PFS apoia projeto de doutoramento

Informação

Maria Roriz apresenta trabalho sobre a importância das estratégias de arrefecimento interno no desempenho desportivo de futebolistas.

Realizaram-se, esta quinta-feira, as Provas de Doutoramento em Nutrição Clínica com o título “Efeito de estratégias de arrefecimento interno em parâmetros físicos, fisiológicos e subjetivos da performance no exercício no calor” da nutricionista e investigadora Maria Roriz, no âmbito da parceria entre a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e a Federação Portuguesa de Futebol.

O estudo de doutoramento contou como orientadores Vitor Hugo Teixeira e Pedro Moreira, professores da FCNAUP, Filipe Teixeira, professor da Universidade Atlântica, e João Brito, investigador da Portugal Football School e um dos responsáveis da Unidade de Saúde e Performance da FPF.

O Júri das Provas, presidido pelo Doutor Pedro Graça (FCNAUP) foi constituído pelos Doutores Diogo Martinho (Universidade de Coimbra), Sandra Abreu (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), José Santos (FCNAUP), Isabel Fonseca (FCNAUP) e Pedro Moreira (FCNAUP).

Maria Roriz, recém-doutorada, explicou o estudo e destacou a colaboração da Portugal Football School: "A tese de doutoramento teve como objetivo avaliar o efeito de estratégias de arrefecimento interno térmicas e não térmicas, de que são exemplo as bebidas aromatizadas com mentol, no desempenho desportivo nomeadamente de exercícios intermitentes. Com o aumento da frequência da realização dos jogos de futebol em condições atmosféricas adversas, torna-se cada vez mais importante estudar estratégias que possam atenuar o risco para a saúde dos atletas, assim como o risco de verem o seu desempenho físico comprometido. Os resultados permitem ajudar os Nutricionistas que atuam na área a melhor definir estratégias agudas para preparar os atletas para as competições nacionais e internacionais. Ter a colaboração da Portugal Football School neste projeto foi uma oportunidade para aumentar a qualidade da investigação e unir esforços para produzir ciência útil para quem trabalha com o Futebol", afirmou.


;

Notícias