e a bola, desviada no corpo de Duarte Maneta, acabou por trair o guarda-redes, fixando o resultado em 0-2. Um golo que consolidou o bom momento da União de Santarém e reforçou de forma evidente os seus índices de confiança.
Já o Caldas tentou reagir, procurando assumir uma atitude mais ofensiva, mas revelou dificuldades na construção e, sobretudo, falta de ligação entre setores, o que acabou por comprometer a eficácia do seu jogo atacante. As suas melhores ocasiões surgiram já na despedida do jogo: Luís Farinha rematou rasteiro (87’), mas a bola saiu junto ao poste direito da baliza de Hidalgo, e, já na compensação (90’+5’) Duarte Maneta rematou ao poste.

FICHA DE JOGO
CALDAS SC 0-2 U. SANTARÉM
(0-1 ao intervalo)
Liga 3 Placard, Série B 2025/26
Jornada 14
Campo da Mata
Árbitro: Rui Madeira
Árbitros assistentes: João Martins e Ricardo Santos Quarto árbitro: Bruno Fragoso
CALDAS SC: Wilson Soares, Zé Ricardo, Pipo (Ewandro Santos, 46’), Matheus Palmério, Ricardo Alexandre (Luís Farinha, 74’), Diogo Clemente, Gonçalo Chaves (Zé Gata, 65’), Duarte Maneta, Edu Monteiro (David Lopes, 65’), João Rodrigues (Cap.), Rui Carreira.
Suplentes não utilizados: Duarte Almeida, Yordy, Nuno Januário, Tiago Catarino.
Treinador: José Vala
Disciplina: cartão amarelo para Zé Ricardo (90’).
U. SANTARÉM: Hidalgo, João Ricardo, Pedro Pereira, Rodeia, Idrissa, Eberth (Bamba, 90’), Marco Grilo ( Cap.) (Noah, 90’+5’), Águas (Ventura, 46’), Nuno Reis, Castro (Tiago Madeira, 78’), David Monteiro.
Suplentes não utilizados: Pedro Teixeira, Tray Fuller, Rui Silva, Edu Marcante.
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: cartão amarelo para Castro (76’), Eberth (90’), Hidalgo (90’+1’).
Golos: 0-1 Pedro Pereira (6’); 0-2 Ventura (55’).

HOMEM DO JOGO
PEDRO PEREIRA (UD SANTARÉM)
Exibição segura e convincente do defesa-central, muito forte na proteção da sua área, onde resolveu com autoridade vários momentos de maior aperto. Numa das suas incursões à área adversária, revelou também eficácia ofensiva, assinando o 0-1 com um bom golpe de cabeça.
