Árbitro de Elite orgulhoso com a nomeação para a final da Champions
Nomeado pela UEFA para assumir funções enquanto Quarto Árbitro na equipa de arbitragem que vai dirigir a final da Liga dos Campeões, João Pinheiro não escondeu o orgulho por mais esta manifestação de confiança no seu trabalho.
“Recebi a notícia com muita alegria. Quem me ligou foi o Luciano Gonçalves e eu fiquei muito surpreendido. Sinceramente, não estava à espera. Não estava mesmo a contar. A época correu-me, efetivamente, muito bem. Foi uma época excelente. Mas nunca pensei atingir esta final”, confessou, durante a sua presença no ‘11 na Hora’, programa televisivo transmitido ao final da tarde desta segunda-feira, no Canal 11 da FPF.
“Fiquei muito contente. É o resultado do trabalho de uma época. Há seis meses, subi à Elite. Esse facto também me levou a pensar que não ia conseguir este feito para já. É um trabalho de equipa. Vai o Bruno Jesus comigo, como também poderia ir o Luciano Maia. É uma época excelente e o corolário é esta nomeação para a final da Champions”, considera João Pinheiro.
A final da Liga dos Campeões está agendada para 31 de maio, colocando frente a frente os franceses do Paris Saint-Germain FC e os italianos do FC Internazionale, em Munique, Alemanha.
“Será um jogo muito especial. A final da Champions é desejada por todos os jogadores, treinadores, árbitros e por aí fora… A experiência que adquiri este ano, com cinco jogos na Champions, vai dar-me alguma tranquilidade para o jogo e para conseguir ajudar o meu colega”, garante João Pinheiro, que sublinhou a importância do Conselho de Arbitragem para o desenvolvimento do sector: “Este caminho é um caminho que se vai fazendo e que não é só meu. Pertence a muitas pessoas e precisa de muita ajuda. Este Conselho de Arbitragem, o anterior, toda a minha equipa que se envolveu nisto, tem sido um trabalho excelente, sempre com o objetivo de melhorar a arbitragem. Com o Luciano, tem sido extremamente positivo e estamos a colher os frutos. Temos de estar orgulhosos.”
Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, acompanhou João Pinheiro, reforçando a importância desta nomeação e frisando o impacto positivo da mesma: “Para o Conselho de Arbitragem, e para a arbitragem em geral, é sempre uma grande satisfação receber estas nomeações. É o reconhecimento do trabalho realizado pelo João Pinheiro e pela sua equipa. Deixa-nos muito satisfeitos também pelo impacto que esta nomeação tem na base da arbitragem e no desenvolvimento da mesma junto dos mais novos. É para isto que os árbitros trabalham diariamente, é também para isto que o Conselho de Arbitragem também trabalha, para que os nossos árbitros tenham os melhores desempenhos em campo e possam ser chamados para estes jogos e para as grandes decisões.”
Luciano Gonçalves elogiou também a Federação Portuguesa de Futebol e o presidente Pedro Proença, pelo empenho na criação de condições para que os árbitros possam desenvolver o seu trabalho da melhor forma.
O romeno Istvan Kovacs será o árbitro principal da final da Champions, tendo como assistentes os seus compatriotas Mihai Marica e Ferencz Tunyogi.
Os portugueses João Pinheiro (Quarto Árbitro) e Bruno Jesus (árbitro assistente de reserva) integram uma equipa da qual também fazem parte os neerlandeses Dennis Higler (VAR) e Paulus van Boekel, bem como o romeno Catalin Popa (AVAR).