Seleção A Futsal

Equilíbrio imperou no primeiro encontro em Tavira

Futsal - Seleção A

Portugal e Ucrânia empatem a um golo no primeiro de dois jogos de preparação em Tavira.

A Seleção Nacional de Futsal empatou, esta sexta-feira, frente à Ucrânia (1-1) no primeiro de dois jogos de preparação agendados para o Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira. A Equipa das Quinas reencontra os ucranianos neste domingo, no mesmo local, à mesma hora. 

FOTOGALERIA

A Ucrânia começou o jogo de forma intensa e ameaçou Edu nos primeiros minutos. Aos 2’, Pauleta esteve muito perto do 1-0, após incursão pela direita depois de um passe de Paçó. O canhoto obrigou Sukhov a uma defesa apertada. Na resposta, Ihor Cherniavskyi testou os reflexos do guardião luso.

Portugal estava a começar a mandar na partida e Lúcio Rocha, em dois momentos, quase inaugurou o marcador. À passagem dos 5’, Bruno Coelho criou muito perigo num remate que surgiu no seguimento de um pontapé de linha lateral.

A Equipa das Quinas estava a conseguir desequilibrar e Rúben Góis, numa jogada típica de solicitação do pivô, atirou à malha lateral da baliza ucraniana. Numa jogada de contra-ataque, a Ucrânia apanhou Portugal em contrapé e André Coelho e Góis intercetaram decisivamente um remate de Cherniavskyi.

Num erro luso na saída de bola,  Ihor Korsun fez o 1-0 para os ucranianos aos 12’. Na resposta, Tomás Paçó desenhou um contra-ataque e quase empatou a partida. Numa bola parada bem ensaiada, Silvestre quase serviu Lúcio para o 1-1. Portugal estava por cima e a Ucrânia procurava aproveitar cada erro ou perda de bola de Portugal para criar perigo. Aos 16’, Kutchy explora uma paralela e, após passe de André Coelho, remata forte, mas por cima.

Numa recuperação de bola de André Correia, o guarda-redes serve Góis na perfeição e o pivô, com um trabalho fantástico, faz o empate num golo de belo efeito. Aos 18’, Portugal faz o 2-1, mas o golo foi invalidado por mão de Góis. No último minuto, Tomás Paçó teve uma jogada individual pela direita e atirou forte à barra. Portugal muito perto de operar a reviravolta em Tavira.

A segunda metade do encontro começou com Portugal mais perto do golo. Silvestre estava particularmente ativo, sendo que Kutchy e Afonso construiram jogadas de perigo. Cherniavskyi, aos 23', atirou por cima com perigo. O jogo entrou numa toada de grande equilíbrio, com ambas as equipas a estarem em zonas atacantes, mas sem criar oportunidades claras. Portugal chegou cedo às quatro faltas, o que teve impacto na forma como pressionava. A meio da segunda-parte, destaca para um par de remates de Kutchy. Numa grande jogada coletiva da Ucrânia, Pervieiev esteve perto do 2-1, mas Bernardo Paçó revelou muita qualidade na baliza. Nesta fase, os ucranianos apostavam na incorporação do guarda-redes para tentarem criar vantagens e iam tendo mais bola, mas Portugal ia ajustando bem. A dois minutos do fim, Portugal quase marcou por intermédio de Silvestre, que esteve perto de empurrar para o golo ao segundo poste. Num contra-ataque, Kutchy levou a bola, isolou-se e, perante o guardião ucraniano, atirou por cima.

Os últimos segundos só deram Portugal. A explorar bem as bolas paradas, a Equipa das Quinas esteve perto do golo da vitória, mas alguma ineficácia e a inspiração do guardião ucraniano ditou o resultado final.

Recorde-se que Portugal prepara a participação no Europeu de Futsal 2026. A Equipa das Quinas estará no Grupo D do Europeu juntamente com Itália, Polónia e Hungria. Esta será a 11.ª participação de Portugal numa fase final de um Europeu, que vai na 13.ª edição. Portugal apenas não esteve nas edições 1996 e 2001, sendo que organizou o Euro em 2007 (Gondomar). A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual bicampeã em título (2018 Eslovénia e 2022 Países Baixos). A fase final será disputada entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. Confira aqui o calendário de jogos do Euro.

Trata-se de um regresso da Seleção Nacional a Tavira. O último encontro da Equipa das Quinas no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho realizou-se em outubro de 2013, num jogo de preparação com Espanha (1-1).

Olhando para as 12 partidas entre Portugal e Ucrânia, verifica-se um equilíbrio assinalável. Entre jogos de preparação e encontros decisivos em fases finais, Equipa das Quinas soma cinco vitórias, três empates e três derrotas. O último confronto disputou-se em agosto de 2024, em Viseu, na preparação para o Mundial do Uzbequistão. Recorde-se que a Ucrânia foi 3.º classificada no último Campeonato do Mundo e chegou às meias-finais da última edição do Euro.

HISTÓRICO COM A UCRÂNIA
ACREDITAÇÃO MEDIA DISPONÍVEL
DOSSIÊ DE IMPRENSA

Ficha de jogo
Jogo de preparação
Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho
Tavira

1.º árbitro: Cristiano Santos
2.º árbitro: Rúben Santos
3.º árbitro: Ricardo Luz
Cronometrista: Marco Correia

PORTUGAL 1-1 UCRÂNIA (1-1 ao intervalo)

PORTUGAL (cinco inicial): Edu, Tomás Paçó, Bruno Coelho - Cap., Pany e Pauleta
Jogaram ainda: André Correia, Bernardo Paçó, Kutchy, André Coelho, Silvestre, Lúcio Rocha, Afonso, Miguel Ângelo, Tiago Brito, Neves e Rúben Góis
Treinador: Jorge Braz
Golos: Rúben Góis (17')
Disciplina: nada a assinalar

UCRÂNIA (cinco inicial): Oleksandr Sukhov, Nazar Shved, Danyil Abakshyn, Ihor Korsun e Mykola Mykytiuk,
Jogaram ainda: Ivan Bielimov, Yurii Savenko, Yevhenii Zhuk, Ihor Cherniavskyi, Mykhailo Zvarych, Artem Fareniuk, Petro Shoturma – Cap., Illia Prykhodko, Semenchenko e Vladyslav Pervieiev
Treinador: Oleksandr Kosenko
Golos: Ihor Korsun (12')
Disciplina: nada a assinalar


;
;
19 de Dezembro 2025
Foto

André Sanano/FPF

Notícias