Seleção Sub-17 Feminina

Carlos Sacadura e Carolina Machado preparados

Futebol Fem. - Sub-17

Equipa das Quinas defronta, esta quinta-feira, a Bélgica

A Seleção Nacional Feminina Sub-17 realizou, esta quarta-feira , em Lund, na Suécia, a última sessão de trabalho antes da 2ª jornada do Campeonato da Europa Feminino UEFA 2024.

Portugal perdeu, esta segunda-feira, frente à campeã europeia Espanha, na primeira ronda do Grupo B da competição, seguindo-se agora os encontros frente à Bélgica (9 de maio) e Polónia (12 de maio).

O embate entre o conjunto nacional e a equipa belga inicia-se, esta quinta-feira, às 12h00 portuguesas, no Malmö Idrottsplats, em Malmö, com transmissão em direto na RTP 2 e Canal 11.

MEDIA GUIDE

FOTOGALERIA

As atletas nacionais regressaram ao relvado, esta quarta-feira, num momento marcado pelo empenho e dedicação das 20 eleitas para o torneio europeu.

O Treinador Nacional Carlos Sacadura e a defesa Carolina Machado fizeram, em declarações ao Canal 11, a antevisão da partida.

Carlos Sacadura em discurso direto:

“Sentimo-nos bem, depois de um jogo difícil, sendo que em alguns momentos conseguimos ser competentes, ficámos descontentes com o resultado, mas contentes com a sua exibição na sua globalidade. Estamos já a partir para um novo jogo, novos objetivos, contra um padrão de jogo diferente e estamos confiantes que seremos capazes de assumir esse mesmo jogo, mostrar a nossa identidade, a nossa determinação e as jogadoras estão exatamente em condições de o encarar, na busca da vitória que é o que sempre fazemos jogo a jogo e confiamos na mesma para chegarmos a domingo, nas condições para garantirmos o apuramento.”

“Acreditamos que será um jogo onde vamos ter mais posse de bola, em que o jogo estará um pouco mais focado na nossa capacidade ofensiva e na nossa capacidade de resposta nos momentos em que perdemos a bola, nomeadamente no jogo vertical que elas nos podem apresentar. De toda a forma, estamos na fase final do Campeonato da Europa, são as oito melhores da europa, neste momento e neste contexto não existem jogos fáceis, todos os jogos têm um nível de adversidade grande, mas nós seremos capazes de sermos competentes, crescermos novamente, melhorarmos os nossos aspetos ofensivos e defensivos e, no final do jogo, olharmos para domingo e dizermos que estamos à espera que tudo pode acontecer.”

“Temos as ideias definidas, nós temos 20 jogadoras em que confiamos plenamente, as que entrarem são as que entendemos que são as mais competentes para realizar o jogo, à semelhança do jogo frente à Espanha os jogos têm 90 minutos e será essa gestão de tempo e dos três jogos que nos fazem definir qual o onze que começa e o que termina. Temos confiança máxima em todas as jogadoras, sabendo que em função das particularidades do jogo e das condições em que as jogadoras estão pois são boas dores de cabeça.”

Carolina Machado em discurso direto:

“Já estivemos a estudar o jogo da Bélgica , a parte defensiva e ofensiva, tiramos também os momentos que conseguimos fazer bem do nosso último jogo, da nossa inteligência e consegui-la usar muito bem. Estamos focadas no jogo de amanhã, estamos preparadas para o que aí vem.”

“O jogo com a Espanha deu-nos uma força enorme para os próximos jogos que aí vêm, contra a Bélgica e Polónia. Estamos preparadas e focadas para o que aí vem, temos noção que temos de fazer os três pontos amanhã e depois seis, frente à Polónia. Queremos passar às meias-finais.”

“O que eu acredito é não só às onze que estarão de início no campo, mas sim as 20 que têm de estar preparadas. Estamos preparadas para isso, por isso venham quem vier, nós estaremos prontas.”

Com todos os jogos das jovens jogadoras portuguesas, na fase de grupos, a terem lugar no Malmö Idrottsplats, em Malmö, Portugal fica instalado no Hotel Scandic Star, em Lund, a apenas 20 km do recinto desportivo que também acolherá a final da competição.

Nota ainda para o facto desta prova europeia servir também de qualificação para o próximo Campeonato do Mundo Feminino Sub-17 da FIFA 2024, que se realiza na República Dominicana, entre os dias 16 de outubro e 3 de novembro. Os finalistas do europeu e o vencedor do embate entre os dois vencidos das semifinais marcam presença neste tão importante torneio.

Eis a lista de convocadas:

GD ILHA: Leticia Silva
LANK VILAVERDENSE SAD: Carolina Machado
ROMA SPA: Cintia Martins
SC RIO TINTO: Núria Ribeiro
SC BRAGA SAD: Carolina Tristão, Francisca Castro, Rita Melo e Victória Leite
SL BENFICA: Carolina Simões, Joana Valente, Luena Ferreira, Mélanie Florentino, Sofia Liu e Thaís Lima
SPORTING CP, SAD: Iara Lobo, Joana Reis, Matilde Nave, Matilde Sousa, Matilde Vaz e Rafaela Mendonça

Programa geral:

9 de maio | quinta-feira:
13h00 - Jogo: Bélgica x PORTUGAL - Malmö Idrottsplats

10 de maio | sexta-feira:
11h00 - Treino - Lund

11 de maio | sábado:
11h00 - Treino - Lund

12 de maio | domingo:
15h30 - Jogo: PORTUGAL x Polónia - Malmö Idrottsplats

Calendário dos Jogos:

9 de maio | quinta-feira: Bélgica x Portugal (13h00, Malmö Idrottsplats, Malmö)
12 de maio | domingo: Portugal x Polónia (15h30, Malmö Idrottsplats, Malmö)

Os horários apresentados são locais. Na Suécia é mais uma hora que em Portugal Continental


;