DAMAIENSE SOBE AO 4.º LUGAR EM BRAGA

Futebol Fem. - Liga BPI

Ultrapassa minhotas na tabela

O Braga entrou em campo definitivamente arredado do pódio e obrigado a vencer para defender o 4.º lugar, diante de um adversário que subiu ao relvado do 1.º de Maio decidido a marcar posição entre as quatro melhores equipas da Liga BPI.

A primeira parte foi equilibrada e o jogo só aqueceu na segunda metade. Beatriz Cameirão esteve perto de inaugurar o marcador logo aos 52 minutos, mas Patrícia Morais mostrou reflexos felinos na defesa da tarde.

O golo rondava a baliza do Braga… e não tardou a aparecer: jogada bonita sobre a direita, Lidiane a cruzar em cima da linha mas para lá do segundo poste, onde Marta Ferreira chegou a tempo de cabecear em assistência para Beatriz Cameirão, que só precisou de encostar a perna direita praticamente em cima da linha de baliza. Houve dúvidas em relação a eventuais foras de jogo, mas as linhas do VAR trataram de validar o golo do Damaiense, aos 67 minutos.

O Braga acusou o toque e intensificou o assalto à baliza contrária. Na sequência de um bola despejada para o interior da área visitante, a guardiã Andreia Faria saiu dos postes para afastar com os punhos. Só que a bola caiu no pé direito de Dolores Silva, que tentou o golo em balão mas viu Madalena Fernandes salvar a vantagem em cima da linha. Efih ainda tentou a recarga, mas Andreia Faria já tinha recuperado a posição, defendendo para canto.

E foi desse pontapé de canto que saiu o empate, com Dolores Silva na assistência e Sissi ao primeiro posto, com cabeça para o empate. Corria o minuto 77 e a igualdade não demorou um minuto.

O Damaiense lançou-se novamente na frente, outra vez sobre a direita, mas agora com Beatriz Cameirão a centrar e Marta Ferreira a marcar. De cabeça, sem hipótese para Patrícia Morais, quando o relógio contava 78 minutos. “Tomá lá, dá cá”: um golo e uma assistência para cada uma das protagonistas do Damaiense.

O Braga reagiu depressa e só não empatou logo a seguir porque a tentativa foi… ao poste: cruzamento da esquerda e desvio de Raquel Ferreira contra o ferro direito. A camisola 77 do Damaiense quase fez autogolo, mas a verdade é que tirou o pão da boca a Caroline Keher, salvando a vitória e garantindo a ultrapassagem ao Braga e consequente ascensão ao 4.º lugar.

Com apenas uma jornada por disputar, o Damaiense terá de defender a posição na receção ao Sporting, enquanto o Braga está obrigado a ganhar em casa do Torreense e esperar por um deslize do concorrente direto (o empate também serve, se o Damaiense perder).

Confira aqui os resultados e a classificação

FICHA DE JOGO

BRAGA 1-2 DAMAIENSE  (0-0 ao intervalo)
21.ª jornada Liga BPI
Estádio 1.º de Maio, Braga

Árbitra: Filipa Cunha
Árbitras assistentes: Rafaela Almeida e Beatriz Campos
Quarta árbitra: Florbela Gonçalves

SC BRAGA: Patrícia Morais, Mariana Azevedo, Vânia Duarte, Carlyn Baldwin (Peace Efih, 70’), Maria Miller, Dolores Silva, Ana Rute, Vitória Almeida (Mylena Freitas, 62’), Bia Meio-Metro (Jolina Amani, 89’), Caroline Kehrer, Sissi.
Suplentes não utilizadas: Aline Lima, Melisa Hasanbegovic, Grace Stordy, Margarida Pinto, Ana Carolina Ferreira, Leonor Freitas.
Treinador: Miguel Santos

DAMAIENSE: Adriana Rocha, Madalena Fernandes, Brianne Reed, Ana Assucena, Daniela Santos, Raquel Ferreira, Beatriz Cameirão, Solange Carvalhas (Carlota Cristo, 90’+5), Jewel Boland (Melany Fortes, 75’), Lidiane (Inês Matos, 86’), Marta Ferreira
Suplentes não utilizadas: Melissa Dagenais, Inês Montêz, Patrícia Barreiros, Maria Barroso, Júlia Belizário.
Treinador: Thorlákur Már Árnason
Disciplina: cartões amarelos a Madalena Fernandes (20’), Dolores Silva (80’) e Mylena Freitas (89’).

Golos: 0-1 por Beatriz Cameirão (67’); 1-1 por Sissi (77’); 1-2 por Marta Ferreira (78’).

Mulher do Jogo: Marta Ferreira 

Teve cabeça para assistir e marcar, sobretudo porque nunca deu nenhum lance como perdido. Fez o golo da vitória, assistida por Beatriz Cameirão que retribuiu o que golo que Marta Ferreira a ‘obrigou’ a marcar.


;