12ª Festa do Futebol Feminino: emoção à solta na Cidade do Futebol

Festa do Futebol Feminino

Recorde de participantes na competição organizada pela FPF em parceria com o Desporto Escolar.

FOTOGALERIA

A 12ª Festa do Futebol Feminino está de volta à Cidade do Futebol, este sábado, que recebe mais uma jornada inesquecível para as mais de 1000 atletas. Em competição estão 51 equipas de escolas e 38 equipas de clubes, nos escalões sub-15, sub-13 e sub-11, um recorde nesta iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em parceria com o Desporto Escolar.

Nos relvados da Cidade do Futebol e nas bancadas, este é um dia de casa cheia que desagua no Estádio Nacional, no Jamor, onde, a partir das 15h00, SCU Torreense e SL Benfica disputam a final da Taça de Portugal Feminina Generali Tranquilidade. Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, esteve no terreno à conversa com as jovens, que se repartiram entre os jogos e as atividades de lazer.

 

Sofia Teles: "É um dia muito especial"

Sofia Teles, Diretora do Futebol Feminino da FPF, congratulou-se pelo sucesso de mais esta edição de uma competição cuja fase nacional reúne um número crescente de atletas. "É um dia muito especial, não só para estas raparigas que estão aqui, pela primeira vez, mas para todas as que não puderam participar, este ano. Permite-nos crescer em número de praticantes, vê-las felizes, animadas, divertidas, a jogar futebol, a fazer aquilo de que mais gostam", referiu. "É muito gratificante, também, ver estas bancadas cheias de pais. A força do futebol feminino está muito aqui, e é aqui que queremos crescer", afirmou. "A colaboração com o Desporto escolar é importante", sulinhou Sofia Teles, pois "muitas destas meninas têm o primeiro contacto nesse contexto e depois podem passar para o do desporto federado": "Elas são o futuro. Já temos jogadoras na Liga BPI que passaram pela Festa do Futebol Feminino e isso é muito gratificante".

David Sousa: "Futuro de sucesso"

David Sousa, diretor-geral da Direção-Geral da Educação, responsável pelo Desporto Escolar, declarou-se rendido ao ambiente que encontrou nesta 12ª Festa do Futebol Feminino. "Quando cheguei aqui à Cidade do Futebol e olhei aqui para o relvado, o coração encheu-se, foi uma alegria enorme ver esta multidão de jovens raparigas a praticar futebol. À minha cabeça veio uma série de coisas: na minha geração, havia muito a perspetiva de o futebol ser um desporto para rapazes, portanto, para além da questão desportiva, há aqui uma vertente de cidadania que estamos a ganhar" afirmou, em declarações ao Canal 11. O "impacto desta modalidade, a nível do Desporto Escolar", confirma-o: "Já temos 44 por cento de meninas a praticar futebol, o que é ótimo ".

Este evento "reflete o trabalho significativo que está a ser feito ao nível do Desporto Escolar, mas também do movimento associativo. Este ano, temos aqui uma classe de sub-11 e isso é extraordinário. Se trazemos para a modalidade meninas tão jovens, isso quer dizer que vamos ter um futuro de sucesso".

Arbitragem também em festa

Na contagem decrescente para a final da Taça de Portugal Feminina Generali Tranquilidade, a equipa de arbitragem liderada por Sílvia Domingos marcou presença na Cidade do Futebol, onde foi recebida com entusiasmo pelas atletas. No relvado, houve distribuição de autógrafos e de simpatia, e também tempo para registar o encontro entre o presente e o futuro da arbitragem no feminino. Este encontro reuniu um total de 63 árbitras escolares.

GOALSCORE em campo contra a violência de género 

A responsabilidade social também entrou na Festa do Futebol Feminino. Um dia depois de a FPF Arena Portugal ter recebido a conferência de encerramento do projeto GOALSCORE, que combate a violência de género através do futebol, com a FPF entre os parceiros - federações, academia e ONG - a ação no terreno foi dirigida às jovens atletas e árbitras, em desafios de consciencialização dinamizados pela APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Fátima Pinto inspiradora

À margem da competição, as jovens puderam cruzar-se com referências do futebol feminino: o selecionador Francisco Neto, a coordenadora Marisa Gomes e demais estrutura técnica da modalidade observaram o talento em campo. A internacional Fátima Pinto acompanhou a competição e houve fila para ganhar um autógrafo da futebolista do Sporting CP.

Depois da festa no relvado, as participantes nesta 12ª Festa do Futebol Feminino assistiram à final da Taça de Portugal Feminina Generali Tranquilidade, no Jamor. Para trás ficou uma jornada inesquecível e a vontade de que chegue depressa a próxima edição desta prova.

Resultados das fases finais:

Sub-11
Escolas
Vieira da Silva

Clubes
FC Porto

Sub-13
Escolas
CLIP

Clubes
Sporting CP

Sub-15
Escolas
Vila Nova de Poiares
 

 

 


;

Notícias