Seleção Sub-17 Feminina

Espanha vence

Futebol Fem. - Sub-17

Derrota por 3-0 na estreia no Europeu Feminino Sub-17

A Seleção Nacional Feminina Sub-17 perdeu, esta segunda-feira, frente a Espanha, por 3-0, em jogo da 1ª jornada, do Grupo B, do Campeonato da Europa Feminino UEFA 2024.

Num encontro muito disputado até aos útimos vinte minutos, Espanha acabou por garantir os três pontos com um golo de Celia Segura, aos 69', e um bis de Alba Cerrato, aos 77' e 82´. 

Na outra partida do grupo, a Polónia bateu a Bélgica, por 1-0, com golo de Oliwia Zwiazek. O conjunto nacional defronta, esta quinta-feira, em Malmö, a Bélgica, para encerrar a fase grupos frente aos polacos, a 12 de maio, com os dois primeiros classificados do agrupamento a ficarem apurados para as meias-finais, no dia 15 de maio, com a final agendada para 18 de maio.

No final da disputa, Carlos Sacadura (Treinador Nacional), Matilde Nave e Joana Valente foram os porta-vozes da armada lusa.

Matilde Nave em discurso direto:

“Sabemos contra quem jogámos, contra a campeã europeia, fizemos o nosso melhor , elas tiveram mais posse de bola, nós fizemos o que pudemos e não estamos contentes, mas temos mais dois jogos, para ver se conseguimos chegar à próxima fase.”

“Portugal foi inteligente, com e sem bola, acho que podíamos ter conseguido ficar um pouco mais com bola. Mas sem bola, tivemos muito bem, a Epanha aproveitou, como é óbvio, as suas oportunidades, mas fizemos o que pudemos.”

“Nós sabemos para onde viemos, não é esta derrota que nos deitará abaixo e vamos continuar a trabalhar, para os próximos dois ou quatro jogos que vêm aí e vamos com tudo.”

Joana Valente, capitã portuguesa, em discurso direto: 

"Não fomos felizes hoje, porque viemos para ganhar o jogo. Temos de reconhecer que a Espanha foi melhor hoje. Agora temos de analisar o jogo, ver o que fizemos bem e corrigir os erros para os próximos dois jogos. Ainda não está nada perdido e temos duas partidas para ganhar."  

"No intervalo, o mister pediu-nos atitude e para darmos o nosso melhor. Estava zero a zero e qualquer uma de nós poderia ter tido a oportunidade de ganhar o jogo. Foi isso que fizemos, entrámos para ganhar, para marcar, mas não conseguimos e acabámos por sofrer." 

"Não ficamos abaladas com o resultado porque temos um objetivo claro que ainda está em aberto: chegar às meias-finais. Vamos descansar e depois trabalhar para garantir esse lugar"

Carlos Sacadura, Treinador Nacional, em discurso direto: 

"Primeiro, queria dar os parabéns às jogadoras. Elas foram de uma capacidade e de um "alter ego" fenomenal. Fizeram o que lhes pedimos e considero que, depois, o jogo foi decidido por detalhes, pormenores. Seguiram à risca o planeado: sabíamos que íamos ter uma primeira parte sofrida. É a primeira vez que estas jogadoras estão num Europeu, num contexto em que estávamos a jogar contra as campeãs da Europa. Chegámos ao intervalo, vivos, no jogo."

"Depois, na segunda parte, foi essa confiança que ganhámos para ter mais bola e nos aproximarmos com mais perigo da baliza da Espanha. Infelizmente, num lance fortuito, acabámos por sofrer. A equipa adversária foi mais forte competente naquele momento e contexto e agora restam-nos os dois jogos que se seguem. Vamos trabalhar e mostrar que estando a este nível com certeza vamos sorrir e os resultados vão aparacer. Sabemos que, independentemente de termos perdido este jogo, crescemos e queremos cá continuar. 

"Quero ver a mesma organização, a forma como soubemos defender e, como na segunda parte, na forma como souberam ter iniciativa e fazer o nosso jogo, tendo bola, gerindo, e chegando mais à frente. É isso que nos trouxe aqui e é o jogo que continuaremos a fazer."

MEDIA GUIDE

FOTOGALERIA

Quanto ao jogo, ambas as equipas entraram com vontade de conquistar os três pontos, com a Espanha a assumir a maioria da posse de bola e seleção portuguesa a fechar muito bem os espaços, aproveitando as recuperações de bola para ameaçar mais através de jogadas de contra-ataque. A primeira oportunidade clara de golo só surgiu, aos 22 minutos de jogo, com a espanhola Calo, na direita, a entregar o esférico para Celia Segura, que chutou, dentro da pequena área, para as mãos de Thaís Lima, a evitar, assim, o primeiro golo castelhano.

