Vitória por 2-0 em Alcochete
O Sporting CP venceu, neste final de manhã de domingo, o SC Braga por 2-0, com golos em cada uma das partes, num jogo em que a sua superioridade nunca esteve em causa. Esta vitória permitiu-lhe assegurar o segundo lugar nesta edição da Liga BPI, quando falta apenas uma jornada para o fim da competição, enquanto o seu adversário de hoje garantiu o último lugar do pódio.

Sporting CP e SC Braga defrontaram-se, na manhã deste domingo, num jogo já inserido na recta final da Liga BPI. A equipa lisboeta partiu com o segundo lugar praticamente assegurado, enquanto as minhotas estavam muito perto de garantir o terceiro posto. Ainda que não estivesse tudo matematicamente decidido, pouco havia em disputa em termos de classificação.
Este contexto proporcionou um jogo mais solto e aberto, onde as equipas procuraram jogar com qualidade e liberdade, embora nem sempre o tivessem conseguido. Sem a pressão habitual dos resultados, houve espaço para um futebol positivo e com algumas jogadas bem desenhadas. O espectáculo saiu, pois, valorizado por essa abordagem descontraída mas competitiva.
A equipa de Micael Sequeira assumiu o controlo e foi superior na fase inicial. Com mais iniciativa e agressividade ofensiva, soube criar bons momentos, e esteve mais perto de marcar. Ana Capeta, numa excelente combinação com Cláudia Neto, obrigou Ana Lima (9’), a uma defesa por instinto, na primeira verdadeira situação de golo. O golo, no entanto, não tardaria: Ana Capeta, com um passe fantástico (27’), encontrou Beatriz Fonseca, que assinou um golo bonito, levantando a bola por cima da guarda-redes.
O SC Braga procurou responder com personalidade, tentando explorar os espaços em transições rápidas, e construiu a partir do meio-campo, mas teve algumas dificuldades em criar verdadeiro perigo junto da baliza adversária. Ainda assim, deixou alguns sinais positivos, demonstrando consistência e fidelidade à sua identidade de jogo. Já em tempo de compensação, Sissi e Ana Rute Rodrigues criaram duas boas situações, ambas na sequência de cruzamentos de Dolores Silva, mas os remates de cabeça passaram muito perto do alvo.
A segunda metade ganhou alguma vivacidade, com o SC Braga — em desvantagem no marcador — a mostrar mais entrega e vontade no jogo. Ainda assim, foi o Sporting a dispor da primeira grande ocasião: Cláudia Neto desmarcou Maísa Correia, aos 55 minutos, mas Ana Lima respondeu com uma boa defesa.
Depois de algum atrevimento por parte das minhotas nesta primeira fase do segundo tempo, o Sporting acabou por travar essas boas intenções, mostrando-se mais seguro e, sem grande dificuldade, voltou a assumir o controlo do jogo. Nessa boa fase, o Sporting fez mais um golo, desta vez por Madison Haugen (73’), na sequência de um cruzamento de Ana Capeta, que tinha sido lançada por um excelente passe de Beatriz Fonseca. Com este segundo golo, o Sporting ficava com a vitória praticamente assegurada, num jogo em que a sua superioridade foi sempre evidente.

SPORTING CP, 2 SC BRAGA, 0
( 1-0 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 21
Estádio Aurélio Pereira
Árbitra: Silvia Domingos
Árbitras assistentes: Cristina Costa e Vera Correta Quarta árbitra: Maria Inês Andrada
SPORTING: Hannah Seabert, Andrea Norheim (Rita Fontemanha, 83’), Joana Martins, Ana Borges (Cap.), Ana Capeta (Brittany Raphino, 75’), Brenda Pérez, Madison Haugen, Beatriz Fonseca (Jacynta Gala, 75’), Cláudia Neto (Matilde Nave, 60’), Maísa Correia (Telma Encarnação, 60’), Érica Cancelinha.
Suplentes não utilizadas: Catarina Potra, Jeneva Gray, Geórgia Eaton-Collins, Iara Gonçalves.
Treinador: Micael Sequeira
Disciplina: cartão amarelo para Maísa Correia (25’), Ana Borges (43’), Érica Cancelinha (58’), Andrea Norheim (63’).
SC BRAGA: Ana Lima, Leah Lewis, Mylena Freitas (Melany Fortes, 71’), Malu Schmidt (Irina Soba, 85’), Ellie Walker, Dolores Silva (Cap.) (Ana Rita Cunha, 84’), Ágata Filipa, Mariana Azevedo, Maria Negrão (Vânia Duarte, 46’), Ana Rute Rodrigues (Leonor Miller, 71’), Sissi Ribeiro.
Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Dani Silva, Madalena Marau, Nádia Bravo.
Treinador: Miguel Santos.
Disciplina: cartão amarelo para Ana Rute Rodrigues (38’), Ellie Walker (47’), Leah Lewis (65’), Vânia Duarte (90’+3’).
Golos: 1-0 (Beatriz Fonseca, 27’), 2-0 (Madison Haugen, 73’).
Mulher do jogo: Ana Capeta (Sporting CP).
Mulher do jogo
Ana Capeta (Sporting CP)

Uma exibição segura da internacional avançada portuguesa, sempre com uma boa atitude, a demonstrar empenho e qualidade. A assistência para o primeiro golo foi, aliás, da sua autoria.
Clique aqui para conferir todos os resultados e classificação