Famalicão na frente do play-off

Futebol Fem. - Liga BPI

Vitória por 6-1 frente ao Vitória SC

O FC Famalicão venceu, neste fim de manhã de sábado, o Vitória SC por 6-1, num jogo a contar para a primeira mão do play-off da Liga BPI. A equipa de Rui Baptista conseguiu, assim, uma vantagem bastante confortável para o jogo da segunda mão, que se realizará de amanhã a oito dias em Guimarães. O FC Famalicão ficou, pois, muito mais próximo de assegurar um lugar na próxima edição da mais importante competição do futebol feminino português.

A equipa do FC Famalicão entrou a mandar no jogo e no adversário, com o recurso a uma atitude corajosa, apoiada num futebol de ataque, à procura do golo, e perante um adversário que, nesta primeira fase, se limitou a defender. Curiosamente, a primeira situação de perigo surgiu na área de Andrea Neves, quando Beatriz Conduto (11’) tirou a guarda-redes do seu caminho e rematou com muito  perigo para a baliza, mas a bola foi interceptada por uma defesa, que conseguiu assim resolver o problema. Essa situação não perturbou minimamente o atrevimento das locais, que se mantiveram firmes e operacionais no ataque, e, assim sendo, não se estranhou o golo de   Kristina Maksuti (14’). Andrea Mirón desenvolveu uma excelente jogada pelo flanco esquerdo, solicitada por Sara Brasil, e, sem demoras, cruzou para a área, surgindo aí a avançada albanesa a rematar, de cabeça, para o primeiro golo do jogo.

Na situação de desvantagem, o Vitória SC rompeu com a sua muralha defensiva, ou melhor, soube dar um melhor impulso contra-ofensivo ao seu jogo, e, com mais espaço, a equipa de Rui Baptista voltou a ameaçar, confirmando assim estar muito melhor no jogo. Novo golo surgiu, desta vez na sequência de um pontapé de canto, e com Sara Brasil (24’) a fazer o 2-0, de cabeça, na sequência de um cruzamento de Raquel infante.

A reação das visitantes não se fez esperar, pois a equipa vitoriana conseguiu avançar as suas linhas, aproximando-se assim da área contrária, e o golo acabou por surgir (32’), num lance bem desenhado por Bruna Oliveira, e com início num longo pontapé de baliza. Realce-se, aqui, o deficiente alívio de Cherry, e o excelente ‘chapéu’ de Bruna Oliveira.

Com um jogo tão aberto, e com as duas equipas a privilegiarem o futebol de ataque, novo golo surgiu (35’), desta vez apontado por Sara Monteiro que, com novo ‘chapéu’, fez o 3-1, ao aproveitar um excelente passe de Regina Pereira. Daí e até ao intervalo, as duas equipas forçaram o andamento, recorrendo a um futebol aberto, e com novas situações de golo e em ambas as áreas.

A primeira parte parte foi, pois, muito bem disputada, com a equipa local a evidenciar um futebol mais prático e mais objetivo, também muito mais ofensivo, perante um Vitória SC que se soube soltar depois do 1-0, e que conseguiu dar uma boa réplica, colaborando assim para um espectáculo digno.

A segunda parte abriu com novo golo para o FC Famalicão, desta vez de penalty, por Andrea Mirón, que, com um remate forte, ao ângulo, fez o 4-1, e sem dar a mínima hipótese a Bárbara Marques. Com uma vantagem tão folgada, a equipa de Rui Baptista nunca perdeu o atrevimento, ou melhor, soube sempre jogar em vantagem, e acumulou oportunidades de golo, perante um adversário que acusou, talvez em demasia, este novo golo, e logo a abrir o segundo tempo.

Apesar de tudo, a equipa do Vitória SC nunca se rendeu, procurando sempre valorizar o espectáculo, e jogou e lutou sempre pelo melhor resultado, o que é de louvar, mas contra o maior e melhor poderio contrário pouco havia a fazer.

Já na despedida do jogo, Sara Brasil, mais uma vez de cabeça, fez mais um golo, o 5-1, e na sequência de um cruzamento de Carolina Pocinho, e voltou a marcar, já no período de compensação (90’+6’) com um remate  de pé direito, à entrada da área.

A segunda mão deste playoff da Liga BPI joga-se deste domingo a oito dias, em Guimarães, com o FC Famalicão a entrar em campo com uma vantagem de cinco golos!

Ficha de Jogo

FC FAMALICÃO 6-1 VITÓRIA SC (3-1 ao intervalo)

Playoff da Liga BPI (1. mão)
Academia FC Famalicão

Árbitra: Raquel Correia
Árbitras assistentes: Andreia Andrade e Taisa Tavares
Quarta árbitra: Florbela Gonçalves

FC FAMALICÃO: Andrea Neves, Sara Monteiro, Raquel Infante, Kika Silva (Rita Dias, 74’), Andrea Mirón (Carolina Pocinho, 74’), Mackenzie Cherry, Regina Pereira (Cap.), Leandra Pereira ( Maria Negrão, 89’), Sara Brasil, Kristina Maksuti (Amber Tripp, 69’), Neuza Besugo.
Suplentes não utilizadas: Marina Lima, Paula Ferreira, Aubrey Turner, Patrícia Dias.
Treinador: Rui Baptista
Disciplina: cartão amarelo para Andrea Mirón (36’).

VITÓRIA SC: Bárbara Marques, Isabel Silva (Cap.), Joana Monteiro (Madalina Tatar, 63’), Margarida Maia (Diana Gomes, 63’), Letícia Costa, Joana Ribeiro, Beatriz Conduto, Patrícia Teixeira, Laura Pires (Beatriz Pinheiro, 86’), Kleydiana Borges (Ana Rita Oliveira, 79’), Bruna Oliveira (Bruna Marinho, 79’).
Suplentes não utilizadas: Inês Marques, Catarina Teixeira.
Treinador: Ivo Roque
Disciplina: cartão amarelo para Margarida Maia (61’).
Golos: 1-0 (Kristina Maksuti, 14’), 2-0 (Sara Brasil, 22’), 2-1 (Bruna Oliveira, 32’), 3-1 (Sara Monteiro, 35’), 4-1 (Andrea Mirón, 51’, de penalty), 5-1 (Sara Brasil, 86’), 6-1 (Sara Brasil, 90’+6’).

Clique aqui para conferir todos os resultados da Liga BPI


;

Notícias