Triunfo por 5-0, na 1.ª jornada do Torneio de Desenvolvimento da UEFA
A Seleção Nacional de Sub-15 venceu, esta quarta-feira, a República da Irlanda, por 5-0, na primeira jornada do Torneio de Desenvolvimento da UEFA. Tiago Portugal (4' e 24') adiantou a Equipa das Quinas na primeira parte, mas foi no segundo tempo, por intermédio de Nicolas Aparício (68'), Rodrigo Seca (69') e Jacobo Aparício (81') que os comandados de João Santos deram maior volume ao resultado.
Tratou-se do primeiro de três jogos disputados pela Equipa das Quinas, que terá ainda como adversários a Grécia (19 de dezembro) e a Ucrânia (22 de dezembro).
Portugal dominou a primeira parte e foi com naturalidade que se adiantou no marcador, no minuto 4 e 24, por intermédio de Tiago Portugal.
O resultado ao intervalo ditava a diferença mínima, o que se revelava algo injusto, pois os comandados de João Santos justificavam uma diferença mais dilatada no marcador, tal foi o número de excelentes oportunidades sem proveito. Por outro lado, a República da Irlanda também esteve perto da igualdade, quando, na sequência de uma bola parada, obrigou o guardião português Joaquim Cabeçana a boa dupla intervenção.
Na segunda parte, a República da Irlanda até começou melhor, dispondo de duas boas chances para marcar, no espaço de um minuto.
Contudo, foi mesmo Portugal a marcar novamente, na sequência de um lance de laboratório de bola parada. Canto do lado direito para o primeiro poste, onde surge um desvio à procura de deixar a bola perfeita para o jogador português que aparecia mais atrás. Esse jogador foi Nicolas Aparício que não desperdiçou e fez o 2-0.
O terceiro golo chegou no minuto seguinte, após incursão de Aladje Conté na direita. Depois de um primeiro remate defendido, de forma incompleta, pelo guardião irlandês, apareceu Rodrigo Seca na recarga a marcar o terceiro da seleção portuguesa.
O jogo viria a ganhar contornos de goleada com o golo de Jacobo Aparício já nos mnutos finais, que colocou a contenda em 4-0, refletindo no resultado a supermacia clara portuguesa ao longo de todo o encontro.
Até ao fim, Portugal ainda dispôs de boas situações de golo, mas o resultado não mais se alterou. Bela estreia desta geração em jogos internacionais. Segue-se a Grécia, na sexta-feira.
FICHA DE JOGO
PORTUGAL 5-0 REPÚBLICA DA IRLANDA (2-0 ao intervalo)
Jogo de Preparação - Torneio Desenvolvimento da UEFA
1.ª jornada
Cidade do Futebol
Árbitro: Vasco Mira
Árbitros assistentes: Francisco Oliveira e Ulisses Nascimento
Quarto Árbitro: Nuno Santos
PORTUGAL (11 inicial): Joaquim Cabeçana (Tomás Cruz, int.), Gabriel Paradela (Diogo Freitas, 73'), Nicolas Aparício (Salvador Valente, 81'), Tomás Oliveira (Lourenço Meireles, 73'), Martim Sousa (João Salgado, 57'), Luís Gonçalves (Daniel Deldicq, 57'), Laurindo Mendonça (Bernardo Busatori, 81'), Rodrigo Seca (Jacobo Aparício, 73'), Igor Ribeiro (Jesus Aquino, 73'), Paulo Leite (Aladje Conté, 57') e Tiago Portugal - Cap. (Luís Alves, 73').
Suplentes não utilizados: -.
Treinador: João Santos
Disciplina: nada a registar.
REPÚBLICA DA IRLANDA (11 inicial): Adam Madejek, Robert Morgan, Ben Elijah Senga (Jaidee Foley, 44'), Ronan Keating (Nathan Power, 78'), William Carney (Jorunas Jakas, 61'), Fionn Crowe - Cap. (Harry Rehill, 61'), Tom Casey (Kian Lee, 78'), Jack Magill (Conor Hudson, int.), Mate Isakadze (Joseph Manicle, 78'), Gearoid Moran (Ryan Savage, 61') e Charlie Bonner.
Suplentes não utilizados: Jakub Kowalewski, Patrick Toth.
Treinador: Jason Donohue
Disciplina: nada a registar.
Golos: 1-0 por Tiago Portugal (4'); 2-0 por Tiago Portugal (24'); 3-0 por Nicolas Aparício (68'); 4-0 por Rodrigo Seca (69'); 5-0 por Jacobo Aparício (81')
Para aqueles que serão os primeiros jogos internacionais da geração Sub-15, o Treinador Nacional João Santos chamou 22 jogadores.
Eis a convocatória completa:
Club Atlético de Madrid: Marco Amaya;
FC Porto: Paulo Leite, Rodrigo Seca, Salvador Valente, Tiago Portugal, Tomás Cruz e Tomás Oliveira;
RSC Anderlecht: Daniel Deldicq;
SL Benfica: Gabriel Paradela, Jesus Aquino e Lourenço Meireles
Sporting CP: Bernardo Busatori, Igor Ribeiro, Jacobo Aparicio, Joaquim Cabeçana, Laurindo Mendonça, Luis Gonçalves, Martim Sousa e Nicolas Aparício;
Vitória SC: Diogo Freitas, João Salgado e Luís Alves;
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Programa geral da equipa:
18 de dezembro | 5.ª feira
11h00: treino (Cidade do Futebol)
19 de dezembro | 6.ª feira
16h00: jogo Portugal x Grécia (Cidade do Futebol)
20 de dezembro | sábado
11h00: treino (Cidade do Futebol)
21 de dezembro | domingo
11h00: treino (Cidade do Futebol)
22 de dezembro | 2.ª feira
11h00: jogo Portugal x Ucrânia (Cidade do Futebol)
14h30: dispensa dos jogadores
CALENDÁRIO DE JOGOS:
17 de dezembro de 2025 | 4.ª feira
Grécia 1-3 Ucrânia (Relvado 3 da Cidade do Futebol)
Portugal 5-0 República Irlanda
19 de dezembro de 2025 | 6.ª feira
11h00: Ucrânia x República da Irlanda (Relvado 3 da Cidade do Futebol)
16h00: Portugal x Grécia (Relvado 1 da Cidade do Futebol)
22 de dezembro de 2025 | 2.ª feira
10h30: República Irlanda x Grécia (Relvado 3 da Cidade do Futebol)
15h00: Portugal x Ucrânia (Relvado 1 da Cidade do Futebol)