O HOMEM, O PROFISSIONAL E O EXEMPLO

Seleção A

Os elogios a Rui Patrício de Fernando Santos, Paulo Bento e Roberto Martínez

Três selecionadores nacionais que conviveram com Rui Patrício marcaram presença na homenagem ao guarda-redes. Paulo Bento, Fernando Santos e Roberto Martínez pronunciaram-se sobre o internacional português, assim como o empresário Jorge Mendes, que trabalhou com o jogador durante toda a sua carreira.

Fernando Santos recorda “o Rui enquanto homem em todo o percurso na Seleção. Foram muitos anos juntos. Conheci-o ainda ele era miúdo, jogador do Sporting nas camadas jovens quando cheguei. Fez um percurso notável, foi muito importante nos clubes por onde passou, mas foi fundamental na conquista do Euro’2016 e depois na Liga das Nações. Foi sempre um grande profissional e um grande guarda-redes. Fez defesas, algumas realmente fantásticas. Houve duas que muito nos ajudaram no Euro: o penálti defendido [com a Polónia] e a cabeçada do Griezmann. Mas o que é importante realçar é o homem e o que ele representava no grupo de trabalho. A sua humildade, a sua capacidade, o espírito de sacrifício, a sua vontade, que para os que iam chegando era muito importante”.

Paulo Bento lembra a chamada à baliza do Sporting e outros episódios marcantes: “O que fizemos, de conceder uma oportunidade ao Rui, qualquer um iria fazê-lo, era questão de tempo. Se não fosse em novembro de 2007, seria em 2008 ou 2009, era uma questão de tempo. Depois, sem falsas modéstias, acredito que tivemos um bocadinho de mérito em não deixá-lo cair. Porque não foi fácil em Manchester sofrer um golo por fruto da sua inexperiência, no último minuto de um jogo da Liga dos Campeões, como deixar largar a bola das mãos num jogo em Setúbal quando já estava a pensar lançar o contra-ataque e termos perdido esse jogo. Lembro-me de ter chegado ao autocarro e ter dito à minha equipa técnica: não sei os 10 que vão jogar o próximo jogo, mas sei que o Rui vai continuar.” 

Roberto Martínez destacou o profissionalismo e a personalidade de Patrício. “Uma palavra para definir o Rui Patrício? Profissional. Os meus dois primeiros jogos na Seleção portuguesa foram com o Rui na baliza e senti a equipa completamente protegida. Esteve conosco nesse ciclo até ao Europeu 2024 sempre com a mesma atitude profissional e de grande companheirismo. É um exemplo da solidariedade que um treinador gosta de ver no balneário.Sempre bem disposto, treina a um nível incrível, aprecia a responsabilidade e de ajudar os colegas. Foi um grande guarda-redes, muito calmo e tranquilo, trabalhador empenhado e que teve uma carreira notável”.

O empresário Jorge Mendes dirigiu também palavras elogiosas a Rui Patrício. “O Rui foi um grande exemplo enquanto profissional e uma referência do futebol mundial. Foi titular da nossa Seleção durante uma década, ganhou e foi determinante na conquista do Europeu 2016 que, até à data, é o título mais importante do futebol português, No Sporting esteve sempre em destaque e no Wolverhampton foi preponderante. Só os melhores jogam na Premier League e ali o Rui mostrou todo o seu valor. Costumamos dizer que o talento é o mais importante, mas isso não chega. Só com muito trabalho, carácter, trabalho e determinação é que alguém pode triunfar num mundo tão competitivo como o futebol. Rui tem tudo isso e uma personalidade que fez com que triunfasse ao mais alto nível”.


;