Seleção Sub-16

Triunfo robusto

Seleção Sub-16

A Equipa das Quinas venceu a Áustria, por 5-1, no primeiro jogo no Torneio de Desenvolvimento da UEFA.

A Seleção Nacional Sub-16 venceu, esta quinta-feira, a Áustria, por 5-1, no primeiro jogo disputado no Torneio de Desenvolvimento da UEFA. 

Numa primeira parte absolutamente dominada pela formação portuguesa, os comandados de Bino Maçães imprimiram qualidade no seu jogo e à meia-hora já venciam por 3-0, fruto dos golos de Anísio Cabral (6' e 26') e de Rúbem Barbosa (19'). 

Na segunda metade, a Áustria entrou um pouco mais atrevida, mas a Equipa das Quinas nunca perdeu o controlo e foi com naturalidade que João Pereira (54') dilatou para 4-0. 

A congénere austríaca reagiu ao minuto 56', por intermédio de Gregor Martinetz, mas João Pereira voltou a colocar a diferença no marcador em quatro golos, com o bis aos 64'.

Até ao fim do encontro, Portugal poderia ter dilatado a vantagem em diversas ocasiões, mas o resultado manteve-se inalterado. Mão cheia de golos e uma exibição muito bem conseguida da formação de Bino Maçães que começa o Torneio de Desenvolvimento da UEFA da melhor forma. 

No outro jogo da ronda inaugural da prova, realizado na manhã desta quinta-feira, a Suíça bateu a República da Irlanda, por 3-2.

Recorde-se que, além deste encontro, a Equipa das Quinas defrontará ainda a Suíça, no sábado (11h00), e a República da Irlanda, na terça-feira (11h00). 

Bino Maçães, Treinador Nacional, em discurso direto:

"Foi uma boa estreia no torneio. É sempre agradável começar assim. Temos aqui vários jogadores que vêm pela primeira vez aos sub-16 e ganhar da forma convincente como ganhámos, ajuda também a melhorar aquilo que são as nossas ideias e eles a ganharem confiança para o próximo jogo. Foi um jogo bem conseguido. Uma primeira parte melhor do que a segunda, criámos muitas situações de finalização, o resultado até podia ser mais dilatado, mas também concedemos alguns lances que temos que corrigir, porque o próximo jogo vai ser mais difícil. 

Temos vários jogadores novos. Nesta convocatória alargámos o nosso leque de opções. É uma fase ainda de averiguarmos quem são os jogadores que nos possam interessar para o futuro, dar-lhes oportunidades de se poderem mostrar e tentarem-nos convencer de que podem ser eles a estarem aqui na próxima época, que já teremos apuramento para Europeu. Por isso, este alargar de opções e eles têm que dar essas respostas. Nesse sentido, há sempre aqui algum nervosismo inicial, por isso é que disse que foi uma primeira parte bem conseguida, uma segunda com jogadores mais novos e que vieram pela primeira vez e é sentirem um bocadinho o que é jogarem na Seleção Nacional, a intensidade que é jogar uma partida internacional, que é diferente de jogar os campeonatos nacionais. Satisfeito por que ganhámos, pelas estreias e porque no próximo jogo vão estar ainda mais preparados."

FICHA DE JOGO

Jogo de Preparação
Estádio Municipal Vendas Novas

PORTUGAL 5-1 ÁUSTRIA (3-0 ao intervalo)

Árbitro: Nuno Santos
Árbitros Assistentes: Tiago Fernandes e Frederico Couto
Quarto árbitro: João Silva

PORTUGAL (11 inicial): Alexandre Tverdohlebov, Daniel Banjaqui (Gabriel Dbouk, Int.), Salvador Gomes (Duarte Correia, 70'), Santiago Silva, Tomás Rodrigues (Matheus Araújo, 70'), Sandro Gambôa (Salvador Santos, 70'), Martim Guedes (João Lomba, Int.), João Aragão - Cap. (Tomás Peixoto, Int.), Duarte Cunha (Ricardo Pereira, 75'), Anísio Cabral (João Pereira, Int.) e Rúben Barbosa (João Valente, 62'). 
Suplentes: Romário Cunha e Santiago Fernandes. 
Treinador: Bino Maçães
Disciplina: -.

ÁUSTRIA (11 inicial): Daniel Posch, Rafael Feldinger (Sergej Savic, Int.), Jakob Pokorny - Cap., Emil Ganser (Ryan Rodriguez German, Int.), Loris Husic (Vasilije Markovic, Int.), Lukas Fabian (Christopher Wolbl, Int.), Edvin Rahmani (Tammo Schiertz, 70'), Dominik Dobis (Nicolas Jozepovic, 70'), Florian Hofmann (Lorian Kolloni, Int.), Elias Kolp (Gregor Martinetz, Int.) e Jakob Werner (Hasan Deshishku, 70'). 
Suplentes: Paulo Gmeiner, Paulo Scharner e David Vaskovic.
Treinador: Hermann Stadler
Disciplina: -.

Golos: 1-0 por Anísio Cabral (6'); 2-0 por Rúbem Barbosa (19'); 3-0 por Anísio Cabral (26'); 4-0 por João Pereira (54'); 4-1 por Gregor Martinetz (56'); 5-1 por João Pereira (64')

Para esta jornada de preparação, o Treinador Nacional Bino Maçães chamou 22 jogadores.

Eis a lista de convocados:

ACADÉMICA COIMBRA/OAF: Salvador Santos;
FC PORTO: Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa, Salvador Gomes e Tomás Peixoto;
SC BRAGA: Gabriel Dbouk, João Aragão, João Lomba, Matheus Araújo e Romário Cunha;
SL BENFICA: Anísio Cabral e Daniel Banjaqui;
SPORTING CP: Alexandre Tverdohlebov, Duarte Correia, João Valente, Ricardo Pereira, Sandro Gamboa e Santiago Fernandes;
VITÓRIA SC: Martim Guedes, Santiago Silva e Tomás Rodrigues;

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa geral da equipa:

10.05.2024 | sexta-feira
10h30 Treino (Cidade do Futebol)

11.05.2024 | sábado
11h00 Jogo: Portugal x Suíça – Complexo Municipal Carla Sacramento | Seixal

12.05.2024 | domingo
10h30 Treino (Cidade do Futebol)

13.05.2024 | segunda-feira
10h30 Treino (Cidade do Futebol)

14.05.2024 | terça feira
11h00 Jogo: Portugal x Rep. Irlanda Estádio Medideira | Amora
Após o jogo: dispensa dos jogadores

Calendário de jogos

09.05.2024 | quinta-feira
Suíça 3-2 República da Irlanda (Estádio Municipal Vendas Novas)
17h00: Portugal x Áustria (Estádio Municipal Vendas Novas)

11.05.2024 | sexta-feira
11h00: Portugal x Suíça (Complexo Municipal Carla Sacramento | Seixal)

17h00: República da Irlanda x Áustria (Complexo Municipal Carla Sacramento | Seixal)

14.05.2024 | terça-feira
11h00: Áustria x Suíça (Estádio José Martins Vieira | Cova da Piedade)
11h00: Portugal x República da Irlanda (Estádio Medideira | Amora)


;