SL Benfica vence Sporting CP e adianta-se na final

Futsal - Liga Placard

Encarnados superiorizaram-se (5-3) no desempate por grandes penalidades, depois do 4-4 no fim do prolongamento. Jogo 2 é quinta-feira

O SL Benfica adiantou-se na final da Liga Placard. Numa final que será jogada à melhor de cinco partidas, os encarnados venceram o Sporting CP, no Pavilhão João Rocha, no desempate por grande penalidades, depois de uma igualdade a quatro bolas no fim do prolongamento.

Numa partida marcada pelo equilíbrio, os leões estiveram sempre atrás do marcador. Sempre que o SL Benfica se adiantava, o Sporting CP respondia. Zicky Té apontou três golos dos golos dos leões, enquanto o outro foi apontado por Wesley. Marcaram para os encarnados André Coelho, Silvestre Ferreira, Ivan Chiskala e Carlos Monteiro.

O próximo jogo está agendado para esta quinta-feira, na Luz.

Sporting CP e SL Benfica chegaram à final da Liga Placard em momentos diferentes. Leões e águias terminaram a fase regular com os mesmos pontos, mas com vantagem para os verdes e brancos. Na fase a eliminar, as águias ultrapassaram, sem derrotas, o Elétrico e, nas meias-finais, o SC Braga. O Sporting chegou à 15ª final consecutiva, mas sentiu dificuldades nas duas rondas. Os leões perderam o primeiro jogo com Ferreira do Zêzere e Leões Porto Salvo e asseguraram a passagem sempre no jogo 3.

FILME DO JOGO
A partida começou com mais perigo por parte do SL Benfica. No espaço de um minuto, os encarnados estiveram perto da vantagem, primeiro por André Coelho, de seguida com Arthur a atirar ao poste, numa bola desviada por Bernardo Paçó para a trave.

Foi o aviso para o golo, numa jogada de combinação com Jacaré, com André Coelho a bater Bernardo Paçó, em situação isolada. Aos poucos, o Sporting CP equilibrou, acertou defensivamente e passou a aproximar-se mais da baliza de Léo Gugiel. O empate chegou à bomba, num tiro de Wesley ao ângulo.

Depois de minutos de equilíbrio, com ambas as equipas a chegarem às quatro faltas, foi de novo o SL Benfica a adiantar-se, com Silvestre Ferreira, na ala, a rematar de pé esquerdo por entre as pernas de Bernardo Paçó. Numa primeira parte de enorme equilíbrio, empate de seguida dos leões por parte de Zicky Té, à meia volta, com um remate forte e colocado, numa lance que ainda foi revisto no suporte de vídeo, por decisão dos árbitros.

Perto do intervalo, nova vantagem das águias, com Higor, na direita, a servir Chiskala para o russo desviar para dentro da baliza.

O segundo tempo começou com o Sporting CP a pressionar, com a primeira oportunidade a pertencer a Pauleta, mas o remate passou rente ao poste. O SL Benfica chegou cedo às três faltas, sinal da pressão dos locais, pressão essa que levou ao golo do empate, com Zicky Té a receber nas costas do fixo Raul Moreira, a virar e, enquadrado, a rematar para golo.

O SL Benfica jogou durante dez minutos na segunda parte com cinco faltas, mas susteve o domínio leonino. Algumas oportunidades para marcar, a melhor dos encarnados, no último remate do tempo regulamentar, por Léo Gugiel.

O prolongamento iniciou como o tempo regulamentar, com vantagem do Benfica, através de Carlos Monteiro, a concluir uma jogada individual e a finalizar de pé esquerdo. Responderam os leões, com Zicky Té a consumar o hat-trick, após jogada de Diogo Santos.

A segunda parte do prolongamento foi de cortar a respiração. Depois de Lúcio Rocha rematar ao poste, o SL Benfica dispôs de um livre de dez metros, a 15 segundos do fim, mas Bernardo Paçó defendeu o remate de André Coelho e a partida foi para o desempate por penáltis.


FICHA DE JOGO

Pavilhão João Rocha, em Lisboa
Árbitros: Rúben Santos e Tiago Silva (AF Porto)
Sporting CP:  Bernardo Paçó, Alex Merlim, Tomás Paçó, Taynan e Sokolov (cinco inicial). Eurico Cunha, João Matos - CAP, Diogo Santos, Rúben Freire, Wesley, Pauleta, Dzyalo, Zicky Té e Rocha.. Treinador: Nuno Dias
Disciplina: Pauleta (32), Taynan (34)

SL Benfica: Léo Gugiel, André Coelho, Chiskala,  Arthur e Hygor (cinco inicial). Daniel Osuji, Tiago Reis, Afonso Jesus - CAP, Raúl Moreira, Carlos Monteiro, Diego Nunes, Silvestre Ferreira, Lúcio Rocha e Jacaré. Treinador: Cassiano Klein.
Disciplina: Daniel Osuji (no banco), Hygor (24)

Ao intervalo:
Golos: 0-1, por André Coelho (3); 1-1, por Wesley (10); 1-2, por Silvestre Ferreira (16); 2-2, por Zicky Té (19); 2-3, por Chiskala (20); 3-3, por Zicky Té (28); 3-4, por Carlos Monteiro (43); 4-4, por Zicky Té (44)

Penáltis: 3-5. André Coelho marcou; Tomás Paçó marcou; Afonso Jesus marcou; Diogo Santos marcou; Hygor marcou; Taynan falhou; Jacaré marcou; Wesley marcou; Diego Nunes marcou.

Confira aqui os resultados desta prova


;

Notícias