João Santos e Rui Silva garantem equipa preparada

Seleção Sub-17

Tudo a postos para a segunda jornada da fase de grupos do Europeu

MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

A Seleção Nacional Sub-17 ultimou, esta quinta-feira, os detalhes para a segunda jornada da fase de grupos da competição, dois dias após a vitória na ronda inaugural diante da Espanha. A partida desta sexta-feira será diante da Inglaterra, que também venceu na primeira ronda.

Após o treino matinal, o Treinador Nacional João Santos e o defesa-central Rui Silva fizeram a antevisão à partida.

O técnico não espera facilidades perante um adversário recheado de mais-valias. "É mais uma jornada difícil, como temos dito até agora. Vamos jogar contra a equipa que mais golos marcou na Fase de Apuramento e Ronda de Elite. Nós fomos a terceira equipa e a Espanha foi a segunda. Tivemos sucesso com a Espanha e esperamos ter igual sucesso com a Inglaterra, sabendo que é um jogo difícil, já jogámos com eles em setembro do ano passado. Têm muito bons jogadores, alguns deles novos, jogadores que jogam nos campeonatos ingleses que têm qualidade e intensidade. É mais um jogo de final", disse.

Em caso de vitória, Portugal pode garantir, nesta partida, a passagem à fase seguinte da prova, caso o resultado do outro jogo também ajude. João Santos não esconde que gostava de garantir já esse objetivo."Também preparámos ao longo do ano estes segundos jogos, quer na Fase de Apuramento, quer na Ronda de Elite. Dizíamos que o primeiro jogo era aquele que nos orientava o caminho e o segundo é aquele que nos pode carimbar já o apuramento. Vamos com esse espírito, de 'não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje'. É sempre essa a mensagem que temos passado. Podemos carimbar, se não o conseguirmos fazer, não ficamos fora da luta, mas se pudermos fazer já, fazemos já", explicou.

O Treinador Nacional elogiou ainda a forma como os atletas se têm apresentado nestes dias de trabalho. "Os nossos jogadores estão muito motivados. Têm sido sérios no trabalho, empenhados, estão com compromisso que é o fundamental. Sinto confiança e responsabilidade, porque vamos apanhar uma excelente equipa, se calhar candidata a estar na final deste torneio. As exigências vão ser máximas, qualquer deles a nível individual e coletivo vai ter que dar o seu melhor. Não vai dar para estarmos a níveis mais abaixo, porque são jogos que vão exigir aos jogadores e à equipa técnica fazer o melhor que sabemos nesta altura", salientou.

Já Rui Silva começou por elogiar a Inglaterra, destacando os pontos fortes do adversário que a Equipa das Quinas vai encontrar esta sexta-feira, mas garante que a equipa está confiante para a partida. "A Inglaterra é um adversário muito forte, muito bem organizados quer defensivamente, quer ofensivamente. Têm jogadores muito fortes fisicamente e são muito agressivos. No entanto, temos vindo a trabalhar muito bem nos últimos dias e sinto que estamos preparados para o jogo de amanhã. Somos uma equipa muito unida, com muita qualidade na transição ofensiva, como se viu agora contra a Espanha, em que marcámos dois golos dessa forma. Acho que essas são as armas com que podemos atacar a Inglaterra e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance", assegurou.

O internacional português garante ainda que a equipa está focada para este encontro, tal como provou estar para a ronda inaugural, diante da Espanha. "Encaramos os jogos todos da mesma forma, tal como encarámos o jogo com a Espanha, vamos encarar com igual seriedade este jogo diante da Inglaterra. Não é por estarem com os mesmos pontos que nós que vamos encarar de forma diferente. A equipa está pronta, encaramos sempre os jogos da mesma forma", concluiu.

Após a vitória diante da Espanha, por 2-1, Portugal defronta agora a Inglaterra, esta sexta-feira, para a segunda jornada do Grupo D. Após esta partida, segue-se a França, na derradeira ronda da fase de grupos, no dia 27. 

Apuram-se para os quartos de final, marcados para 29 e 30 de maio, os dois primeiros classificados de cada grupo em competição. As meias-finais jogam-se dia 2 de junho e a final está agendada para dia 5.

Eis a convocatória portuguesa:

Guarda-redes: Diogo Ferreira (SL Benfica) e Miguel Gouveia (Sporting CP);
Defesas: Duarte Soares (SL Benfica), Edgar Mota (SC Braga), Rui Silva (SL Benfica), Afonso Sousa (SC Braga), Rafael Mota (Sporting CP) e Martim Cunha (FC Porto);
Médios: Eduardo Felicíssimo (Sporting CP), David Daiber (FC Bayern Munique), Afonso Meireles (Vitória SC), Tiago Ferreira (SC Braga), João Simões (Sporting CP) e Rodrigo Mora (FC Porto);
Avançados: Gabriel Silva (Sporting CP), Afonso Patrão (SC Braga), Geovany Quenda (Sporting CP), Eduardo Fernandes (SL Benfica), Cardoso Varela (FC Porto) e João Trovisco (SC Braga);

Programa da Equipa das Quinas*:

23 de maio de 2024 | quinta-feira
11h00: treino

24 de maio de 2024 | sexta-feira
20h30: jogo Portugal x Inglaterra (Estádio Ammochostos Epistrofi)

25 de maio de 2024 | sábado
17h30: treino

26 de maio de 2024 | domingo
11h00: treino

27 de maio de 2024 | segunda-feira
20h30: jogo Portugal x França (Estádio Ammochostos Epistrofi)

*Horários locais. Em Chipre são mais duas horas do que em Portugal Continental. A restante programação será divulgada oportunamente em fpf.pt.

Eis o calendário do Grupo D*:

21 de maio de 2024
Espanha 1-2 Portugal 
França 0-4 Inglaterra 

24 de maio de 2024
18h30: França x Espanha (Estádio Antonis Papadopoulos, Larnaca)
18h30: Portugal x Inglaterra (Estádio Ammochostos, Larnaca)

27 de maio de 2024
18h30: Portugal x França (Estádio Ammochostos, Larnaca)
18h30: Inglaterra x Espanha (Estádio Antonis Papadopoulos, Larnaca)

*Horários de Portugal Continental


;

Notícias