O desafio continuou intenso até ao fim da primeira metade da partida, com as comandadas de Carlos Sacadura a não vacilarem, contra uma intensa carga ofensiva da seleção espanhola, com o marcador a manter-se intacto até ao descanso.

No reatar do duelo ibérico, o Treinador Nacional imperou alterações na Equipa das Quinas, entrando Matilde Nave e Carolina Tristão, para os lugares de Leticia Silva e Rita Melo, respetivamente. Com Portugal a imprimir mais velocidade no encontro, a primeira situação de perigo da segunda metade, surgiu, aos 49 minutos, depois de uma grande arrancada de Iara Lobo pela lateral direita, a passar para o centro da área, com a defensiva espanhola a chutar para fora da linha final. Após marcação do canto, Carolina Machado cabeceou para a defesa da guardiã Laia.

Mesmo com o domínio lusitano no início da segunda parte, foi a Espanha a fazer o primeiro golo, aos 69 minutos, com Celia Segura, dentro da pequena área, a só ter de encostar para o 1-0. O segundo chegou, oito minutos depois, após remate rasteiro de Alba Cerrato. Aos 82 minutos, Cerrato converte uma grande penalidade, bisa e fecha o resultado no 3-0.

FICHA DE JOGO

1.ª jornada da Fase de Grupos do Campeonato da Europa
Grupo B
Malmö Idrottsplats (Suécia)

ESPANHA 3-0 PORTUGAL (0-0 ao intervalo)

Árbitra: Deborah Anex (SUI)
Árbitras assistentes: Katrine Stensholm Wulff (DEN) e Martina Boer (NED)
4ª árbitra: Oxana Cruc (MDA)

ESPANHA: Laia (GR) - CAP, Martina González, Claudia de la Cuerda, Amaya, Folgado (Lorena Cubo, 64'), Celia Segura, Ainoa Gómez (Lucia Rivas Moure, 84'), Aiara Aguirrezala, Lua Calo (Noa Ortega, 73'), Clara Serrajordi (Irune Dorado, 64') e Natalia Escot (Alba Cerrato, 64')
Suplentes não utilizados: Ziara Vega (GR), Nerea Carmona Balsera, Silvia Fernandez e Emma Moreno.
Treinador: Kenio Gonzalo
Disciplina: cartão amarelo para Amaya (56') e Clara Serrajordi (61')

PORTUGAL: Thaís Lima (GR), Iara Lobo, Carolina Machado, Carolina Simões, Matilde Sousa, Joana Valente - CAP, Rita Melo (Carolina Tristão, 45'), Sofia Liu, Leticia Silva (Matilde Nave, 45'), Matilde Vaz (Francisca Castro, 69') e Mélanie Florentino (Cintia Martins, 73').
Suplentes não utilizados: Rafaela Mendonça (GR), Victória Leite, Luena Ferreira,  Núria Ribeiro e Joana Reis.
Treinador: Carlos Sacadura
Disciplina: nada a assinalar

Golos: 1-0, Celia Segura (69'); 2-0, Alba Cerrato (77'); 3-0, Alba Cerrato (GP, 82')

Programa geral:

7 de maio | terça-feira:
11h00 - Treino - Lund

8 de maio | quarta-feira:
11h00 - Treino - Lund

9 de maio | quinta-feira:
13h00 - Jogo: Bélgica x PORTUGAL - Malmö Idrottsplats

10 de maio | sexta-feira:
11h00 - Treino - Lund

11 de maio | sábado:
11h00 - Treino - Lund

12 de maio | domingo:
15h30 - Jogo: PORTUGAL x Polónia - Malmö Idrottsplats

Calendário dos Jogos:

6 de maio | segunda-feira: Espanha x Portugal (18h30, Malmö Idrottsplats, Malmö)
9 de maio | quinta-feira: Bélgica x Portugal (13h00, Malmö Idrottsplats, Malmö)
12 de maio | domingo: Portugal x Polónia (15h30, Malmö Idrottsplats, Malmö)

Os horários apresentados são locais. Na Suécia é mais uma hora que em Portugal Continental


;
;
6 de Maio 2024
Foto

UEFA / Getty Images

Notícias