Jogos vão disputar-se até ao dia 27 de dezembro
A quinta eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade começou na quarta-feira. Os oitavos de final da Prova Rainha têm jogos marcados de 17 a 27 de dezembro deste ano, com a novidade destes encontros contarem, pela primeira vez em Portugal, de câmaras corporais (bodycams) nos árbitros.
A ronda arrancou com o triunfo do UD Leiria no reduto do Vila Meã, a única equipa do Campeonato de Portugal que estava ainda em prova. Juan Muñoz (24') apontou o único golo do encontro.
A formação leiriense vai agora defrontar o Torreense, que venceu o Casa Pia, por 2-1. Dany Jean (24') e Costinha (64') marcaram os golos da formação de Torres Vedras, com Jérémy Livolant a reduzir para os lisboetas, aos 81', de grande penalidade.
No terceiro jogo do dia, o AVS venceu em Guimarães o Vitória por 1-0, com um golo do nigeriano Tunde Akinsola, aos 41 minutos.
A formação da Vila das Aves vai agora defrontar nos quartos de final, o vencedor do Santa Clara x Sporting, na condição de visitante.
No último jogo do dia, o SL Benfica foi ao reduto do Farense, vencer por 2-0. Richard Ríos (11') e Franjo Ivanovic (56') apontaram os golos do encontro.
Na quinta-feira, o Sporting CP, atual detentor do troféu, apurou-se ao vencer o Santa Clara por 3-2, após prolongamento, num encontro decidido nos instantes finais do tempo regulamentar.
A formação açoriana entrou em desvantagem cedo, com João Simões a inaugurar o marcador aos 12 minutos, mas conseguiu operar a reviravolta ainda antes do intervalo, por intermédio de Lucas Soares, aos 28, voltando a colocar-se na frente já perto do fim, com um golo de Gabriel Silva, aos 86.
Quando tudo apontava para a eliminação dos campeões em título, o Santa Clara ficou reduzido a dez, devido à expulsão de Paulo Victor, aos 89 minutos, e acabou por ceder o empate nos descontos. Após intervenção do videoárbitro, João Pinheiro assinalou grande penalidade, convertida por Luis Suárez aos 90+16.
No prolongamento, o Sporting CP confirmou a reviravolta e selou a qualificação aos 98 minutos, com um cabeceamento certeiro do grego Ioannidis. Nos quartos de final, os ‘leões’ vão receber o AVS, que na quarta-feira afastou o Vitória SC, ao vencer fora por 1-0.
No último duelo de quinta-feira, o FC Porto bateu o Famalicão por 4-1, no Estádio do Dragão, e também reservou lugar nos 'quartos', onde vai medir forças com o SL Benfica. Os ‘dragões’ adiantaram-se cedo no marcador, com William Gomes a finalizar aos seis minutos, mas o Famalicão respondeu pouco depois, por intermédio de Justin De Haas, que restabeleceu a igualdade aos 13.
A equipa portista retomou a vantagem ainda antes do intervalo, com um golo de Victor Froholdt, aos 38 minutos. E na segunda parte, o FC Porto confirmou a superioridade, dilatando o resultado com golos de Samu, aos 79 minutos, e de Pepê, aos 89.
Os oitavos de final prosseguem a 23 de dezembro, com a visita do SC Braga às Caldas da Raínha. A ronda encerra apenas a 27, com a partida entre Lusitano Évora e Fafe.
PROGRAMA DE JOGOS DA 5.ª ELIMINATÓRIA (OITAVOS DE FINAL)
17 dezembro 2025
AD Vila Meã (CP) 0-1 UD Leiria (L2)
Casa Pia AC (L1) 1-2 SCU Torreense (L2)
Vitória SC (L1) 0-1 AVS (L1)
SC Farense (L2) 0-2 SL Benfica (L1)
18 dezembro 2025
Santa Clara (L1) 2-3 Sporting CP (L1)
FC Porto (L1) 4-1 FC Famalicão (L1)
23 dezembro 2025
Caldas SC (L3) x SC Braga (L1) – 18:45 – Sport TV
27 dezembro 2025
Lusitano de Évora (L3) vs. AD Fafe (L3) – 14:00 – Canal 11
SORTEIO DA 6.ª ELIMINATÓRIA (Quartos de final)
SCU Torreense vs. UD Leiria
Vencedor Lusitano Évora-Fafe vs. Vencedor Caldas-SC Braga
FC Porto vs. SL Benfica
Sporting CP vs. AVS